• FLN (48) 97400 1200
  • ITJ (47) 99284 0967

Blog

IAvatar Fernando Barcellos

por

Olá! Eu sou o Fernando, Analista de Marketing Digital da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura.

O que fazer com o resultado do teste vocacional?

É normal que jovens recém-formados não saibam qual carreira seguir após o término do Ensino Médio. Para descobrir qual é a profissão mais adequada para o perfil do estudante, muitos deles fazem um teste vocacional. Mas, o que é preciso fazer com o resultado do teste vocacional?

O mais indicado é que ele seja usado como um guia durante o processo de escolha do curso. Se você fez o teste vocacional, ainda tem dúvidas sobre qual profissão seguir, e não sabe muito bem como utilizar o seu resultado, fique tranquilo!

A seguir, vamos explicar mais sobre essa prova e como o resultado do teste vocacional pode lhe guiar no seu caminho. Confira!

👉 Descubra quais Cursos Técnicos mais combinam com seu Perfil – Faça nosso Teste Vocacional

Todos os testes vocacionais são confiáveis?

Em primeiro lugar, é preciso informar que não podemos afirmar com certeza que os testes vocacionais, de modo geral, funcionam 100% para todas as pessoas.

Em razão da complexidade envolvida, há diversas opções online ou até mesmo profissionais especialistas no assunto, com intuito de que o estudante tenha mais de uma “opinião” disponível.

Não há como garantir que o resultado dos testes vocacionais apresentem um resultado definitivo para todos os perfis de estudantes, embora sirvam como um excelente balizador, ou até norteador para sua escolha.

O que o resultado do teste me mostra?

Como foi dito, o resultado do teste vocacional deve ser utilizado como um guia para a sua tomada de decisão. É recomendado usá-lo dessa maneira porque ele lhe mostra quais são os seus interesses e em quais áreas suas habilidades poderão ser melhor aproveitadas. O teste não lhe dá uma única resposta.

Ele fornece sugestões de profissões que combinam com o que você respondeu durante seu teste vocacional. No exame, você deve responder diversas questões que têm o objetivo de lhe conhecer melhor e descobrir com quais campos profissionais você possui afinidade.

Então, o resultado do teste vocacional mostra informações sobre você e não um curso específico como sendo o único caminho correto para o seu futuro profissional. Por isso, em alguns casos, ele apenas confirma as suspeitas que o estudante já tinha.

Por exemplo, um aluno pode gostar da área de Direito, mas não ter certeza se essa carreira é a certa para ele. Após fazer um teste vocacional, esse curso pode ser uma das indicações sugeridas para ele. Dessa maneira, ele se sente mais confiante para fazer essa formação.

Existe também o cenário em que o resultado do teste vocacional surpreende o aluno. Nesse caso, o jovem pode continuar confuso, porque talvez não tenha pesquisado sobre os cursos sugeridos e não saiba muito sobre as profissões.

É importante lembrar que você não é obrigado a seguir o resultado do teste vocacional. Se você não quiser cursar nenhuma das opções que foram sugeridas, não há problema algum.

Entretanto, o mais indicado é que, independentemente de o resultado ter lhe agradado ou surpreendido, você realize algumas atividades específicas depois de receber a resposta do exame.

O que fazer se ainda houver dúvidas sobre minha profissão?

Independentemente do resultado do teste vocacional, recomenda-se que o jovem separe os cursos sugeridos pelo exame e não descarte ou aceite uma das opções sem realizar algumas atividades primeiro.

É fundamental conhecer a fundo o curso e a carreira antes de decidir se ela é ou não a melhor opção para você. Por isso, a seguir, mostraremos como saber mais sobre as profissões que apareceram em seu resultado do teste vocacional. Vamos lá?

1. Pesquise sobre os resultados que lhe interessaram

Dentre os cursos sugeridos, pode ser que alguns realmente não façam parte do seu ideal de carreira e não há problemas nisso. Entretanto, o teste vocacional é capaz de lhe apresentar uma profissão que você não tinha pensado ainda ou lhe mostrar mais de uma que você tenha interesse.

Em ambos os casos, você deve separar esses cursos e pesquisar bastante sobre cada um deles. Veja quais são as disciplinas estudadas durante a formação, quais habilidades serão desenvolvidas durante o curso e não deixe de ler notícias e artigos sobre a área de trabalho.

Dessa forma, é mais fácil identificar se aquela formação combina com seu perfil de verdade ou não. Por exemplo, talvez você tenha uma ideia formada em sua cabeça sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo e, na realidade, ele pode ser diferente. Talvez a profissão englobe mais aulas sobre as ciências exatas ou a respeito de artes do que você imaginava.

Ao pesquisar sobre a formação, você descobre esses dados com antecedência e pode descartar ou escolher um curso com a certeza de que está tomando a decisão certa. Afinal de contas, você terá noção de como é a formação daquela área.

2. Converse com profissionais da área

Pesquisar sobre os cursos que saíram em seu resultado do teste vocacional é um passo essencial no seu processo de escolha. Contudo, antes de se decidir, existe ainda outra ação que você deve realizar: conversar com estudantes e profissionais que estão no mercado de trabalho.

Essa ação é muito importante, porque você conhecerá a opinião e o cotidiano real de quem escolheu essa carreira. Você saberá mais sobre o dia a dia das aulas, como é o mercado de trabalho, a remuneração, ou seja, como é a teoria e a prática da profissão. Isso, com certeza, lhe ajudará na escolha de sua carreira.

O resultado do teste vocacional não é uma verdade exata e nem deve ser usado como tal. Ele funciona como um guia para os estudantes que pretendem decidir qual carreira seguir. É fundamental lembrar que, depois de ver os cursos sugeridos, o jovem deve buscar mais informações sobre essas opções para identificar qual lhe agrada mais e combina com o seu perfil.

Depois de ler o nosso post, você entendeu o que deve fazer com o resultado do seu teste vocacional? Caso ainda não tenha realizado o exame, busque um profissional capacitado para realizar esse serviço. Depois, é só analisar o resultado, selecionar as opções que mais lhe agradaram e seguir os passos listados aqui!

Cursos Técnicos da Escola Técnica Geração

📚 Cursos Técnicos voltados ao Mercado de Trabalho

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração, tem maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Instituição e do sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e do convênio com Instituições parceiras.

Saiba mais sobre os Cursos Técnicos da Escola Técnica Geração →

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Felipe Schmidt, 291, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400.1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(47) 99284.0967