• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

Semana do Design de Interiores
Avatar direcaoensino

por

Atuando desde 2000, a Escola Técnica Geração é hoje referência no Ensino Técnico em Santa Catarina. Com unidades em Florianópolis e Itajaí, oferece completa estrutura - em instalações amplas e modernas - laboratórios completamente equipados, salas de aula refrigeradas com recursos áudio-visuais e bibliotecas informatizadas com vasto acervo. Tem interesse no Ensino Técnico? Então convido você para baixar alguns de nossos materiais gratuitos. ;)

Professor Repórter: saiba como foi a 1ª Semana do Design de Interiores da Escola Técnica Geração

Por Robson Nicolay Kaufmann,
Professor de Design

A 1ª Semana do Design de Interiores da Escola Técnica Geração reafirmou o compromisso de aproximar o design e seus profissionais dos alunos e reforçou a vocação da escola como impulsionadora em Design de Interiores da região da Grande Florianópolis.

De 24 a 28 de outubro de 2016, cerca de 600 pessoas (alunos, ex-alunos, familiares e comunidade) passaram pelos dois ateliês da escola. Além das concorridas palestras com profissionais e cases de sucesso do mercado, o público pode participar de bate-papo com designers e arquitetos sobre temas atuais e também aprender na prática em workshops sobre diversas técnicas e processos atuais.

Feira de Milão

A abertura do evento foi com a arquiteta Michele Rosa, de Balneário Camboriú , que abordou a sua ida à Feira Isaloni 2017 Milão apresentando as tendências do mercado e depois participando de um bate-papo com os alunos sobre a feira italiana.

Design Thinking

No mesmo dia, na parte da tarde, a atividade ficou a cargo de Maiara Dallazem Camilo, designer e mestre em Arquitetura,  que realizou a oficina “Design Thinking – pensando fora da caixa”, e o resultado da oficina foi abrir o pensamento dos alunos de uma forma diferente do habitual.

Finalizando o primeiro dia, no turno da noite, foi a vez de Maiara Cordeiro, psicóloga, apresentar o tema “ Marketing pessoal na hora da entrevista”, na qual explicava sobre entrevistas e as realizava com os alunos para exemplificar.

Oficina de Miniterrários

A terça-feira foi dia de colocar a mão na terra com a oficina de miniterrários oferecida pela Empresa Verde e Cia, na pessoa da proprietária da loja e aluna da escola Fabiola Bovee, juntamente com o Designer e professor da escola Robson Nicolay Kaufmann. Cada aluno pode elaborar o seu próprio terrário e conhecer as etapas e os cuidados.

Papéis de parede

No turno da tarde, outro workshop. Agora era a vez de falar sobre papéis de parede, com Marcelo Palmieri Martins, proprietário da loja Proffato. Neste workshop onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer algumas das fábricas de maior renome e os vários modelos de papéis de parede existentes no mercado.

Processo criativo

O turno da noite ficou a cargo de Evandro Gaspar, mestre em Arquitetura, que apresentou o processo criativo de dois projetos elaborados para mostras realizadas em Florianópolis, seguido de um bate-papo sobre a profissão do designer de interiores na região.

Eventos sociais

Na quarta-feira foi o dia de falarmos sobre outro ramo que o designer de interiores pode estar inserido, o nicho de eventos sociais. Quem conversou com os alunos foi o cerimonialista Geovane Caetano, que apresentou a sua forma de trabalho e seu diferencial, deixando uma mensagem linda aos alunos. Segundo ele, não importa onde eles vão se encaixar após a conclusão do curso, apenas que se encaixem neste nicho com amor e paixão, que todo o trabalho desenvolvido será transformado em prazer.

Conceitos e criação

No turno da tarde tivemos duas palestras: uma com Nani Binder, designer de interiores, que falou sobre a concepção de conceitos e estilos na criação de interiores, e a outra com Rudi Dazzi, arquiteto que apresentou aos alunos seu processo de criação e os projetos de espaços gastronômicos. Isso nos envolveu com a sua simpatia e amor aos seus projetos.

Coquetel Decori

A noite de quarta-feira ficou a cargo da Loja Decori de São José. A proprietária da loja, Nice Klein, abriu as portas de seu espaço para um coquetel aos alunos e apresentou as tendências de revestimentos e materiais de decoração.

Mão na massa

Quinta-feira foi dia workshop na semana do design, dia de colocar a mão na massa (no teclado, nos papeis e nos lápis de cor). De manhã os alunos conheceram uma plataforma apresentação nova, o Prezi, e quem ministrou o workshop foi o arquiteto George Sousa.

O workshop da tarde ficou a cargo do designer de interiores Francisco Martins, que ministrou uma aula superempolgante de representação gráfica.

Empreendedorismo

Já na noite tivemos duas palestras sobre nichos de mercado e empreendedorismo, uma com Karla Amadori, designer de interiores e Youtuber do canal DyCore, que compartilhou suas experiências de empreendedorismo com o canal de vídeos na internet e contou como foi a sua entrada no mundo digital. Também tivemos o administrador Eduardo Souza, que apresentou uma palestra sobre empreendedorismo “A reinvenção em tempos de crise”, explicando que cada um tem o seu lugar, basta se encontrar e fazer o que realmente faz brilhar os olhos. Segundo as palavras de Eduardo, aquilo “que dê vontade de levantar numa segunda-feira chuvosa para ir fazer o que se ama”.

Especificação de materiais

No último dia da Semana de Design de Interiores tivemos o dia cheio de atividades. Iniciou com a empresa Especifique-me, em nome de sócia-proprietária Thaisa Mesquita, que apresentou a plataforma que auxilia arquitetos e designers a especificar os materiais em projetos, deixando os alunos de boca aberta com a agilidade que a plataforma pode proporcionar.

Na mesma manhã tivemos um workshop sobre desenhos de Mangá, com artista plástica Hiranara Santos.

Orçamentos

No turno da tarde o evento contou com a presença da Designer de Interiores Laura Flores apresentando o tema Orçamentos – o que e como cobrar no mercado de design de interiores.

Concurso Recepção de Restaurante

Como despedida da 1ª Semana de Design de Interiores fomos agraciados com a presença mais de 100 alunos, ex-alunos e familiares que prestigiaram a noite que ficou a cargo das apresentações do concurso de Recepção de Restaurante. O ambiente possuía 40 m² e os alunos, divididos em equipes de quatro pessoas, tiveram menos de uma semana para montar, criar e especificar um projeto. Seis equipes participaram. O 1º lugar ficou com a turma D 110, o 2º com a turma D 109 e o 3º com a turma D 312.

Os vencedores receberam 12 terrários (um para cada aluno vencedor). A premiação foi oferecida pela empresa Verde e Cia. Além disso, eles recebram duas vagas no curso de Minijardins realizado na loja pelo designer Robson Nicolay, e a escola distribuiu exemplares de livros relacionados à profissão aos vencedores.

Concurso cultural

Finalizando o evento, foi apresentado o 1º Concurso Cultural de Design de Interiores da Escola Técnica Geração em parceria com a empresa Mosarte, esse com participação apenas de ex-alunos.

A Semana de Design de Interiores

O evento inovador da Semana de Design de Interiores vem ao encontro da principal missão da Escola Técnica Geração: formar seres mais humanos. Ao abordar temáticas tão importantes como cultura, inovação, arte e perfil profissional, os alunos participantes puderam perceber a relevância de estar inserido em um meio onde haja pesquisa, troca mútua de conhecimentos e profissionais engajados para o seu crescimento profissional.

Doação de alimentos

Na inscrição dos alunos era solicitado a quem pudesse a doação de 1kg de alimento não perecível, que foi entregue para uma instituição de caridade escolhida pelos alunos – A SERTE. Foram arrecadados 280 kg de alimentos, 25 litros de leite e 12 litros de óleo.

O resultado final foi um saldo positivo e edificante quanto ao amadurecimento e à gestão de carreira dentro da área profissional de designer de interiores – e sempre pensando no próximo.

E para conhecer a criatividade de nossos futuros designers de interiores e conhecer suas criações, a Escola Técnica Geração mantém o convite a todos para conhecer a escola e trabalhos dos nossos alunos.

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200