• Floripa (48) 97400 1200
  • Itajaí (47) 99284 0967

Blog

IAvatar Fernando Barcellos

por

Olá! Eu sou o Fernando, Analista de Marketing Digital da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

5 motivos para cursar Técnico em Radiologia

Decidir qual curso fazer depois do ensino médio não é uma tarefa fácil. É preciso pesquisar bastante, ver qual opção combina com o seu perfil e também traz boas perspectivas para o seu futuro.

Um curso que está sendo bastante escolhido por diversos jovens que desejam entrar no mercado de trabalho rapidamente é o de Técnico em Radiologia. Se você não conhece esta profissão, mas ainda está em dúvida sobre a sua carreira, continue lendo o nosso post.

A seguir, vamos mostrar 5 motivos para cursar Técnico em Radiologia. Dessa forma, você poderá decidir se também quer seguir essa carreira. Confira!

O que faz um Técnico em Radiologia?

De forma geral, este profissional é responsável por manusear equipamentos e preparar ambientes e soluções químicas para a realização de diagnósticos por imagem. Ele faz diversos exames que são essenciais na área da saúde, como o Raio X, mamografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Para desempenhar de maneira satisfatória essas funções, é preciso ser cuidadoso e saber relacionar-se com pessoas, já que será necessário trabalhar em equipe e com pacientes diariamente.

O trabalho do profissional Técnico em Radiologia envolve interação com produtos radioativos, mas tudo com as devidas precauções e equipamentos de proteção. Esse é um curso que está em alta e é o escolhido de vários estudantes que desejam entrar no mercado de trabalho.

Após entender o que esse profissional faz, entenda quais são os motivos que estão atraindo tantos jovens para cursar Técnico em Radiologia!

👉 Técnico em Radiologia: conheça as qualificações do profissional dessa área

Motivos para cursar Técnico em Radiologia

1. Formação rápida

O curso Técnico em Radiologia prepara o estudante para realizar diversas atividades, como exames de Raio X, organizar os locais de procedimentos e preparar soluções químicas. Para garantir o diploma dessa profissão, o estudante precisa realizar as tarefas curriculares, fazer estágio e escrever um Projeto Integrador.

A formação é constituída por uma vasta gama de conhecimentos e exige que o estudante cumpra diferentes atividades, mas não se trata de um curso longo: a duração média é de 2 anos, enquanto uma formação em curso superior dura, geralmente, entre 3 e 5 anos.

Sendo assim, o curso Técnico em Radiologia é ideal para quem deseja entrar rapidamente no mercado de trabalho. Jovens formados, ou que estejam cursando o ensino médio, podem matricular-se nessa formação. Porém é importante observar que o aluno só poderá realizar seu estágio com 18 anos completos.

2. Jornada de trabalho reduzida

A carga horária de trabalho de um Técnico em Radiologia é de 24 horas semanais por emprego (vide lei 1.234/50). Sendo assim, ele deve trabalhar 4 horas por dia no mesmo local ou fazer, por exemplo, um plantão de 24 horas na semana ou dois de 12 horas.

O Técnico possui uma jornada de trabalho reduzida devido às condições das funções que desenvolve, como o contato com agentes nocivos à saúde. Se desejar, ele pode trabalhar em mais de uma instituição, como uma clínica ou um hospital, para completar a renda, ou pode aproveitar para ocupar o tempo livre com outras atividades, como cursos de especialização.

Além da jornada de trabalho reduzida, esse profissional tem direito a férias duplas, ou seja, ele pode tirar férias duas vezes ao ano, de 20 dias consecutivos, a cada 6 meses.

3. Mercado de trabalho amplo

O Técnico em Radiologia é um profissional requisitado na área da saúde, e pode ainda ser empregado por várias instituições de diferentes segmentos. Ou seja, o mercado de trabalho é amplo e há diversas oportunidades de emprego.

Este é, com certeza, um dos principais motivos para cursar Técnico em Radiologia, porque, como o mercado é amplo, os profissionais conseguem trabalho mais fácil e rapidamente.

O Técnico é capaz de atuar tanto em empresas públicas quanto privadas. Alguns exemplos mais comuns de locais que costumam empregá-lo são: clínicas e consultórios médicos, hospitais, laboratórios e o IML.

Entretanto, além do campo da saúde, esse profissional consegue atuar em outros, como portos, aeroportos, engenharia e industrial. Nos portos, o Técnico atua na área de segurança fazendo a fiscalização de bagagens e metais.

Na engenharia, a função do Técnico em Radiologia é realizar o rastreamento de tubulações e estruturas metálicas em construções. Já no campo industrial, há também várias oportunidades de emprego.

É possível trabalhar em indústrias de equipamentos radiológicos e em indústrias farmacêuticas ou alimentícias, auxiliando nos processos de esterilização que utilizam fontes radioativas.

4. Profissão valorizada

Este é mais um dos motivos para cursar Técnico em Radiologia que atrai várias pessoas, já que a maior parte dos indivíduos deseja ter o seu trabalho reconhecido. Essa profissão é valorizada, pois ela lida com atividades extremamente necessárias em diversas áreas, como a de exames na saúde e a de fiscalização em aeroportos.

Trata-se de uma profissão reconhecida no mercado de trabalho e, portanto, bem remunerada. O salário varia de acordo com a experiência do profissional, mas, em média, gira em torno de dois salários mínimos. Além desse valor, todos os Técnicos ganham um adicional mensal de aproximadamente 40%, por insalubridade.

5. O profissional se aposenta mais cedo

Mais um dos motivos para cursar Técnico em Radiologia é que esse profissional pode se aposentar mais cedo do que os demais trabalhadores. Como o Técnico precisa se expor a agentes nocivos, como o Raio X, o trabalho é considerado insalubre ou perigoso.

Para se aposentar, é necessário ter atuado durante 25 anos como Técnico em Radiologia. Além de comprovar os 25 anos de atuação na área, o profissional também precisa mostrar laudos técnicos que confirmem os perigos à saúde dele durante o serviço.

Esses são os 5 principais motivos para cursar Técnico em Radiologia. Depois de saber um pouco mais sobre o cotidiano deste profissional e quais são as vantagens de escolher esta carreira, você já fez sua decisão?

Para saber mais a respeito de outros cursos técnicos, acesse o nosso site!

Curso Técnico em RadiologiaCurso Técnico em Radiologia

☢️ Sobre o Curso Técnico em Radiologia

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração, com mensalidades acessíveis e conteúdo prático voltado às necessidade do mercado de trabalho.

O Curso Técnico em Radiologia capacita profissionais para preparar e operar aparelhos de diagnósticos por imagem – radiografia convencional (raio X), mamografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, por exemplo. Apesar da área da saúde ser a maior contratante deste profissional, os Técnicos em Radiologia também podem atuar em portos e aeroportos para verificação de bagagens, no setor industrial, na esterilização de alimentos e na construção civil para avaliação de estruturas e detecção de anomalias na densidade do solo.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Mais detalhes do Curso

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Felipe Schmidt, 291, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400.1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(47) 99284.0967