• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

Avatar direcaoensino

por

Atuando desde 2000, a Escola Técnica Geração é hoje referência no Ensino Técnico em Santa Catarina. Com unidades em Florianópolis e Itajaí, oferece completa estrutura - em instalações amplas e modernas - laboratórios completamente equipados, salas de aula refrigeradas com recursos áudio-visuais e bibliotecas informatizadas com vasto acervo. Tem interesse no Ensino Técnico? Então convido você para baixar alguns de nossos materiais gratuitos. ;)

Oportunidades de trabalho para quem faz curso técnico

O aumento do interesse do brasileiro por cursos que ajudem na qualificação profissional têm uma relação direta com as oportunidades de trabalho que este tipo de formação traz. Quem faz um curso técnico consegue o melhor custo benefício entre as formações atentas para as demandas do mercado porque consegue, ao mesmo tempo, um conhecimento que será aplicado e uma colocação mais rápida do que se fizesse um curso superior.

Um curso técnico, seja ele profissionalizante e mais voltado para os jovens ou para quem quer fazer uma guinada na carreira, seja ele um curso mais rápido (de especialização ou extensão), sempre aumenta as oportunidades do profissional encontrar um novo emprego, uma nova posição na trajetória profissional ou a ganhar mais.

De acordo com a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2014 divulgada em março de 2017 pelo IBGE, 40,2 milhões de pessoas no Brasil demonstraram interesse em fazer um curso de qualificação profissional. Este dado expressivo mostra como os profissionais estão cada vez mais conscientes sobre a necessidade de procurarem pela atualização constante de seus conhecimentos e de seus currículos.

Como um curso técnico abre oportunidades de trabalho

Em uma reportagem publicada no site Portal Indústria, mantido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), o diretor-geral do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Rafael Lucchesi, afirmou que “seguramente, a educação profissional é o caminho mais rápido para a inserção dos jovens no mercado de trabalho e para a recolocação dos trabalhadores que ficam desempregados”.

O diretor-geral do Senai também cita uma pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas) que demonstra que, entre dois indivíduos com a mesma escolaridade, os que frequentam o ensino técnico recebem salários 15% maiores.

Uma reportagem da Gazeta Online sobre cursos que ajudam a aumentar as oportunidades de trabalho, especialistas da área apontaram que não faltam opções de cursos técnicos, de qualificação e aperfeiçoamento voltados para os setores que devem puxar a retomada da economia no Brasil – como é o caso da indústria e da construção civil.

Os cursos técnicos, sejam eles de duração mais longa ou curta, ajudam o estudante a entrar no mercado de trabalho ou o profissional a alcançar uma nova posição na carreira em três frentes diferentes.

Quem está procurando uma vaga de emprego consegue, com um curso técnico no ensino médio, por exemplo, aumentar as chances de obter uma vaga no mercado de trabalho porque os perfis técnicos estão entre os mais procurados pelas empresas. Para quem já está inserido no mercado de trabalho, um curso técnico pode significar uma formação mais rápida do que outras opções do mercado e com um retorno no nível salarial mais veloz também.

Para as pessoas com perfil empreendedor, os cursos técnicos também são uma ótima opção porque eles permitem que o profissional se especialize em uma área que ele goste e que tenha uma boa procura no mercado. Quem opta por uma formação técnica, desta forma, consegue empreender com chances maiores de encontrar nichos no mercado e de vender produtos ou serviços que atendam a demandas já existentes.

Os profissionais que têm como foco passar em concursos públicos também podem encontrar nos cursos técnicos os conhecimentos que vão fazer diferença na hora deles obterem as oportunidades que eles tanto almejam. Especialmente os cursos rápidos têm a capacidade de suprir para os candidatos o conhecimento específico que atende a uma carência que o profissional pode ter em uma determinada área.

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200