• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

plano-de-carreira-como-fazer-escola-tecnica-geracao
Avatar direcaoensino

por

Atuando desde 2000, a Escola Técnica Geração é hoje referência no Ensino Técnico em Santa Catarina. Com unidades em Florianópolis e Itajaí, oferece completa estrutura - em instalações amplas e modernas - laboratórios completamente equipados, salas de aula refrigeradas com recursos áudio-visuais e bibliotecas informatizadas com vasto acervo. Tem interesse no Ensino Técnico? Então convido você para baixar alguns de nossos materiais gratuitos. ;)

O que é um plano de carreira e como ele pode impulsionar o seu crescimento profissional

O sonho da maioria dos profissionais que está no mercado de trabalho é alcançar uma posição de destaque ao longo da carreira – não importa se isso vai demorar 5, 10 ou 20 anos. Muitos fazem um plano de carreira de maneira “informal”, sem colocar no papel, mas o ideal é que esse planejamento seja feito de forma estruturada. Pois saiba que isso não é complicado; na verdade, é prático e muito fácil de desenvolver um plano de carreira.

O plano de carreira nada mais é do que uma forma de definir, de forma realista, onde você quer estar daqui a alguns anos. Esse planejamento, mais organizado, possibilita que você analise se as suas ações no presente se conectam com seus objetivos futuros.

Veja algumas dicas para fazer um plano de carreira realista e viável

Um bom plano de carreira, segundo uma reportagem do site Na Prática, deve seguir sete passos:

1. Você não deve ter medo de sair da zona de conforto;

2. O plano deve permitir uma reflexão sobre o seu estado atual;

3. Prever a definição do estado desejado;

4. Validar esse estado desejado;

5. Nele, você precisará traçar metas;

6. Precisará investir também em conhecimento de mercado e em autoconhecimento – esse é o momento de você se perguntar se não está na hora de começar um curso técnico;

7. Nesse plano você deve estipular prazos para cumprir cada uma das suas metas.

O primeiro passo do plano de carreira ideal prevê que você deve estar aberto a correr riscos e se lançar a novas experiências, como, por exemplo, um curso técnico, que pode lhe abrir as portas para uma remuneração melhor.

Já a segunda etapa é fundamental no estágio de elaboração do seu plano de carreira. Entender seu estado atual exige que você reflita se está satisfeito com a sua situação profissional e financeira, se você está feliz, e ponderar o que você mais gosta e o que menos aprecia no seu dia a dia.

A terceira fase do processo de montagem do plano de carreira é a definição do estado desejado. Ela envolve pensar no que você quer ser no longo prazo – e isso pode ser daqui a 2, 5, 10 ou 20 anos.

O quarto ponto do plano de carreira é validar seu objetivo. Aqui, você deve se questionar por que vale a pena atingir os seus objetivos e por que isso é importante para você.

A quinta fase é importantíssima. Nessa etapa, você vai traçar as metas do seu plano de carreira, mas atenção: essas metas não devem ficar só na sua cabeça. Portanto, deixe-as escritas e as coloque em um local de fácil visualização para você. Assim, o risco de esquecê-las é menor.

Como nessa etapa do plano de carreira você já tem definidos os pontos de saída e os de chegada, o ideal é que você divida essa distância em espaços cada vez menores e veja o que você precisa fazer até chegar na etapa seguinte. Dessa forma, fica mais simples traçar o passo a passo para atingir cada meta e cumprir os seus objetivos. Um curso técnico, por exemplo, não facilitaria o seu caminho e não ajudaria você a alcançar as suas metas?

Na sexta fase do seu plano de carreira, você coloca as mãos à obra. O momento é de investir em autoconhecimento ou na realização de cursos, especialmente os técnicos, que ajudam a encontrar um emprego ou ascender na sua carreira. Nessa etapa você desenvolverá habilidades e competências que lhe permitirão atingir os objetivos propostos.

Finalmente, na sétima fase, você estipula prazos para cumprir cada meta. Cada uma deve ter um prazo bem definido, no qual você já deve ponderar as dificuldades que irá enfrentar para atingir cada meta.

Pronto! Com esse instrumento de trabalho, você tem um mapa para saber aonde quer chegar e conseguirá impulsionar seu crescimento profissional. Conte com os cursos técnicos, com as especializações e com os cursos de extensão da Escola Técnica Geração para atingir os seus objetivos!

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200