• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

Avatar direcaoensino

por

Atuando desde 2000, a Escola Técnica Geração é hoje referência no Ensino Técnico em Santa Catarina. Com unidades em Florianópolis e Itajaí, oferece completa estrutura - em instalações amplas e modernas - laboratórios completamente equipados, salas de aula refrigeradas com recursos áudio-visuais e bibliotecas informatizadas com vasto acervo. Tem interesse no Ensino Técnico? Então convido você para baixar alguns de nossos materiais gratuitos. ;)

Professor Repórter: alunos da Escola Técnica Geração produzem resenhas sobre Segurança do Trabalho

resenha

Pedro Carlotto,
Professor Repórter

Os alunos das turmas A101/A102, do curso Técnico em Administração, desenvolveram uma resenha sobre vídeos e textos na área de Segurança do Trabalho, na disciplina Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho.

Os materiais de estudo foram:

1 – O vídeo “Carne e Osso” – documentário que relata a realidade dura de trabalhadores de frigorífico;

2 – O vídeo “Tempos Modernos” – clássico do cineasta Charles Chaplin (considerado uma obra-prima, com 100% de críticas positivas no Rotten Tomatoes – compilador estatístico internacional de críticas de cinema)

3 – Textos explicativos de conceitos da Administração como Fordismo e Taylorismo

4 – Texto crítico do Dr. Mário César Ferreira, acerca da Qualidade de Vida no Trabalho (e a crítica do autor quanto ao “ofurô corporativo”, isto é, prática de oferecer cuidados paliativos em ergonomia aos trabalhadores, sem realmente modificar estruturalmente o ritmo de trabalho)

Os critérios de avaliação foram:

1 – Associação entre o vídeo “Tempos Modernos” e “Carne e Osso”;

2 – Associação dos vídeos com os conceitos de Fordismo/Taylorismo;

3 – Associação com pelo menos um dos textos de Mário César Ferreira, sobre Qualidade de Vida no Trabalho (e a opinião crítica do autor sobre este assunto);

4 – Opinião crítica do aluno sobre o material estudado;

5 – Associação de experiências de vida do aluno (exemplos, histórias) na resenha, que ajudem a ilustrar sua opinião crítica sobre o assunto

As resenhas foram todas muito bem elaboradas e positivas. Os alunos e o professor da turma combinaram de escolher uma de cada turma para publicação no site da Escola. Foi uma decisão difícil na avaliação do Professor Pedro, pois os alunos realmente se aplicaram em elaborar boas resenhas. Porém, com base nas pontuações e nos critérios, foram elegidas duas resenhas: a do aluno Higor de Melo (A101) e da aluna Layla Peres (A102).

Confira os trabalhos abaixo:

** Produzir mais X Qualidade de vida/trabalho – Higor de Melo

** Qualidade de vida no trabalho – Layla Peres

REFERÊNCIAS:

ADM SAUDÁVEL. Carne e Osso – Completo. Youtube. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=imKw_sbfaf0>. Acesso em 28 abril de 2017.

CRUZ, Juliana Machado. Fordismo. Disponível em: <http://www.infoescola.com/administracao_/fordismo/>. Acesso em 28 abril de 2017.

______. Taylorismo. Disponível em: http://www.infoescola.com/administracao_/taylorismo/. Acesso em 28 abril de 2017.

FERREIRA, Mário César. Ofurô corporativo. Retirado em Portal da Universidade de Brasília, v. 19, n. 10, p. 2009, 2006. Disponível em: http://www.ergopublic.com.br/arquivos/1258145260.92-arquivo.pdf. Acesso em 28 abril de 2017.

RODRIGUES, Márcia. Empresas frustram funcionários com ‘ofurô corporativo’: Programas de qualidade falham por não prever plano de carreira, reconhecimento profissional e melhorias no ambiente de trabalho. Estadão – O Estado de São Paulo. Economia e Negócios. 2011. Disponível em: <http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,empresas-frustram-funcionarios-com-ofuro-corporativo-imp-,798152>. Acesso em 28 abril de 2017.

TEIXEIRA, Marcelo. Charlie Chaplin – Tempos Modernos – Dublado – Versão Brasileira Herbert Richards. Youtube. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CozWvOb3A6E&t=115s>. Acesso em 28 abril de 2017.

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200