• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

diferença entre técnico em nutrição e nutrólogo
Avatar direcaoensino

por

Atuando desde 2000, a Escola Técnica Geração é hoje referência no Ensino Técnico em Santa Catarina. Com unidades em Florianópolis e Itajaí, oferece completa estrutura - em instalações amplas e modernas - laboratórios completamente equipados, salas de aula refrigeradas com recursos áudio-visuais e bibliotecas informatizadas com vasto acervo. Tem interesse no Ensino Técnico? Então convido você para baixar alguns de nossos materiais gratuitos. ;)

Diferença entre técnico em nutrição e nutrólogo

Quem segue carreira na área de nutrição tem chances promissoras no mercado de trabalho. Afinal, cada vez mais pessoas demonstram interesse em saber mais sobre os benefícios de uma alimentação saudável e procuram melhorar os seus hábitos diários a fim de conquistar uma boa qualidade de vida. Para quem tem interesse em buscar qualificação na área de nutrição, é importante saber a diferença entre técnico em Nutrição e nutrólogo.

Ambos são profissionais que buscam promover a saúde dos seus pacientes por meio de melhores escolhas alimentares – mas enquanto um precisa de uma formação completa em medicina, o outro pode estar apto a trabalhar depois de um curso técnico, que dura cerca de dois anos. Saiba mais sobre a diferença entre técnico em Nutrição e nutrólogo e descubra qual é a melhor opção para você!

Entenda a diferença entre técnico em Nutrição e nutrólogo

Uma diferença entre técnico de Nutrição e nutrólogo, é que o técnico não precisa de diploma em Medicina. O técnico é um profissional com qualificação técnica para analisar cardápios alimentares e promover uma melhor educação alimentar. Para isso, estuda matérias ligadas à nutrição básica, gastronomia e segurança alimentar. É um profissional apto a indicar melhores escolhas alimentares. Podem fazer parte do dia a dia deste profissional: a avaliação de cardápios alimentares, o controle da qualidade dos alimentos, o planejamento de refeições e o apoio a nutricionistas na promoção da saúde alimentar de pacientes.

O nutrólogo é um profissional que possui diploma em Medicina. Depois de concluída a faculdade, o médico procura se especializar na área de Nutrologia e recebe qualificação de nutrólogo. É preciso, em média, seis anos de faculdade de medicina mais os anos necessários para especialização para estar apto ao trabalho. Faz parte da rotina de um nutrólogo: examinar pacientes a fim de identificar as suas deficiências nutricionais, prescrever o consumo de vitaminas, diagnosticar e tratar doenças ligadas a maus hábitos alimentares.  

Nutrologia ou curso técnico: qual é a melhor opção

Esta é uma resposta que varia de uma pessoa para outra. Se você pretende atuar em hospitais, diagnosticando e tratando problemas ligados à alimentação e prescrevendo medicamentos que contribuam para a recuperação do paciente, a nutrologia é uma boa escolha – desde que você esteja disposto a dedicar alguns anos para obter o diploma em Medicina e para concluir a especialização em Nutrologia. Mas, se um curso rápido estiver mais de acordo com as suas necessidades, o curso técnico em Nutrição pode ser uma opção mais adequada. Entender a diferença entre técnico em Nutrição e nutrólogo é essencial para fazer esta escolha.

Depois de formado, o técnico em Nutrição está apto a promover uma alimentação mais saudável em locais como cozinhas industriais, escolas e hotéis.  É importante destacar que o técnico em Nutrição também pode trabalhar em clínicas e na área da saúde. O curso dura cerca de dois anos – entre teoria, prática e estágio – e pode ser feito por pessoas com curso superior completo ou em andamento.

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200