• Floripa (48) 97400 1200
  • Itajaí (47) 99284 0967

Blog

Vale a pena fazer um curso técnico depois dos 30 anos?
IAvatar Fernando Barcellos

por

Olá! Eu sou o Fernando, Analista de Marketing Digital da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

Vale a pena fazer um curso técnico depois dos 30 anos?

Uma dúvida comum entre as pessoas que estão indecisas em relação aos seus futuros profissionais é se vale a pena fazer um curso técnico depois dos 30.

Buscar cargos e salários cada vez melhores é o objetivo de todas as pessoas que desejam ter uma carreira de sucesso, não é mesmo? E uma das melhores formas de ter mais sucesso na profissão é, certamente, investindo em mais qualificação.

Por isso, independentemente da idade, buscar cursos para se especializar, seja na área em que já atua, ou em outra área, abre mais portas para o seu crescimento profissional e também para o mercado de trabalho. Sem contar que, quanto mais qualificação você tem, maiores as chances de conseguir negociar salários ou valores mais altos pelo seu trabalho. Você, com certeza, irá se sobressair com um curso técnico no seu currículo. 👩‍🎓👨‍🎓

Um curso técnico costuma durar, em média, dois anos. Isso significa que, em pouco tempo, você pode concluir as aulas teóricas e práticas e obter um diploma na área em que deseja atuar.

Portanto, vale a pena, sim, fazer um curso técnico depois dos 30. Interessou-se pelo assunto e quer saber mais? Então continue a leitura até o final.

Motivos para investir no curso técnico depois dos 30

Está com receio, pois não sabe se vale mesmo a pena investir em curso técnico depois dos 30? Veja abaixo alguns motivos que podem fazer você mudar de ideia.

Aumentar a remuneração

Como já mencionado no início, quanto melhor for a sua qualificação profissional na área em que atua, melhores serão as suas chances de remuneração, seja para o trabalho formal ou de maneira independente. Nas empresas, você consegue negociar melhores salários e, com os clientes, você consegue negociar melhores preços pelo seu produto ou serviço prestado. 💸

Portanto, se você chegou ou já passou dos 30 e não se sente satisfeito com o que ganha atualmente, ou sente que o que recebe não é suficiente para suprir as suas necessidades e lhe proporcionar uma vida confortável, então pode ser realmente a hora de buscar um curso técnico mesmo depois dos 30.

Escolher a profissão desejada

Não é porque você está com 30 anos que você precisa mudar de carreira. Na verdade, isso só deve ser feito se você está insatisfeito com a sua vida profissional e com o que faz.

Em muitos casos, é provável que, com essa idade, você já esteja cansado tanto física quanto mentalmente em relação a sua profissão atual. E, muitas vezes, tirar férias ou alguns dias de folga simplesmente já não são mais medidas suficientes para que você reponha as energias e volte com força total para o trabalho. 😩

Nesse caso, um curso técnico depois dos 30 pode, de fato, fazer com que você encontre uma nova profissão ou siga na área que sempre quis e, deste modo, volte a encontrar novamente o prazer no trabalho.

Mas, antes de ir se matricular em um curso técnico qualquer, é necessário analisar alguns pontos:

  • Você se sente valorizado hoje no seu trabalho?
  • Você tem dificuldade para levantar e ir para o trabalho?
  • Você exerce a sua profissão por uma pressão social ou só porque precisa do dinheiro?
  • Você se sente mais insatisfeito do que satisfeito hoje no seu trabalho?

Todos esses são pontos devem ser analisados e, certamente, depois de responder a essas perguntas, você mesmo encontrará as respostas de que precisa.

A partir daí, você conseguirá definir se precisa apenas de um descanso, se precisa trocar de empresa ou se precisa de uma mudança mais radical na sua vida, como mudar de carreira. Portanto, analise e pense bem. Lembre-se de que nunca é tarde para estudar naquela área com a qual você sempre teve mais afinidade.

Voltar rapidamente para o mercado de trabalho

Quando você precisa se recolocar rapidamente no mercado de trabalho, fazer um curso técnico depois dos 30 também é uma boa alternativa. 

Algumas pessoas chegam aos 30 somente com o ensino médio completo. Portanto, um curso técnico, certamente, já pode ser um grande impulsionador na carreira de qualquer pessoa. 

Estudar, seja fazer um curso técnico ou uma faculdade, é uma oportunidade que abre portas na vida das pessoas, melhora suas relações pessoais, permite ampliar a rede de contatos e faculta a atualização do conhecimento. 

Como mencionado anteriormente, um curso técnico tem duração média de 2 anos. É importante mencionar, também, que muitos cursos técnicos podem ser realizados no período noturno, por exemplo. Assim, você não precisará abrir mão da sua rotina completamente, caso ela já esteja bem preenchida.

Além disso, a qualificação técnica certamente impactará positivamente perante os recrutadores das empresas. Afinal, em tempos em que o desemprego está em alta, você precisará de algum diferencial para se destacar frente a tantos candidatos, não é mesmo? Além do mais, qualificar-se depois dos 30 demonstra força de vontade, determinação e investimento na carreira por parte do candidato. 

👉 Confira: Para ingressar no curso técnico precisa de ensino médio completo?

Vantagens de fazer um curso técnico depois dos 30 anos

Veja abaixo as principais vantagens em investir em um curso técnico depois dos 30.

Maturidade e experiência

Estudar é uma maneira não só de se qualificar profissionalmente, como também de obter mais maturidade e experiência em relação ao mercado de trabalho. Uma pessoa estudada, automaticamente, transmite mais experiência e sabedoria, o que pode ajudar muito no trabalho de um modo geral. Portanto, é uma oportunidade que irá agregar em diversos aspectos na sua vida. 👨🏾‍🦲👩🏼‍🦱

Conhecimento sobre o mercado de trabalho

Complementando o tópico anterior, quando você faz um curso técnico depois dos 30, você está iniciando uma nova profissão para depois ingressar novamente no mercado de trabalho.

Portanto, essa oportunidade de estudar e se qualificar em uma nova especialidade pode fazer com que você adquira muito mais conhecimento sobre o mercado, aumentando as suas chances de conseguir uma boa colocação. 🤓

Saber realmente o que quer

Fazer um curso técnico depois dos 30 também pode ajudar você a descobrir o que realmente quer na sua carreira profissional e na vida. 

Frequentemente, as pessoas passam muito tempo estagnadas, seja em suas vidas profissionais ou em suas vidas pessoais. Às vezes, estão tão acostumadas e acomodadas com suas carreiras, que simplesmente não enxergam mais perspectivas ou não possuem mais certeza se aquilo é o que realmente elas querem fazer. 🤷🏻‍♂

Portanto, fazer um curso técnico depois dos 30 pode ser uma oportunidade para você se redescobrir e encontrar novamente prazer e satisfação na sua atividade profissional. Afinal, como já mencionado, ali você terá contato com outras pessoas, poderá trocar experiências, ampliar sua redes de contato e, quem sabe, conseguir uma nova oportunidade de trabalho.

Como planejar essa mudança de vida?

Caso tenha optado por realmente fazer um curso técnico depois dos 30, é preciso se preparar para a mudança. Esta deve ser uma atitude bem pensada em sua vida.

Para se preparar, você não precisa de início saber o que quer fazer. Às vezes, é mais importante definir o que não quer mais fazer.

Depois, você pode elaborar uma lista com atividades que você tem habilidade para realizar. Pense em quais atividades as pessoas te pedem ajuda. Pense também em quais assuntos você domina e gosta de compartilhar com as pessoas. 🧠🗣

Se necessário, busque a orientação de um profissional, que pode ajudá-lo a definir qual curso fazer por meio de um teste vocacional específico para você. Além disso, prepare-se financeiramente para arcar com o curso escolhido e para arcar com as mudanças que essa nova profissão exigirá de você. No mais, não tenha medo de fazer um curso técnico depois dos 30 e aposte nas mudanças! 😃

🚀 Deseja impulsionar seu futuro profissional?

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração (de 18 a 27 meses), com mensalidades acessíveis e conteúdo voltado às necessidades do mercado de trabalho. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais grandes economias como Alemanha e Suíça investem tanto na formação técnica, com importante papel na diminuição dos índices de desemprego.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Conheça nossos Cursos Técnicos

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Felipe Schmidt, 291, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400.1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(47) 99284.0967