• Floripa (48) 97400 1200
  • Itajaí (47) 99284 0967

Blog

O que faz um técnico em Enfermagem
IAvatar direcaoensino

por

Atuando desde 2000, a Escola Técnica Geração é hoje referência no Ensino Técnico em Santa Catarina. Com unidades em Florianópolis e Itajaí, oferece completa estrutura - em instalações amplas e modernas - laboratórios completamente equipados, salas de aula refrigeradas com recursos áudio-visuais e bibliotecas informatizadas com vasto acervo. Tem interesse no Ensino Técnico? Então convido você para baixar alguns de nossos materiais gratuitos. ;)

O que faz um técnico em Enfermagem

Trabalhar ajudando quem precisa é uma vocação para muitas pessoas. Gostar de ouvir, cuidar e promover a saúde são características básicas de um técnico em Enfermagem. No entanto, a área também permite um profissional com perfil mais científico para a atuação dentro de empresas, clínicas de diagnóstico e escolas.

Enfim, o técnico em Enfermagem é uma área que cresce a cada dia. Para se ter uma ideia, uma pesquisa do Conselho Federal de Enfermagem, em 2010, apontou que existiam 625 mil profissionais atuando em todo o Brasil. Apesar do grande número, esse é um dos cursos técnicos com maior empregabilidade e demanda do mercado.

O que faz um técnico em Enfermagem

Saber o que faz um técnico em Enfermagem é essencial para saber se essa é uma profissão que tem a ver com as suas vontades e habilidades.

Um dos mercados de trabalho mais abrangentes para os técnicos em Enfermagem está dentro da equipe de enfermagem nas unidades de saúde – tanto públicas quanto privadas. Junto com enfermeiros e auxiliares técnicos, eles ajudam em funções de promoção da saúde, cuidado e atenção a enfermos, crianças e idosos.

No caso específico do técnico em Enfermagem, fazem parte das tarefas do dia a dia o auxílio em casos de média e alta complexidade, a administração de medicamentos, o auxílio às equipes de saúde em imobilizações e transporte de vítimas, os cuidados de alimentação e curativos assim como a realização de procedimentos de medição de pressão arterial e coletas básicas.

Outra possibilidade é como membro das áreas de Segurança do Trabalho ou Ambulatório dentro de empresas de médio e grande porte e centros de ensino. Essa é uma área que permite uma trabalho, por vezes, até mais administrativo.

Por isso, o técnico em Enfermagem pode atender em unidades básicas de saúde, centros cirúrgicos, hospitais, laboratórios de análises clínicas, asilos, pronto-atendimentos, setores de urgência e emergência, SAMU, escolas e universidades, empresas de médio e grande porte, eventos e até em modalidade home care com idosos e portadores de necessidades especiais.

O que é preciso para ser um técnico em Enfermagem?

A lei 7.498, de 1986, e o decreto 94.406, de 1987, debatem a ação e o exercício da Enfermagem, atribuindo competências específicas para enfermeiro, técnico em Enfermagem e auxiliar de enfermagem. Nela, é frisado que para ser um técnico em Enfermagem é necessário um diploma de um curso técnico com pelo menos 1.200 horas.

A formação dura em média dois anos e conta com conteúdos como primeiros socorros, apoio ao diagnóstico, farmacologia, práticas alternativas em saúde, assistência a paciente em tratamento cirúrgico e assistência a pacientes em situações de urgência e emergência.

O técnico em Enfermagem tem um salário médio próximo de R$ 2.500, mas podendo conseguir rendimentos mais altos dependendo da área de atuação que escolha seguir.

cta-curso-tecnico-em-enfermagem-desconto-50

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Felipe Schmidt, 291, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400.1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(47) 99284.0967