Escola Técnica Geração

Professor Repórter: alunos da Escola Técnica Geração produzem resenhas sobre Segurança do Trabalho

Publicado em 6 de junho de 2017. Categoria(s) Curso Técnico em Administração, Curso Técnico em Segurança do Trabalho, Destaques, Professor Repórter

resenha

Pedro Carlotto,
Professor Repórter

Os alunos das turmas A101/A102, do curso Técnico em Administração, desenvolveram uma resenha sobre vídeos e textos na área de Segurança do Trabalho, na disciplina Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho.

Os materiais de estudo foram:

1 – O vídeo “Carne e Osso” – documentário que relata a realidade dura de trabalhadores de frigorífico;

2 – O vídeo “Tempos Modernos” – clássico do cineasta Charles Chaplin (considerado uma obra-prima, com 100% de críticas positivas no Rotten Tomatoes – compilador estatístico internacional de críticas de cinema)

3 – Textos explicativos de conceitos da Administração como Fordismo e Taylorismo

4 – Texto crítico do Dr. Mário César Ferreira, acerca da Qualidade de Vida no Trabalho (e a crítica do autor quanto ao “ofurô corporativo”, isto é, prática de oferecer cuidados paliativos em ergonomia aos trabalhadores, sem realmente modificar estruturalmente o ritmo de trabalho)

Os critérios de avaliação foram:

1 – Associação entre o vídeo “Tempos Modernos” e “Carne e Osso”;

2 – Associação dos vídeos com os conceitos de Fordismo/Taylorismo;

3 – Associação com pelo menos um dos textos de Mário César Ferreira, sobre Qualidade de Vida no Trabalho (e a opinião crítica do autor sobre este assunto);

4 – Opinião crítica do aluno sobre o material estudado;

5 – Associação de experiências de vida do aluno (exemplos, histórias) na resenha, que ajudem a ilustrar sua opinião crítica sobre o assunto

As resenhas foram todas muito bem elaboradas e positivas. Os alunos e o professor da turma combinaram de escolher uma de cada turma para publicação no site da Escola. Foi uma decisão difícil na avaliação do Professor Pedro, pois os alunos realmente se aplicaram em elaborar boas resenhas. Porém, com base nas pontuações e nos critérios, foram elegidas duas resenhas: a do aluno Higor de Melo (A101) e da aluna Layla Peres (A102).

Confira os trabalhos abaixo:

** Produzir mais X Qualidade de vida/trabalho – Higor de Melo

** Qualidade de vida no trabalho – Layla Peres

REFERÊNCIAS:

ADM SAUDÁVEL. Carne e Osso – Completo. Youtube. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=imKw_sbfaf0>. Acesso em 28 abril de 2017.

CRUZ, Juliana Machado. Fordismo. Disponível em: <http://www.infoescola.com/administracao_/fordismo/>. Acesso em 28 abril de 2017.

______. Taylorismo. Disponível em: http://www.infoescola.com/administracao_/taylorismo/. Acesso em 28 abril de 2017.

FERREIRA, Mário César. Ofurô corporativo. Retirado em Portal da Universidade de Brasília, v. 19, n. 10, p. 2009, 2006. Disponível em: http://www.ergopublic.com.br/arquivos/1258145260.92-arquivo.pdf. Acesso em 28 abril de 2017.

RODRIGUES, Márcia. Empresas frustram funcionários com ‘ofurô corporativo’: Programas de qualidade falham por não prever plano de carreira, reconhecimento profissional e melhorias no ambiente de trabalho. Estadão – O Estado de São Paulo. Economia e Negócios. 2011. Disponível em: <http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,empresas-frustram-funcionarios-com-ofuro-corporativo-imp-,798152>. Acesso em 28 abril de 2017.

TEIXEIRA, Marcelo. Charlie Chaplin – Tempos Modernos – Dublado – Versão Brasileira Herbert Richards. Youtube. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CozWvOb3A6E&t=115s>. Acesso em 28 abril de 2017.

ASSINE PARA RECEBER AS NOVIDADES! não lhe enviaremos nenhum tipo de spam.