• Floripa (48) 97400 1200
  • Itajaí (47) 99284 0967

Blog

Confira Dicas de Prevenção para o Coronavírus
IAvatar Fernando Barcellos

por

Olá! Eu sou o Fernando, Analista de Marketing Digital da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

Confira Dicas de Prevenção para o Coronavírus

Declarada pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na última quarta-feira, 11 de março de 2020, a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), já chegou a mais de 100 países. Diz-se novo porque faz parte de uma família já conhecida, composta por outros vírus que causam infecções respiratórias em humanos e animais. No Brasil, o primeiro caso confirmado foi em 25 de fevereiro de 2020, em São Paulo. Logo após, outras dezenas de casos foram confirmados no país, e há centenas de outros casos suspeitos. Neste post, falaremos um pouco sobre a doença e traremos dicas de prevenção para o coronavírus. 

Como e Onde Surgiu?

De acordo com reportagem publicada pelo G1, a origem da doença tem relação com o consumo de carne de animais silvestres na China. Outra hipótese relaciona o vírus em humanos por meio do contato com a carne de cobras. Adiciona-se, ainda, que outras possibilidades de explicação da transmissão do vírus para humanos não devem ser descartadas. O início do surto se deu em Wuhan, metrópole chinesa com 11 milhões de habitantes (para fins de comparação, São Paulo tem pouco mais de 12 milhões). O primeiro alerta para a doença foi emitido em 31 de dezembro de 2019, pela OMS. Desde então, o vírus já se espalhou por todos os continentes.

De acordo com recentes pesquisas divulgadas, o primeiro contágio ocorreu de animal para humano. Depois, o vírus foi se espalhando de pessoa para pessoa. Existem evidências, inclusive, de que a doença pode ser transmitida por pessoas que não apresentem os seus sintomas. Entretanto, as chances são menores e, de acordo com a OMS, o modo mais comum de contágio é por pessoas que apresentam os sintomas de Covid-19.

Quais são as Formas de Transmissão do Coronavírus?

As formas mais comuns de transmissão são por gotículas respiratórias que se espalham pelo ar. Assim, são maneiras propícias à transmissão:

Contaminação pelo ar Coronavírus

Transmissão pelo ar

  • Tosse;
  • Espirro;
  • Fala.

Também pode-se contrair a doença estabelecendo contato direto com a pessoa infectada, por meio de:

Contaminação por contato físico Coronavírus

Contato físico

  • Beijos;
  • Abraços;
  • Apertos de mão.

Além disso, superfícies não higienizadas também são locais em que o vírus pode viver e infectar outras pessoas.

Contaminação em objetos contaminados Coronavírus

Objetos contaminados

Os vírus podem sobreviver nessas superfícies ou no ar por horas ou até mesmo por vários dias. O contágio se dá ao tocar essas superfícies e levar as mãos até os olhos, nariz e boca.

Quais são os Sintomas das pessoas infectadas pelo Coronavírus?

Os sintomas mais comuns de quem está infectado pelo novo coronavírus são: 

  • Tosse (seca ou com secreção); e 
  • Febre (acima de 37ºC).

Entre os mais graves, salientam-se:

  • Dificuldade respiratória aguda; e 
  • Insuficiência renal. 

Além disso, outros possíveis sintomas são: 

  • Dores no corpo;
  • Congestionamento nasal;
  • Inflamação na garganta;
  • Diarreia. 
Sintomas do Coronavírus

No início, os sintomas podem ser exatamente iguais aos de uma gripe. Entretanto, o novo coronavírus é mais perigoso, porque não existem vacinas nem tratamento específico. Por isso, é importante estar atento ao ambiente em que se circula e ao número de casos suspeitos e confirmados ao redor. 

Perfil das Vítimas

De acordo com a OMS, a maioria dos mortos é idosa (mais de 60 anos) e tinha outros problemas de saúde. Confira os dados disponibilizados até agora:

  • 97% dos casos fatais são de Hubei, na China;
  • 75% já eram vítimas de outras doenças, sendo as principais relacionadas a problemas respiratórios, diabetes e/ou hipertensão;
  • 80% dos óbitos tinham 60 anos ou mais.

Por enquanto, de acordo com nota divulgada pela Sociedade Brasileira de Infectologia nesta quinta-feira, 12/03/2020, “o momento é de prudência; não de pânico”

De acordo com a pediatra Dra. Ana Escobar, consultora do programa Bem-Estar da TV Globo, o coronavírus têm letalidade baixa, com exceção para idosos e pessoas com doenças crônicas. Em jovens e crianças os sintomas são significativamente menores, não existindo em todo o mundo nenhum óbito de criança com 10 anos de idade ou menos (até a presente data, 11 de março de 2020). 

A pediatra ainda afirma que o motivo de maior preocupação dos órgãos de saúde de todos os países é em relação a capacidade de disseminação deste vírus na população, não sendo pelos sintomas graves que produz na maioria das pessoas que não estão em grupos de risco e/ou não possuem mais de 65 anos. Estando fora desses grupos de risco, os doentes, em sua grande maioria, possuem apenas sintomas gripais que podem e devem ser tratados em casa.

A seguir, divulgaremos maneiras simples e eficazes de prevenção para o coronavírus, que devem fazer parte do cotidiano de cada um de nós, pois evitam também a propagação de outras doenças contagiosas. Confira a seguir.

Formas de Prevenção para o Coronavírus

As medidas de prevenção para o coronavírus são parte de etiqueta básica de higiene, servindo também para a prevenção de outras doenças contagiosas, como a gripe. A seguir, confira as principais formas de prevenção para o coronavírus.

  1. Lavar as mãos com frequência;
  2. Cobrir a boca e o nariz ao tossir/espirrar;
  3. Manter distância de ao menos dois metros de pessoas que estejam tossindo ou espirrando;
  4. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, copos, etc;
  5. Manter os ambientes limpos;
  6. Permitir a livre circulação do ar nos ambientes, inclusive ônibus;
  7. Higienizar superfícies como mouses, teclados, celulares, maçanetas e demais objetos tocados com frequência;
  8. Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca;
  9. Cozinhar bem carnes e ovos.

Até o momento da finalização deste post, há dois casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina, mais especificamente, em Florianópolis. Uma mulher de 28 anos, brasileira, mas que atualmente mora na Holanda, e um homem de 34 anos, vindo de Nova Iorque, testaram positivo para Coronavírus. Os dois estão sendo monitorados e recebendo tratamento em suas casas. Segundo o secretário municipal de saúde do município, no momento, a recomendação ainda não é a de restringir a circulação em locais com grande volume de pessoas. Solicita, apenas, que a população siga as recomendações básicas de higiene, como as presentes neste post.

Ao seguir as dicas acima, você estará de acordo com as recomendações internacionais de prevenção para o Coronavírus. Como se sabe, novas informações sobre a situação do novo coronavírus, no Brasil e no mundo, são divulgadas a todo instante. Em tempos de fake news exacerbadas, é importante tomar cuidado com a fonte dessas informações. Procure notícias em portais confiáveis, tanto regionais quanto nacionais, site do Ministério da Saúde do Governo Federal e site da Organização Mundial da Saúde (em inglês).

🚀 Deseja impulsionar seu futuro profissional?

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração (de 18 a 27 meses), com mensalidades acessíveis e conteúdo voltado às necessidades do mercado de trabalho. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais grandes economias como Alemanha e Suíça investem tanto na formação técnica, com importante papel na diminuição dos índices de desemprego.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Conheça nossos Cursos Técnicos

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Felipe Schmidt, 291, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400.1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(47) 99284.0967