• Floripa (48) 97400 1200
  • Itajaí (47) 99284 0967

Blog

habilidades do técnico em radiologia
IAvatar direcaoensino

por

Atuando desde 2000, a Escola Técnica Geração é hoje referência no Ensino Técnico em Santa Catarina. Com unidades em Florianópolis e Itajaí, oferece completa estrutura - em instalações amplas e modernas - laboratórios completamente equipados, salas de aula refrigeradas com recursos áudio-visuais e bibliotecas informatizadas com vasto acervo. Tem interesse no Ensino Técnico? Então convido você para baixar alguns de nossos materiais gratuitos. ;)

10 habilidades do técnico em Radiologia

Radiologia é uma área bastante interessante para quem, durante o ensino médio, apresenta interesse por matérias como biologia, física e química. Existem muitas opções de trabalho para quem se forma no curso técnico em Radiologia: a área da saúde é apenas uma das alternativas disponíveis. Estes técnicos também podem trabalhar na indústria alimentícia, em aeroportos e em empresas de engenharia. Ficou curioso para conhecer mais sobre o mercado de trabalho encontrado pelo técnico em radiologia? Acesse este link para conferir mais sobre o assunto.

Se você tem interesse na área mas tem dúvida se este é o curso técnico ideal para você, preste atenção nas informações reunidas abaixo. Listamos 10 habilidades do técnico em Radiologia que são essenciais na rotina do profissional.

Conheça 10 habilidades do técnico em Radiologia

1 – Bom relacionamento interpessoal

O bom relacionamento interpessoal deve ser uma das habilidades do técnico em Radiologia. Frequentemente, este profissional precisa trabalhar em conjunto com outras pessoas, como médicos, engenheiros e enfermeiros. Portanto, é importante que o técnico saiba trabalhar em equipe e que saiba se relacionar bem com os colegas de trabalho.

2 – Bom ouvinte

Esta é uma habilidade essencial para quem opta por trabalhar na área da saúde. Uma das atividades do técnico em Radiologia é prestar apoio a pacientes que precisam fazer diagnósticos por imagem – como em casos de exames de tomografia, mamografia e ultrassonografia. Assim como outros profissionais da área que lidam diretamente com pessoas, é essencial que o técnico em Radiologia saiba ouvir o que paciente tem a dizer para assegurar o seu bem-estar.

3 – Boa capacidade de comunicação

Mais uma das habilidades do técnico em Radiologia é a capacidade de se expressar bem oralmente. Assim, ele estará apto para tranquilizar tanto os pacientes quanto os seus familiares e para oferecer suporte psicológico sempre que necessário.   

4 – Organização

O trabalho desempenhado por este técnico também exige organização. Sem esta habilidade, tarefas envolvidas no cotidiano do técnico em Radiologia podem ficar muito mais complicadas. Uma das atividades do profissional, por exemplo, envolve a seleção de materiais e acessórios utilizados na administração de exames. Além disso, a falta de organização pode levar à perda ou troca de imagens – algo muito sério, que pode comprometer o bem-estar do paciente.

5 – Concentração

Assim como a organização, a capacidade de concentração também é essencial para que o técnico desempenhe bem o seu trabalho. A concentração é fundamental para o técnico em Radiologia, porque ele trabalha com a comparação de imagens de raio X, por exemplo. Esta também é uma habilidade importante durante o manuseio de aparelhos, algo frequente na rotina deste profissional.

6 – Facilidade de aprendizado em ciências exatas

Durante o Curso de Radiologia, o estudante recebe conhecimentos de áreas como anatomia, física aplicada, química e medicina nuclear. Estas são disciplinas importantes para o dia a dia do profissional.  

7 – Curiosidade

A radiologia é uma área em constante crescimento. Como ela depende de aparelhos tecnológicos, como o raio X, novas tecnologias podem trazer importantes revoluções para a profissão. A curiosidade por pesquisas na área e a procura constante por novos conhecimentos são, portanto, habilidades do técnico em Radiologia.

8 – Raciocínio rápido

O pensamento rápido e a capacidade de tirar conclusões precisas com agilidade fazem toda a diferença no dia a dia deste profissional. Por isso, estas também são habilidades do técnico em Radiologia. Dessa forma, o profissional está apto a diagnosticar problemas com maior rapidez – o que pode fazer uma enorme diferença na recuperação do paciente.

9 – Boa comunicação escrita

Em alguns casos, pode fazer parte das atividades do técnico em Radiologia a produção de relatórios – como o relatório descritivo preliminar. Por isso, é importante que, além da comunicação oral, o técnico também apresente boa capacidade para se comunicar por meio de palavras.

10 – Atenção às regras de segurança

Parte do trabalho do técnico em Radiologia demanda o uso de aparelhos que emitem radiação – algo que pode ser prejudicial à saúde. Para garantir a segurança dos pacientes e do próprio profissional, é essencial que o técnico conheça e execute todas as regras exigidas para o uso destas maquinas.  

Gostou de saber mais sobre as habilidades do técnico em Radiologia? Saiba mais sobre esta profissão! Acesse este link para ler o post “O que faz um técnico em Radiologia”.

Curso Técnico em RadiologiaCurso Técnico em Radiologia

☢️ Sobre o Curso Técnico em Radiologia

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração, com mensalidades acessíveis e conteúdo prático voltado às necessidade do mercado de trabalho.

O Curso Técnico em Radiologia capacita profissionais para preparar e operar aparelhos de diagnósticos por imagem – radiografia convencional (raio X), mamografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, por exemplo. Apesar da área da saúde ser a maior contratante deste profissional, os Técnicos em Radiologia também podem atuar em portos e aeroportos para verificação de bagagens, no setor industrial, na esterilização de alimentos e na construção civil para avaliação de estruturas e detecção de anomalias na densidade do solo.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Mais detalhes do Curso

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Felipe Schmidt, 291, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400.1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(47) 99284.0967