• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

prevencao-de-acidentes-como-atua-tecnico-em-seguranca-do-trabalho-escola-tecnica-geracao
Avatar direcaoensino

por

Atuando desde 2000, a Escola Técnica Geração é hoje referência no Ensino Técnico em Santa Catarina. Com unidades em Florianópolis e Itajaí, oferece completa estrutura - em instalações amplas e modernas - laboratórios completamente equipados, salas de aula refrigeradas com recursos áudio-visuais e bibliotecas informatizadas com vasto acervo. Tem interesse no Ensino Técnico? Então convido você para baixar alguns de nossos materiais gratuitos. ;)

Veja como o técnico em Segurança do Trabalho atua na prevenção de acidentes

O técnico em Segurança do Trabalho tem um papel bastante relevante dentro das empresas. No Brasil, sua importância cresce a cada ano com o desafio de reduzir o número de acidentes de trabalho em empresas e instituições. Uma das funções mais importantes do técnico em Segurança do Trabalho é, justamente, atuar na prevenção de acidentes.

Segundo dados do Observatório Digital da Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), citados em matéria da Agência Brasil, até o dia 27 de abril de 2018 o País já tinha registrado 653 mortes em acidente do trabalho. Ou seja, pouco mais de cinco mortes causadas por acidentes de trabalho por dia em 2018! Além disso, em apenas 117 dias do ano, tinham sido registrados 184.519 acidentes de trabalho – uma média de 1.577 acidentes por dia.

O que é considerado acidente de trabalho e o tamanho desse problema no Brasil

De acordo com a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, acidente de trabalho “é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, ou de empregador doméstico, ou pelo exercício do trabalho do segurado especial, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, de caráter temporário ou permanente”.

A legislação também considera como acidente de trabalho aquele ocorrido no trajeto entre a residência e o local de trabalho do segurado; a doença profissional, entendida como aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade; e a doença do trabalho adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com os quais se relacione diretamente.

O mais recente Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho da Secretaria de Previdência, de 2016, apontava, até aquele ano, uma redução progressiva dos acidentes de trabalho no País. Efeito, talvez, do aumento da preocupação das empresas e organizações com a prevenção de acidentes.

Ainda assim, os números de 2016 eram impressionantes: 578.935 acidentes de trabalho no ano – ou seja, uma média de 1.586 acidentes por dia no País. Dois anos antes, em 2014, esse número era ainda maior: 712.302 acidentes de trabalho em território nacional, com uma média de 1.951 por dia.

Esses números demonstram o grande desafio que o País, as empresas, as organizações e as instituições enfrentam para reduzir o número de acidentes de trabalho. Os dados revelam a importância do técnico em Segurança do Trabalho e o seu papel na prevenção de acidentes. Como o mercado carece desses profissionais, há bastante oportunidade de emprego nessa área agora e ainda haverá no futuro.

Aprenda sobre prevenção de acidentes no curso técnico em Segurança do Trabalho

O técnico em Segurança do Trabalho é o profissional responsável pela segurança das pessoas no ambiente do trabalho. A sua principal função, portanto, é realizar serviços de prevenção de acidentes de trabalho. Para isso, o profissional desenvolve estratégias com esse objetivo dentro de uma empresa ou órgão público.

Uma das estratégias utilizadas por esse profissional é a elaboração de cursos e palestras visando orientar cada funcionário da empresa sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho. Treinamentos são importantes para conscientizar as equipes sobre a prevenção e explicar como proceder em um momento de necessidade.

Através da atuação do técnico em Segurança do Trabalho as empresas podem testar na prática situações de emergência, como é o caso das simulações de incêndio. Programas de prevenção também podem ser elaborados pelo profissional, que necessita ter conhecimento de toda a estrutura da empresa – tanto física quanto material – para conseguir fazer um plano de prevenção que seja realmente efetivo.

Uma outra vantagem de quem faz um curso técnico em Segurança do Trabalho é que a área de atuação desse profissional é ampla. Ele pode atuar tanto em empresas públicas e privadas quanto em órgãos públicos e instituições com perfis variados, desde que estes tenham empregados pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Outra possibilidade de atuação do técnico em Segurança do Trabalho é por conta própria, como prestador de serviço ou consultor nessa área.

Para se tornar um profissional de Segurança do Trabalho, o aluno precisa realizar um curso técnico nessa área. O ensino, por sua vez, precisa ser de qualidade e exigir todo o conhecimento prático necessário para que o profissional possa atuar com sucesso no mercado de trabalho.

Entre outras habilidades, o técnico em Segurança do Trabalho precisa saber administrar conflitos, ter uma boa observação técnica, atenção aos detalhes, proatividade, ética, relacionamento interpessoal, capacidade de se comunicar e de se concentrar.

Qualifique-se em Segurança do Trabalho na Escola Técnica Geração!

A Escola Técnica Geração, referência em ensino técnico em Santa Catarina, oferece, entre os seus cursos profissionalizantes, o curso técnico em Segurança do Trabalho. Se você quer se transformar no melhor profissional dessa área, venha aprender sobre prevenção de acidentes com quem entende do assunto!

Em cerca de 22 meses de curso, você terá aulas teóricas e práticas, e o melhor de tudo: aprenderá a profissão com professores qualificados e com experiência no mercado! Então não perca mais tempo e venha se qualificar em prevenção de acidentes na Escola Técnica Geração. As inscrições podem ser feitas na recepção da escola. Para mais informações sobre o curso acesso o nosso site ou, se preferir, entre em contato conosco. Ensino técnico de qualidade é na Escola Técnica Geração!

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200