• Floripa (48) 97400 1200
  • Itajaí (47) 99284 0967

Blog

10 habilidades do Técnico em Administração
IAvatar Fernando Barcellos

por

Olá! Eu sou o Fernando, Analista de Marketing Digital da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

10 habilidades do Técnico em Administração

Existem certas características que um indivíduo precisa ter, ou desenvolver, para ser um bom Técnico em Administração. Com essas particularidades, as tarefas do cotidiano desse profissional vão ficar mais simples e ainda terão mais chances de trazer bons resultados.

Independente da área que ele atue, resultados positivos são imprescindíveis para que ele possa auxiliar no sucesso da empresa. Caso você se interesse por essa carreira, continue lendo o nosso post, porque mostraremos o que faz esse profissional e quais são as habilidades do Técnico em Administração que o indivíduo deve ter. Confira!

O que faz um Técnico em Administração?

De forma geral, o profissional dessa área trabalha com a gestão de uma empresa (de pequeno ou médio porte) ou em algum setor de uma grande instituição. Ele pode atuar em diversos departamentos de uma empresa, sendo que os mais comuns são: financeiro, comercial, Marketing e Recursos Humanos.

Na área financeira, o técnico em administração realiza várias atividades, como o planejamento financeiro, análise de dados do mercado e lida com tributações. No setor comercial, as tarefas envolvem relacionamento com clientes e vendas.

Já no Marketing, o profissional lida com a criação de campanhas promocionais, realização de pesquisas de mercado e auxilia na criação da identidade da empresa. Nos recursos humanos, o técnico fará entrevistas para a seleção de funcionários, se responsabilizará pela folha de pagamentos, ponto, entre outros.

É necessário ter as habilidades do Técnico em Administração em todas essas áreas para realizar um bom trabalho. Por isso, vamos explicar melhor o que são essas capacidades.

Habilidades do Técnico em Administração

Primeiro, é importante salientar que há três tipos de habilidades do Técnico em Administração: as humanas, técnicas e conceituais. As humanas demonstram a aptidão que o profissional possui para conversar com demais colaboradores e sua inteligência emocional para lidar com os modelos distintos de funcionários.

As habilidades técnicas, dizem respeito ao conhecimento que o indivíduo tem e que o torna um especialista na área. Ou seja, tudo o que ele aprendeu, em cursos e na prática, que se relacionam com as atividades padrões da profissão.

A conceitual é um complemento de ambas as habilidades já citadas. Ela faz com que o técnico seja um profissional preparado para analisar alternativas, reconhecer boas oportunidades e tomar decisões.

Nesses 3 grupos estão inclusos diversos tipos de capacidades. A seguir, veremos quais são as principais habilidades do Técnico em Administração para que ele desempenhe bem a sua função. Vamos lá?

1. Capacidade de aprender

O indivíduo que deseja aprimorar o seu serviço deve estar sempre em busca de novos aprendizados, pois o mercado de trabalho muda cada vez mais rápido e, para continuar fazendo parte dele, o profissional tem que se manter atualizado.

Ele pode fazer isso ao se inscrever em cursos que ensinam técnicas modernas para resolver problemas antigos, ao conversar com outros especialistas ou até mesmo aprendendo com os próprios erros.

Todas essas tarefas são importantes durante a experiência de um técnico em administração, porque assim ele vai compreender melhor os processos e saberá quais são as soluções mais adequadas para cada um deles.

2. Foco

Como foi dito anteriormente, o profissional da área pode desempenhar diversas funções. Sendo assim, é fundamental que ele tenha foco para realizar uma a uma atentamente e sem deixar passar detalhes importantes. Dessa forma, as chances de erros nos processos serão menores.

Além disso, com foco, é possível completar tarefas de maneira mais rápida. Então, o técnico também ganhará tempo em seu dia para fazer as outras atividades.

3. Aptidão para planejar-se

Outra das habilidades do Técnico em Administração que é essencial é a capacidade de se planejar. Ao montar um plano para as ações do setor, o profissional torna-o mais organizado, algo imprescindível para o alcance das metas da empresa.

Com um planejamento, o profissional também antecipa cenários que são capazes de ocorrer e prepara soluções para diversas conjunturas. Todos esses fatores desenvolvem a visão estratégica do técnico, que é fundamental para que ele saiba aproveitar oportunidades e trazer bons resultados para a instituição.

4. Paciência

Quando se faz a gestão de um setor ou da própria empresa como um todo, certas parcerias ou contratos podem demorar a sair e determinados processos levam tempo para ser concluídos. Sendo assim, o técnico em administração precisa ser paciente e saber respeitar a duração de cada negociação, porque se ele tentar acelerar um procedimento, pode ser que acabe interferindo negativamente nos resultados.

5. Boa comunicação

Essa é uma das habilidades do Técnico em Administração que influencia bastante na imagem de liderança dele, então ele não pode se esquecer dela. O profissional deve comunicar-se de forma clara e objetiva com seus colaboradores e de maneira persuasiva em determinados casos, como em conversas com clientes e parceiros.

6. Saber motivar funcionários

Além de se comunicar com clareza, o técnico deve ter a habilidade de conseguir motivar os seus funcionários para que eles tenham vontade de se desenvolver e crescer junto à empresa. Um colaborador motivado sente-se reconhecido e, desse modo, torna-se mais produtivo e faz melhor os trabalhos que lhe são dados.

7. Técnica

Essa habilidade diz respeito à capacidade que o profissional tem de desenvolver suas técnicas. Ou seja, ele deve ser capaz de observar processos improdutivos e utilizar (ou criar) métodos que melhorem os resultados obtidos.

8. Adaptação

O técnico em administração precisa saber adaptar-se a diferentes cenários para realizar atividades como as citadas no item anterior. Se não, como ele vai mudar a resposta negativa dos processos para resoluções positivas? Em um mercado que está em constante mudança, a adaptação é essencial para todos os profissionais.

9. Não ter medo de inovar

O gestor de um departamento ou uma empresa não pode ter medo de usar a sua criatividade e inovar, porque é assim que a empresa vai diferenciar-se das demais. Apostar no novo, muitas vezes, é um risco. Contudo, isso pode trazer vários benefícios para a instituição. Então, a inovação e a criatividade são habilidades que o técnico não pode deixar de desenvolver e acreditar.

10. Confiança

Para realizar todas essas ações, o técnico tem que ter confiança em si mesmo. Afinal, se nem ele acreditar em suas ideias, quem vai?

O Técnico em Administração deve ter todas essas características para realizar bem a sua função. Caso ele ainda não tenha, é possível desenvolvê-las com estudo e prática.

Depois de ver quais são as atividades e habilidades do Técnico em Administração, ficou mais fácil descobrir se essa profissão é a certa para você? Deixe suas impressões nos comentários!

👉 Conheça o Curso Técnico em Administração e Recursos Humanos oferecido pela Escola Técnica Geração, líder de empregabilidade em Santa Catarina!

Curso Técnico em AdministraçãoCurso Técnico em Administração

🚀 Sobre o Curso Técnico em Administração

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração, com mensalidades acessíveis e conteúdo prático voltado às necessidade do mercado de trabalho.

O Curso Técnico em Administração possui duração máxima de 24 meses e capacita profissionais para executar atividades administrativas em organizações públicas e privadas. A formação permite que o aluno trabalhe em diferentes setores, tais como: gestão de pessoas, financeiro, relacionamento com clientes, operações logísticas, marketing e vendas.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Mais detalhes do Curso

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Felipe Schmidt, 291, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400.1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(47) 99284.0967