• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

curso-tecnico-opcao-contra-desemprego
Avatar direcaoensino

por

Atuando desde 2000, a Escola Técnica Geração é hoje referência no Ensino Técnico em Santa Catarina. Com unidades em Florianópolis e Itajaí, oferece completa estrutura - em instalações amplas e modernas - laboratórios completamente equipados, salas de aula refrigeradas com recursos áudio-visuais e bibliotecas informatizadas com vasto acervo. Tem interesse no Ensino Técnico? Então convido você para baixar alguns de nossos materiais gratuitos. ;)

Está desempregado? Saiba como um curso técnico pode te reposicionar no mercado

As expectativas negativas para a economia brasileira no ano de 2017 foram todas revertidas. Pouco a pouco, a inflação e os juros caíram, o consumo começou a crescer e até o emprego – o último a mostrar recuperação após uma crise econômica – voltou a subir. O resultado de tudo isso é que o Banco Central e os especialistas do mercado já apontam para um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto, que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo País no ano) de 0,73% em 2017.

Entre janeiro e outubro, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho), foram criados 302.189 postos de trabalho no Brasil. Ainda assim, de acordo com a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) do IBGE, no final de outubro de 2017 o País tinha 12,2% de sua população sem emprego – o equivalente a 12,7 milhões de pessoas. Se você está nessa situação e procurando trabalho, saiba que o ensino técnico é o melhor caminho para você conseguir se reposicionar no mercado.

Saiba como um curso técnico pode ajudar você a achar um novo emprego

O desemprego no Brasil já começou a cair, mas ainda é expressivo, como você pode observar com o dado da Pnad Contínua. E o problema é ainda maior entre os jovens. Segundo uma projeção feita pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) e apresentada pelo jornal O Estado de São Paulo, até o final de 2017 cerca de 30% dos jovens com menos de 25 anos devem estar sem emprego no Brasil.

Essa é a maior taxa em 27 anos e uma das maiores do mundo. O Brasil só perde, em termos de desemprego entre os jovens, para 36 países – entre os quais está a Síria, que deve fechar o ano com 30,6% de seus jovens desempregados.

Uma solução para o problema do desemprego e que tem feito a cabeça de muita gente, principalmente dos jovens, são os cursos técnicos. Em uma época de desemprego em alta, o ensino profissionalizante se torna uma boa opção para quem quer voltar o mais rápido possível para o mercado de trabalho. No ensino técnico, o período até se formar é mais curto que o de uma universidade e o aprendizado é voltado para a carreira que você escolher e com a qual você tiver mais afinidade.

Para os jovens que querem começar logo a trabalhar e a mostrar o seu talento, essa é a formação perfeita pois exige apenas o ensino médio completo. Assim, o caminho a ser percorrido entre a qualificação e o novo emprego torna-se mais curto. No ensino superior, o aluno levaria no mínimo quatro anos para se formar; já no curso técnico ele se forma em até dois anos e consegue ingressar no mercado mais rápido.

Os cursos técnicos oferecem um ensino focado na qualificação profissional, ou seja, nas demandas do mercado de trabalho. O aluno recebe uma preparação teórica e prática, estando pronto para ingressar no mercado assim que se formar – ou, muitas vezes, até mesmo durante a formação. Isso acontece devido à capacitação mais prática da profissão escolhida.

O maior potencial de empregabilidade de quem faz um curso técnico começa pela carência do mercado por esse perfil profissional. De acordo com uma pesquisa da consultoria ManpowerGroup, feita em 2015, um dos perfis mais procurados pelas empresas que têm vagas para profissionais qualificados é o de profissionais técnicos.

Outra vantagem do curso técnico é que ele é mais acessível do que um curso de ensino superior, justamente pelo seu tempo de duração. As mensalidades podem variar de acordo com a área escolhida, mas o custo de um curso técnico se adéqua mais à realidade de quem está procurando um emprego do que um curso de graduação.

Curso técnico é na Escola Técnica Geração

Nós, da Escola Técnica Geração, somos referência no ensino técnico profissional em Santa Catarina. Nossa instituição oferece 11 opções de cursos técnicos, sem contar os cursos rápidos de extensão e as especializações.

Segundo o site Guia da Carreira, os cursos de Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Logística estão entre os 10 mais valorizados do País. Ambos presentes na grade de cursos técnicos profissionalizantes da Escola Técnica Geração. Além destes, também temos cursos focados em outros setores e segmentos da economia.

Vale destacar também que a nossa escola, através de parcerias com algumas instituições, ajuda no encaminhamento profissional dos nossos alunos, facilitando o ingresso dos estudantes e dos egressos no mercado de trabalho.

Ficou interessado? Então não perca mais tempo! Estamos com matrículas abertas para todos os nossos cursos técnicos, com aulas começando em março de 2018. Navegue em nosso site e confira a nossa grade de cursos técnicos ou, se preferir, entre em contato conosco e descubra mais sobre o melhor ensino técnico do nosso Estado!

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200