• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

massagem-desportiva-trabalhar-curso-técnico-escola-tecnica-geracao
Avatar direcaoensino

por

Atuando desde 2000, a Escola Técnica Geração é hoje referência no Ensino Técnico em Santa Catarina. Com unidades em Florianópolis e Itajaí, oferece completa estrutura - em instalações amplas e modernas - laboratórios completamente equipados, salas de aula refrigeradas com recursos áudio-visuais e bibliotecas informatizadas com vasto acervo. Tem interesse no Ensino Técnico? Então convido você para baixar alguns de nossos materiais gratuitos. ;)

Como um curso técnico prepara você para trabalhar com massagem desportiva

A vida de um atleta profissional é cheia de desafios e de etapas que precisam ser superadas. O desafio que os atletas têm de melhorar o seu desempenho físico, por exemplo, faz com que eles se esforcem cada vez mais para alcançar a perfeição. Esse esforço, muitas vezes, pode resultar em lesões musculares e tendinosas que podem impedir o atleta de continuar os seus treinos e a sua rotina de competições.

Para ajudar o atleta a superar esses momentos de lesões e, inclusive, evitá-los, é que existe a necessidade do apoio de técnicos que entendam de massagem desportiva. Esse tipo de massagem alivia as tensões da musculatura e trabalha para que ela fique mais forte e resistente. Conheça, a seguir, alguns benefícios da massagem desportiva e como você pode atuar nessa área.

Saiba mais sobre os principais benefícios da massagem desportiva

A massagem desportiva é utilizada como uma importante aliada no tratamento das lesões dos atletas e como apoio para que eles alcancem os melhores resultados na fase de preparação. Esse tipo de massagem costuma ser feita antes e depois de alguma competição ou atividade física de maior impacto.

Utilizando a massagem desportiva, o terapeuta consegue combater as principais dores musculares dos atletas em suas rotinas de treinamento. Esse tipo de massagem é benéfica no tratamento de lesões porque atua na área lesionada melhorando o sistema circulatório e diminuindo as dores. O tratamento também consegue identificar pontos que podem se transformar em lesão, prevenindo um novo problema.

Quando as técnicas desse tipo de massagem são utilizadas antes de um treino ou de uma competição, a massagem é chamada de condicionamento e serve para aquecer a musculatura do atleta. O objetivo? Elevar a circulação sanguínea e a temperatura do corpo, preparando os músculos para a atividade física – o que pode evitar lesões.

Já a massagem feita pelo profissional após o treino é chamada de massagem de recuperação. Ela auxilia na regeneração muscular do atleta, eliminando qualquer tipo de problema que possa surgir devido ao desgaste físico sofrido pelo treinamento de impacto físico.

Uma outra aplicação da massagem desportiva é a que trabalha os pontos de gatilho, que são nódulos que causam dores localizadas em um ponto onde o músculo e o tecido se conectam. Vale lembrar que cada lesão ou problema físico que um atleta vivencia necessita de um tratamento especial e específico.

Por tudo isso, a massoterapia acaba sendo um elemento essencial para que um esportista alcance o seu rendimento físico ideal. Para que o tratamento seja feito da forma correta, no entanto, é preciso que a sessão de massagem seja feita por um profissional qualificado e com curso técnico na área.

Fatores que influenciam na escolha do tipo de massagem desportiva

Diversos elementos e fatores precisam ser considerados no tratamento do atleta para que ele consiga manter uma boa condição física e obter um alto rendimento. A massagem desportiva, por sua vez, funciona como um importante recurso de apoio para que isso aconteça.

Mas, como comentamos antes, para cada necessidade do atleta existe uma técnica diferente que o massoterapeuta pode aplicar para atingir o objetivo pretendido. Conheça agora alguns fatores que influenciam na definição do tipo de massagem desportiva:

– Ocasião:
Essa massagem desportiva é realizada antes ou depois de uma competição. É muito comum um jogador de tênis receber uma massagem antes de jogar uma partida, por exemplo. Como essa modalidade é uma das mais desgastantes, a massagem ajuda o atleta a ter o preparo físico ideal para jogar.

– Área de estresse:
Esse tipo de massagem trata uma região problemática do atleta, quando necessário. O ex-tenista Gustavo Kuerten, por exemplo, sofria com dores no quadril, que era a área de estresse do atleta. Por isso ele precisou fazer vários tratamentos, especialmente massagens, para ter condições de jogar e de seguir competindo.

– Ambiente:
A massagem desportiva pode ser feita no local do jogo ou em uma clínica. A forma com que será feito o tratamento irá variar de acordo com o ambiente escolhido.

– Programada:
Esse tipo de massagem é feita de acordo com a intensidade do treinamento ou da competição pela qual o atleta vai passar.

Venha aprender massagem desportiva na Escola Técnica Geração!

Quer aprender mais sobre massagem desportiva e dedicar-se a essa profissão? Então venha para a Escola Técnica Geração! A instituição é referência de ensino técnico de qualidade em Santa Catarina e oferece em sua grade de opções de formação profissionalizante o curso técnico em Massoterapia.

O aluno que investe nesse curso técnico é capacitado a dominar diversas técnicas de massagem e pode, se assim desejar, abrir o seu próprio negócio. Durante o curso, serão ensinadas diversas técnicas, inclusive a massagem desportiva.

Então não perca mais tempo! Entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso curso técnico. Formação técnica em Massoterapia é na Escola Técnica Geração!

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200