• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

Avatar direcaoensino

por

Atuando desde 2000, a Escola Técnica Geração é hoje referência no Ensino Técnico em Santa Catarina. Com unidades em Florianópolis e Itajaí, oferece completa estrutura - em instalações amplas e modernas - laboratórios completamente equipados, salas de aula refrigeradas com recursos áudio-visuais e bibliotecas informatizadas com vasto acervo. Tem interesse no Ensino Técnico? Então convido você para baixar alguns de nossos materiais gratuitos. ;)

7 cursos técnicos na área da saúde

A área da saúde é, historicamente, uma das mais promissoras do mercado. O Brasil, assim como outros países em desenvolvimento, carece de profissionais que atuem com este foco de atendimento da população. Uma forma rápida de entrar neste mercado e de iniciar a trajetória profissional que tem grandes perspectivas de bons salários é procurando os cursos técnicos na área da saúde.

Sempre que uma pesquisa de tendência é lançada, a área da saúde aparece como uma das mais promissoras para o futuro. Isso porque com o crescimento da população no país, permanece a necessidade do investimento em novos hospitais, clínicas, laboratórios, entre outras unidades que cuidam da saúde e do bem estar da população.

O MEC (Ministério da Educação) apresenta no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos 24 opções relacionadas com a área da saúde. Entre as opções de cursos técnicos que tem a maior procura no mercado e que estão em ascensão está os de massoterapia, enfermagem, radiologia, nutrição, farmácia, hemoterapia, saúde bucal, análises clínicas, gerência em saúde e agente comunitário de saúde.

Para quem está procurando uma formação de duração mais curta e com custos mais baixos do que os oferecidos por uma faculdade, os cursos técnicos são uma ótima opção.

As outras vantagens dos cursos técnicos é que eles têm um alto índice de empregabilidade e permitem que você comece logo no mercado do trabalho podendo, posteriormente, investir em uma formação de nível superior.

Leia também 👉 Por que a Escola Técnica Geração tem os cursos mais procurados?

7 cursos técnicos na área da saúde que estão em alta

1. Curso Técnico em Massoterapia

Neste curso técnico o aluno é formado para aplicar diferentes técnicas de massagem e para gerenciar o próprio negócio. O profissional é especializado nos cuidados com o corpo, tanto para fins estéticos, quanto como apoio de práticas esportivas e cuidados pré e pós-operatórios.

Conteúdo: entre as disciplinas oferecidas estão anatomia e fisiopatologia, fundamentos da profissão, massoterapia ocidental terapêutica e estética, massoterapia oriental, drenagem linfática manual, empreendedorismo e gerenciamento, massagem laboral e desportiva, atividades práticas, entre outras.

Duração: 18 meses, aproximadamente, incluindo teoria, prática e estágio

Mercado de trabalho: o profissional formado neste curso pode atuar no próprio negócio ou como terceirizado com atendimento em domicílio, em clínicas e institutos de estética e beleza, em spas e hotéis, academias e clubes esportivos, centros fitness ou em programas de saúde do trabalho em empresas.

2. Curso Técnico em Radiologia

O curso prepara os alunos para que eles estejam aptos a desempenhar com qualidade e responsabilidade o trabalho tanto em radiologia convencional, quanto em radiologias específicas na área de diagnósticos. O profissional formado neste curso poderá preparar e operar aparelhos de diagnósticos por imagem, como raio-X, mamografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Conteúdo: fazem parte da grade curricular deste curso eixos temáticos como anatomia e fisiologia, técnicas radiológicas e equipamentos, imagem digital, radioproteção, noções de tomografia computadorizada e de ressonância magnética, radiologia odontológica, aplicabilidade prática no estágio, entre outras.

Duração: 21 meses, aproximadamente, incluindo teoria, prática e estágio.

Mercado de trabalho: o radiologista tem um campo amplo de atuação, podendo trabalhar em hospitais e clínicas que tenham raio-X, mamografia, tomografia computadorizada, densimotria óssea, ressonância magnética, radiologia odontológica, medicina nuclear, radioterapia e radiologia pediátrica. Ele também pode trabalhar com radiologia forense, em IMLs; na salvaguarda de portos e aeroportos com a verificação de bagagens e metais; na radiologia industrial; em pesquisas genéticas e na esterilização de alimentos.

3. Curso Técnico em Nutrição

Quem conclui este curso recebe o título de Agente de Prevenção em Saúde e Agente Nutricional. A habilitação do profissional especifica a função de Técnico em Nutrição e Dietética. Este título significa que o profissional preparado pelo curso pode trabalhar em ações voltadas para a alimentação e a saúde, tendo como objetivo controlar a qualidade dos alimentos que são ingeridos e garantir o bom aproveitamento nutricional.

Conteúdo: entre as disciplinas da formação estão anatomia e fisiologia básica; educação nutricional; nutrição nos ciclos de vida; microbiologia dos alimentos; nutrição aplicada ao esporte; nutrição dietética e dietoterápia; segurança alimentar e biossegurança; alimentação institucional; custos de produção; organização de eventos e etiquetas, entre outras.

Duração: 22 meses, aproximadamente, incluindo teoria, prática e estágio.

Mercado de trabalho: o Técnico em Nutrição e Dietética pode atuar em hospitais, academias de ginástica, postos de saúde, eventos, hotéis, cozinhas industriais, escolas, restaurantes, assessorias, alimentação para transporte aéreo e em marketing nutricional.

4. Curso Técnico em Enfermagem

Toda a formação deste profissional envolve conhecimentos que vão prepará-lo para atuar na área de saúde com foco em ações humanizadas, segurança dos pacientes e profissionalismo. Indispensáveis na composição de equipes médicas de qualquer instituição de saúde pública ou privada, os profissionais preparados por este curso são qualificados para acompanhar e garantir a aplicação correta do tratamento prescrito pelo médico.

Entre outras aptidões desenvolvidas durante o curso técnico estão a de saber verificar os sinais vitais, preparar o paciente para exames, administrar medicamentos, fazer curativos, dar banho no leito e cuidar da alimentação do paciente.

Conteúdo: integram a grade curricular deste curso disciplinas como anatomia e fisiologia, assistência a pacientes/clientes em tratamento clínico, assistência de enfermagem em saúde coletiva e saúde do trabalhador, apoio ao diagnóstico, farmacologia, administração em enfermagem, assistência em saúde mental, ética e legislação do exercício profissional em enfermagem, entre outras.

Duração: 24 meses, aproximadamente, incluindo teoria, prática e estágio.

Mercado de trabalho: o profissional Técnico em Enfermagem pode atuar em postos de saúde, hospitais, clínicas, casas de repouso, programas de saúde familiar e em programas de saúde desenvolvidos para escolas e empresas.

5. Curso Técnico em Gerência em Saúde

Os alunos que fazem este curso são preparados para participar do planejamento, do controle e da avaliação da implementação de políticas públicas na área. Depois de formados, os profissionais estarão aptos para gerenciar serviços e unidades de saúde e os seus processos de trabalho.

Conteúdo: as disciplinas sugeridas para a grade curricular contemplam o SUS (Sistema Único de Saúde), legislação e regulação, modelos de atenção e de gestão, avaliação e indicadores de desempenho, processo de trabalho em saúde, financiamento e orçamento, sistemas de informações, patrimônio e estoques.

Duração: 24 meses, em média, incluindo teoria, prática e estágio.

Mercado de trabalho: depois de formado, o aluno poderá desempenhar a sua função em hospitais, clínicas e policlínicas, postos e unidades de saúde, empresas seguradoras e de medicina em grupo, empresas de exames complementares, laboratórios e farmácias.

6. Curso Técnico em Análises Clínicas

Os profissionais formados nesta área são preparados para auxiliar e executar atividades padronizadas de laboratório que são necessárias para o diagnóstico médico. Com a conclusão do curso o aluno estará apto para colaborar com equipes multidisciplinares na investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas relacionadas às análises clínicas.

Conteúdo: os temas usuais nestes cursos compreendem a parasitologia, microbiologia, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular, biossegurança, química e preparo de soluções, entre outros.

Duração: 24 meses, em média, incluindo teoria, prática e estágio.

Mercado de trabalho: o profissional desta área pode atuar em hospitais, clínicas e postos de saúde, laboratórios de diagnósticos médicos, laboratórios de pesquisa e ensino biomédico, laboratórios de controle de qualidade em saúde.

7. Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde

Quem opta por esta formação é qualificado para atuar na perspectiva da promoção, prevenção e proteção da saúde, orientando e acompanhando famílias e grupos em seus domicílios e cuidando para que eles sejam encaminhados aos serviços de saúde. Entre as funções destes profissionais está a realização de mapeamentos e cadastramentos de dados sociais, demográficos e de saúde, trabalhando para consolidar e analisar as informações obtidas.

Conteúdo: entre as disciplinas sugeridas para este curso estão a de políticas de saúde no Brasil, estratégia em saúde da família, educação e saúde, fases do ciclo vital, processos saúde-doença e seus condicionantes, informações e registro e promoção da saúde.

Duração: 24 meses, em média, incluindo teoria, prática e estágio.

Mercado de trabalho: o foco de atuação está ligado direto ao SUS.

Cursos TécnicosCursos Técnicos
🚀 Deseja impulsionar seu futuro profissional?

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração (de 18 a 27 meses), com mensalidades acessíveis e conteúdo voltado às necessidades do mercado de trabalho. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais grandes economias como Alemanha e Suíça investem tanto na formação técnica, com importante papel na diminuição dos índices de desemprego.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Conheça nossos Cursos Técnicos

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200