• Floripa (48) 97400 1200
  • Itajaí (47) 99284 0967

Blog

IAvatar Fernando Barcellos

por

Olá! Eu sou o Fernando, Analista de Marketing Digital da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

Para ingressar no curso técnico precisa de ensino médio completo?

Para ingressar no curso técnico precisa de ensino médio completo?
Segundo o Ministério da Educação, não. Todos os cursos técnicos podem ser feitos ao mesmo tempo que o ensino médio. No entanto, é necessário ter terminado o ensino médio para receber também o diploma de conclusão do curso técnico. Ou seja, se matricular em um curso técnico de dois anos de duração enquanto estiver no primeiro ano do ensino médio (que dura três anos), ela só poderá retirar o diploma do curso técnico junto com o do ensino médio.

Essa é, inclusive, uma das distinções entre um curso técnico e um curso profissionalizante. No primeiro é imprescindível terminar o ensino médio para receber o diploma. Já no profissionalizante é necessária apenas a conclusão do ensino fundamental em muitos dos casos.

Fazer um curso técnico tem sido uma excelente alternativa para jovens que buscam conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho de forma mais rápida, sem necessariamente recorrer a uma graduação. Até mesmo porque, quem cursa o ensino médio precisa concluí-lo primeiramente para depois ingressar na faculdade. Por outro lado, conforme mencionado anteriormente, isso não ocorre se o jovem optar pelo curso técnico.

De fato, o ensino técnico tem suas características e particularidades. Por isso que, para ampliar sua compreensão sobre os requisitos necessários para ingressar no curso técnico, entre outras informações sobre o tema, elaboramos este post completo. Continue lendo para saber todos os detalhes sobre essa modalidade de formação.

Tipos de curso técnico

No Brasil, especificamente, há três modalidades de ensino técnico. Veja abaixo as características de cada uma:

Curso Técnico Integrado

O Curso Técnico Integrado combina duas modalidades de ensino: Ensino Médio e Ensino Técnico-Profissionalizante. Ele pode ser feito logo depois da conclusão do Ensino Fundamental ou a partir do primeiro ano do Ensino Médio.

Nesta modalidade, o aluno realiza o ensino médio juntamente com um curso técnico-profissionalizante. Assim, enquanto ele conclui o ensino médio, já se forma em uma profissão/especialidade que possa ser exercida assim que sair da escola. Desse modo, o jovem tem a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho assim que conclui os estudos, já com uma profissão técnica, sem precisar de uma graduação de imediato para conseguir um bom emprego.

A título de exemplo, temos o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). O programa foi criado em 2011 por meio da lei nº 12.513 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), através de programas, projetos e ações de assistência financeira e técnica.

Ao se formar, o aluno recebe o certificado de conclusão do Ensino Médio, juntamente com o diploma da formação técnica escolhida.

Curso Técnico Concomitante ou Externo

Esta modalidade é separada do Ensino Médio, mas feita ao mesmo tempo. Isto é, o estudante pode cursar o ensino médio de manhã em uma determinada instituição e à noite cursar o ensino técnico em outra instituição.

Assim como na modalidade anterior, ao se formar, o aluno também recebe o certificado de conclusão do Ensino Médio, juntamente com o diploma da formação técnica escolhida.

Curso Técnico Subsequente ou Profissionalizante

Essa modalidade é destinada a quem já concluiu o Ensino Médio e opta pelo Curso Técnico como uma forma de destacar-se no mercado de trabalho. Esse tipo de formação destina-se a jovens que acabaram de concluir o Ensino Médio e buscam uma formação voltada para conquistar um bom emprego, de forma rápida.

A formação Técnica é focada na profissionalização e preparação para o mercado de trabalho. Ela é mais rápido que a graduação e, ao concluir o curso, o estudante recebe um diploma como técnico de nível médio.

É comum nessa modalidade você encontrar cursos de Eletrônica, Massoterapia, Recursos Humanos, Administração, Contabilidade, Marketing, Segurança do Trabalho, Enfermagem, Radiologia, Estética, Nutrição, entre outros.

Dessa forma, quando o aluno termina sua formação, ele já está apto para atuar na área em que estudou.

O curso técnico substitui o Ensino Médio?

Definitivamente não. No tópico acima pudemos entender um pouco mais sobre o ensino técnico e suas particularidades. Como você deve ter observado, o ensino técnico é focado na profissionalização do aluno em uma área específica. Por isso, ele não substitui o ensino médio de maneira nenhuma – uma vez que o Ensino Médio é a base para a formação do estudante, para que, depois de concluído, ele possa ingressar no Curso Técnico ou Superior desejado. Ou ambos, sucessivamente.

Inclusive, alguns alunos quando saem do ensino médio preferem primeiro cursar o ensino técnico para conseguirem ingressar no mercado de trabalho e depois optam por fazer a graduação – no momento em que já estão mais estabilizados e decididos sobre a profissão que desejam seguir.

Qual é a duração de um curso técnico?

O tempo do ensino técnico varia de curso para curso. No entanto, normalmente os cursos técnicos possuem uma duração mais curta, com carga horária média de 1.200 horas e, desta forma, possuem duração média entre um ano e meio e dois anos.

Como funciona o curso técnico à distância?

O curso técnico, em qualquer modalidade, inclui ensino teórico e prático durante o seu desenvolvimento. Dessa forma, o estudante tem acesso a aulas expositivas e outras voltadas para o desenvolvimento de suas habilidades de trabalho.

No curso técnico à distância o que acontece é que normalmente a parte teórica do curso é disponibilizada pela internet, enquanto o aluno se dirige à instituição de ensino somente para desenvolver atividades relacionadas à parte prática do curso. Desta forma, a modalidade mescla o ensino à distância e presencial.

👉 O futuro do Ensino Técnico: aula a distância pode tornar-se realidade!

Quais são as possibilidades no mercado de trabalho para quem tem curso técnico?

Como já mencionado, o ensino técnico é uma excelente oportunidade para jovens e adultos ingressarem ou se realocarem no mercado de trabalho. Isso porque o objetivo desses cursos é justamente formar pessoas para o mercado de trabalho, ou seja, para atender a demanda das empresas.

Vale ressaltar ainda que essa demanda no mercado de trabalho aumentou não só a procura pelos cursos, como também o salário pago a profissionais de nível técnico. Por isso, não é incomum encontrar profissionais com formação técnica que recebem um bom salário.

Conforme aponta estudo elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Brasil precisa qualificar 13 milhões de brasileiros até 2020 para ocupações industriais de nível superior, técnico e de qualificação. Entre as áreas que vão demandar mão de obra qualificada pode-se citar: construção, indústria metalmecânica, alimentos, indústria petroquímica e química, de madeiras e móveis.

👉 Conheça os 10 cursos técnicos com maior empregabilidade no Brasil

Portanto, agora que suas dúvidas relacionadas ao Ensino Técnico foram sanadas, é hora de escolher o curso apropriado para o seu perfil e a melhor instituição para concluir sua formação. E quem deseja aumentar as chances de conseguir uma vaga no mercado de trabalho, escolhe os Cursos da Escola Técnica Geração, líder de empregabilidade em Santa Catarina.

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida, não hesite registrá-la nos comentários!

🚀 Deseja impulsionar seu futuro profissional?

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração (de 18 a 27 meses), com mensalidades acessíveis e conteúdo voltado às necessidades do mercado de trabalho. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais grandes economias como Alemanha e Suíça investem tanto na formação técnica, com importante papel na diminuição dos índices de desemprego.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Conheça nossos Cursos Técnicos

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Felipe Schmidt, 291, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400.1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(47) 99284.0967