• Floripa (48) 97400 1200
  • Itajaí (47) 99284 0967

Blog

por que fazer um curso técnico
IAvatar direcaoensino

por

Atuando desde 2000, a Escola Técnica Geração é hoje referência no Ensino Técnico em Santa Catarina. Com unidades em Florianópolis e Itajaí, oferece completa estrutura - em instalações amplas e modernas - laboratórios completamente equipados, salas de aula refrigeradas com recursos áudio-visuais e bibliotecas informatizadas com vasto acervo. Tem interesse no Ensino Técnico? Então convido você para baixar alguns de nossos materiais gratuitos. ;)

Por que fazer um curso técnico? Entenda as vantagens de ter essa formação no seu currículo!

O atual cenário brasileiro não traz boas notícias para o trabalhador. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a taxa de desemprego no Brasil deve apresentar o maior salto entre as grandes economias mundiais em 2016, chegando a 7,7%. Isso significa que, segundo as previsões, cerca de 700 mil brasileiros podem perder o emprego ainda durante esse ano.

Esse cenário pessimista faz com que o mercado de trabalho fique cada vez mais exigente e as empresas tenham a tendência de contratar cada vez menos funcionários, focando nos candidatos mais qualificados e preparados. Por isso a importância de estudar sempre, tanto para quem quer entrar no mercado agora, quanto para quem já está trabalhando mas busca por novas oportunidades profissionais com maiores salários e benefícios.

Por que fazer um curso técnico?

Nesse contexto, os cursos técnicos saem na frente dos tradicionais cursos de graduação, pois possibilitam uma rápida entrada no mercado de trabalho para quem está em busca de uma profissão e não apenas de um emprego. E esse benefício não á apenas para quem está terminando os estudos do ensino médio, mas para quem já está no mercado de trabalho mas está de olho em novas oportunidades de salário.

Segundo dados divulgados a partir de uma pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 70% dos alunos formados em cursos técnicos conseguem emprego já no primeiro ano após a conclusão do curso. Isso significa que a maior parte dos estudantes já sai do curso técnico com uma vaga de trabalho garantida, sabendo que tem grandes chances de progredir na carreira dentro da empresa.

Custo-benefício dos estudos para ganhar “aquele” aumento de salário

Para quem acredita que estudar é um desperdício de tempo e dinheiro, as pesquisas indicam exatamente o contrário: estudar não é um custo, mas sim um investimento no futuro profissional.

Em uma pesquisa intitulada “Você no Mercado de Trabalho”, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) apurou que para cada ano de estudo a mais, o brasileiro ganha um aumento médio de 15,07% em seu salário.

E não estamos falando apenas de aumentos para quem já está empregado. A Fundação também observou que esse mesmo um ano de estudo equivale a um aumento de 3,38% nas chances de o brasileiro ocupar uma nova função no mercado de trabalho. E melhor: esses números aumentam progressivamente! Isso significa que a cada ano somado ao primeiro, os salários e oportunidades crescem ainda mais.

Como saber se o curso técnico é adequado para você?

Os cursos técnicos podem ser a melhor escolha para perfis profissionais bem distintos. Para quem está concluindo os estudos básicos, os cursos técnicos oferecem uma ótima entrada no mercado e o aprendizado prático de uma profissão em muito pouco tempo. Além disso, os valores das mensalidades são bem acessíveis para quem não pode pagar caro em uma universidade.

Já para o jovem que ainda não conseguiu decidir qual será o rumo profissional que vai seguir, o curso técnico é uma ótima oportunidade tanto para quem quer “sentir” o setor de atuação, quanto para quem começar a trabalhar rapidamente, antes de tomar essa decisão

Quem também é bastante beneficiado com o curso técnico são os profissionais que estão interessados em mudar de carreira, de olho em melhores salários e oportunidades. Os cursos técnicos não exigem aqueles primeiros anos de estágio que os cursos de graduação pedem, o que significa que o profissional não precisará voltar para os anos iniciais de uma nova carreira, podendo ocupar um cargo pleno em uma nova profissão rapidamente.

Outro grupo que deve avaliar os cursos técnicos como uma excelente oportunidade é o formado por trabalhadores que adquiriram um conhecimento prático durante sua atuação profissional, mas não possuem um diploma que comprove esses conhecimentos. Para esse perfil, o curso técnico oferece uma forma rápida e barata de adicionar uma nova formação ao seu currículo!

Confira outros posts no nosso blog!

info-pesquisa

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Felipe Schmidt, 291, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400.1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(47) 99284.0967