• Floripa (48) 97400 1200
  • Itajaí (47) 99284 0967

Blog

IAvatar Fernando Barcellos

por

Olá! Eu sou o Fernando, Analista de Marketing Digital da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

Mercado de trabalho para Técnico em Administração

Ingressar rapidamente no mercado de trabalho e contar com boas oportunidades profissionais é o objetivo de muitos jovens que buscam um curso técnico. Porém, poucos têm uma real dimensão do mercado de trabalho e suas possibilidades. Hoje, o curso técnico em Administração é um dos mais procurados, pois além de garantir uma formação ampla possibilita que o profissional atue em vários setores, atualmente essa é uma profissão muito buscada pelos empregadores. No entanto, para construir uma trajetória profissional bem-sucedida é bom conhecer alguns fatores sobre o mercado de trabalho para técnico em Administração.

Seja em momentos de crise ou de aquecimento econômico, o papel do administrador é fundamental. Afinal, qualquer empresa precisa ser bem administrada para que consiga sobreviver em um mercado instável e em constante transformação. Mas, como será que estão as oportunidades de trabalho para Técnico em administração?

Podemos dizer que o cenário é positivo. Segundo um estudo com base em dados do Ministério do Trabalho, foram contratados 12,4 mil administradores nos primeiros meses no ano de 2018 e a profissão é a 5ª com maior volume de contratação. Os dados mostram que administradores estavam entre os profissionais mais procurados pelas empresas naquele período.

Os dados demonstram que a versatilidade do profissional, bem como a capacidade de atuar em diferentes áreas dentro de uma organização favorecem o mercado de trabalho para técnico em administração.

Nesse post vamos tratar um pouco sobre o mercado de trabalho para Técnico em Administração e mostrar algumas oportunidades que podem fazer toda a diferença nos seus primeiros passos! Vamos lá?

Sobre a atuação do Técnico em Administração no Mercado de Trabalho

1.1. Um técnico em Administração pode exercer diversas funções em uma empresa

O curso de Técnico em Administração oferece uma formação ampla que possibilita ao profissional realizar diversas funções de apoio dentro da empresa. Esse profissional pode administrar atividades nas áreas fiscal, financeira e contábil, trabalhar com logística de materiais e bens e serviços, além de planejar e executar processos de recrutamento e seleção e avaliação de desempenho de colaboradores.

1.2. O curso desenvolve o espírito empreendedor

O curso de Técnico em Administração também representa um diferencial para pessoas que querem empreender. A qualificação técnica oferecida no curso garante um aprimoramento e uma boa preparação do empreendedor para lidar com questões que envolvem seu negócio no dia a dia. Assim, o curso pode ser uma excelente oportunidade para quem quer montar a própria empresa, mas que ainda não tem conhecimentos mais aprofundados na área.

1.3. É possível desenvolver-se profissionalmente como um consultor

Após a finalização do curso de Técnico em Administração, o profissional conta com uma boa capacitação para atuar de forma autônoma, trabalhando com consultoria ou até treinamento em outras empresas. Esse tipo de trajetória profissional pode ser desafiadora, porém, bastante recompensadora financeiramente.

1.4. Um técnico em Administração pode atuar em diferentes setores

Uma das principais características do Técnico em Administração e que chama a atenção de muitos é o fato de que o curso oferece uma capacitação ampla, permitindo que o profissional trabalhe em qualquer setor de nossa economia. Assim, esse profissional está apto a trabalhar na indústria, comércio, hospitais, fábricas, empresas públicas e privadas, escolas e universidades, entre outras.

Dentro dos diferentes setores, é possível trabalhar com planejamento, além da coordenação e controle de atividades em diversas áreas tais como logística, administração, produção, marketing, financeira, entre outras.

1.5. É preciso ter perfil

Embora o curso Técnico em Administração ofereça uma capacitação ampla, isso não significa que é destinado para qualquer pessoa. É preciso contar com um perfil empreendedor, ser proativo, sentir-se atraído(a) pela geração de ideias e gostar de atuar oferecendo suporte aos demais profissionais da empresa. É preciso ter facilidade com relacionamentos e iniciativa para propor melhorias no meio ambiente da empresa.

Possuir bons conhecimentos de informática e tecnologia é essencial para Técnico em Administração. O conhecimento de um outro idioma pode ser um excelente diferencial para quem almeja prosperar nessa carreira.

Confira também 👉 10 habilidades do Técnico em Administração

Como é o mercado de trabalho para técnicos em administração?

Para não ficar dúvidas, vale reforçar que o técnico em administração é um profissional versátil, como já mencionado, e que pode desenvolver diversas atividades dentro de uma empresa. No entanto, de modo geral, ele é o responsável pela gestão administrativa de um determinado setor ou da empresa como um todo.

Desta forma, ele pode atuar na gestão de colaboradores, na análise de dados, no andamento de processos, bem como na elaboração de estratégias e tomada de decisões.
Como o profissional possui aptidão e desenvoltura para atuar em diferentes áreas, não é difícil você deparar-se com esse profissional realizando serviços no setor financeiro, recursos humanos, logística e até mesmo marketing.

Justamente por isso, o mercado de trabalho para técnicos em administração é bastante amplo. Afinal, a versatilidade dos profissionais aumenta em muito as possibilidades de empregabilidade.
Por isso, devido a disponibilidade para trabalhar em diversos setores de uma organização, os profissionais da área, frequentemente, podem encontrar empregos em indústrias, escolas, comércios, empresas privadas, escritórios, clínicas, hospitais, entre outros.

Para destacar-se no mercado de trabalho, você também pode buscar especialização e/ou MBA em áreas específicas. Muitas empresas contratam Técnicos em Administração para que possam investir em seu futuro profissional. Com o tempo, é normal que esses profissionais alcancem cargos de gerentes, ou até diretores.

Áreas de atuação em uma empresa

O administrador, como já mencionamos, é um profissional com papel extremamente importante em diversos setores e departamentos.

Sendo assim, veja abaixo as áreas de atuação em uma empresa que o técnico pode trabalhar:

  • Recursos humanos: Nesta área o profissional pode ficar responsável por gerir o relacionamento da empresa com colaboradores e sindicatos, coordenando ainda processos de admissão, demissão, benefícios e planos de carreira;
  • Gestão empresarial: Na área de gestão empresarial, o trabalho do técnico em administração é gerir a parte financeira, gestão do mix de produtos/serviços ofertados, sondagem de concorrentes, gestão orçamentária, estratégica e de planejamento dos próximos anos;
  • Departamento de compras: No departamento de compras, o técnico em administração fica responsável por recebimentos, pagamentos, pesquisa de preços, negociações com fornecedores, definição de compras de materiais e equipamentos;
  • Departamento financeiro: Recebimentos e pagamentos de impostos e cobranças de modo geral. Atua organizando e coordenando procedimentos financeiros, bem como gerindo e analisando o patrimônio, capital de giro, análise de orçamento e fluxo de caixa;
  • Publicidade, Marketing e Vendas: Neste setor o técnico em administração pode ser responsável por planejar e gerir as mais variadas ações de publicidade e marketing (digital e/ou tradicional). Neste segmento, ele pode supervisionar a equipe de vendas, definindo metas e estratégias para melhor negociação com os clientes.

Além dessas áreas, o profissional pode atuar em outros setores, como:

  • Setor Hoteleiro: Realizando a administração de hotéis, pousadas e parques temáticos, por exemplo;
  • Setor Hospitalar: Gestão de processos administrativos do hospital, empresas de convênios médico ou seguro-saúde, prontos-socorros, administrando todos os processos para o bom funcionamento da organização;
  • Setor Industrial: Neste setor o profissional pode atuar no controle de estoque, controle de qualidade e acompanhar as rotinas de produção, sempre administrando o processo produtivo e também a logística do produto final;
  • Terceiro Setor: Administração operacional de ONGs, com gestão da captação de recursos e direcionamento para projetos sociais, ambientais ou comunitários;
  • Comércio Exterior: Administração de procedimentos relacionados a negociação com empresas no exterior, envolvendo compra, venda, etc.

O profissional da Administração e seu valor no mercado de trabalho

Como você pode notar, o mercado de trabalho para técnico em administração é bastante amplo, afinal ele possui o seu valor. Habilitado para atuar em qualquer setor dentro da empresa, o profissional acaba, por vezes, sendo mais requisitado e valorizado por saber, na prática, aplicar competências e habilidades adquiridas no ensino técnico.

Infelizmente, o bacharel em Administração possui muito conhecimento teórico na visão do âmbito acadêmico, mas possui dificuldade de executar tais conhecimentos na prática, ou seja, no dia a dia da profissão. Exatamente por isso que o mercado de trabalho tem dado maior preferência por profissionais que optam pelo Ensino Técnico, muito mais versátil e voltado para a prática da profissão.

Portanto, o que se espera dos bacharéis em Administração ainda na universidade, é conciliar a teoria com a prática, para que possam ingressar no mercado de trabalho aptos e bem preparados para as adversidades da profissão. Em contrapartida, esse papel tem sido assumido com excelência por técnicos em administração, em razão de sua formação mais adequada às demandas do mercado.
Em suma, o mercado de trabalho para técnico em administração está bastante aquecido.

Confira também 👉 Como um curso técnico em Administração com RH prepara você para o mercado

Sobre o Curso Técnico em Administração

O curso costuma ter a duração de 18 meses a 2 anos, dependendo da instituição de ensino. As disciplinas assemelham-se muito à grade do curso de graduação em Administração, porém, com ênfase na prática da profissão, algo muito buscado pelo mercado de trabalho. O Ensino Técnico, de modo geral, oferece uma excelente oportunidade para o estudante acessar rapidamente o mercado de trabalho, podendo, inclusive, custear seus estudos.

Vale destacar que esse curso é uma excelente opção para quem é organizado, sabe trabalhar em equipe e deseja conseguir um emprego num curto espaço de tempo. Se você acredita que tem o perfil para realizar as atividades que essa carreira demanda, agora é a hora de procurar uma boa instituição de ensino para começar os seus estudos.

É fundamental escolher uma instituição que seja reconhecida e possua professores experientes. Para fazer uma boa escolha, entre em contato conosco!

Curso Técnico em AdministraçãoCurso Técnico em Administração

🚀 Sobre o Curso Técnico em Administração

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração, com mensalidades acessíveis e conteúdo prático voltado às necessidade do mercado de trabalho.

O Curso Técnico em Administração possui duração máxima de 24 meses e capacita profissionais para executar atividades administrativas em organizações públicas e privadas. A formação permite que o aluno trabalhe em diferentes setores, tais como: gestão de pessoas, financeiro, relacionamento com clientes, operações logísticas, marketing e vendas.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Mais detalhes do Curso

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Felipe Schmidt, 291, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400.1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(47) 99284.0967