Escola Técnica Geração

Recolocação profissional: 10 dicas que irão ajudá-lo a achar um novo trabalho

Publicado em 27 de novembro de 2018. Categoria(s) Destaques, Mercado de trabalho

Não existe sensação pior do que estar desempregado. Falta de dinheiro, desânimo e até um possível questionamento sobre a sua capacidade e os seus conhecimentos – tudo isso pode surgir quando você perde o seu emprego. A situação não é fácil para quem está vivendo um momento como esse, mas com a retomada das vagas no País e em Santa Catarina, esse pode ser o melhor momento de você dar a volta por cima e conseguir a sua tão sonhada recolocação profissional.

Segundo dados do Caged, divulgados em reportagem do site do jornal Correio Braziliense, 57,7 mil vagas foram abertas em outubro de 2018 no Brasil. Isso significa que durante 10 meses consecutivos o País registrou crescimento no emprego. No acumulado de 2018, até outubro, foram geradas 790 mil vagas no Brasil. O estado de Santa Catarina, sozinho, gerou 9.743 vagas em outubro, alcançando o segundo melhor desempenho entre os estados do País. Para que você aproveite esse bom momento e consiga a sua recolocação profissional, reunimos 10 dicas importantes para que você encontre a sua nova oportunidade. Boa leitura!

Dicas valiosas para você conseguir a sua recolocação profissional

Se você está buscando, neste momento, uma recolocação profissional, saiba que o primeiro pré-requisito que você deve ter é calma. Em seguida – e tão importante quanto manter a calma para procurar uma boa oportunidade –, é preciso mostrar sua disponibilidade para o mercado.

Assim, não tenha vergonha de dizer que está desempregado, buscando uma nova oportunidade de trabalho, e seja muito transparente na hora da sua entrevista de emprego. Além disso, separamos outras 10 dicas que irão ajudá-lo nessa etapa de recolocação profissional. Confira:

1. Apareça

Converse com pessoas da sua área e/ou área de interesse e mostre que você está disponível para novos desafios. Para que essa etapa de networking funcione, no entanto, é preciso ter claramente na sua cabeça os seus desejos e objetivos em relação ao seu próximo emprego.

2. Não queira participar de todas as seleções

Não se desespere. Não adianta mandar currículo para toda vaga que aparecer. Em primeiro lugar, você precisa verificar se está apto para aquela oportunidade específica. Cheque se aquela vaga tem o seu perfil e se é realmente aquilo que você deseja. Também não envie currículos para vagas que não tenham nada a ver com a sua formação ou experiência. Isso pode ser visto de forma negativa pelo selecionador e “queimar” o seu nome junto à empresa onde, talvez, no futuro, você consiga uma oportunidade de recolocação profissional.

3. Mantenha o seu currículo atualizado

O candidato a uma nova vaga deveria estar sempre com o currículo atualizado. Portanto, procure colocar no seu currículo os novos cursos que você fez, ou atualize uma mudança de endereço ou contato. Cada detalhe é importante no seu currículo, afinal esse documento é o primeiro contato seu com a empresa onde você está procurando uma oportunidade.

4. Transparência

Esse é um problema que incomoda muitos candidatos. Você não precisa explicar sua demissão no currículo, mas precisará explicá-la na entrevista. A dica de especialistas é ser transparente, ou seja: dizer a verdade. Por outro lado, é importante não reclamar da antiga empresa e nem fazer “tom de fofoca” para o novo empregador – isso não é bem visto.

5. Salário

O mercado de trabalho muda constantemente. Ao mesmo tempo em que as empresas estão buscando profissionais qualificados, após o País sair de uma época de crise e ainda estar recuperando empregos, o ideal é que você não faça muitas exigências salariais na fase de recolocação profissional. Dessa forma, esteja aberto a novos valores, mesmo que sejam um pouco abaixo do esperado. Uma outra dica é não mencionar o salário pretendido ou almejado no currículo, pois isso poderá excluí-lo de novos processos seletivos.

6. Flexibilidade

Esteja disponível para novas possibilidades. O profissional qualificado ou que busca uma qualificação precisa estar atento ao que o mercado pode oferecer. Às vezes, a grande oportunidade pode estar em um trabalho temporário ou até em um estágio que, posteriormente, se transformará em um emprego fixo. Pense que qualquer nova oportunidade de trabalho irá ajudá-lo a ficar ainda mais capacitado e ganhar experiência.

7. Foco na entrevista

Prepare-se bem para a sua próxima entrevista de emprego. Estude sobre a empresa e seus produtos e serviços e também esteja ciente das atividades exigidas para o cargo. Esse é o momento em que o candidato se apresentará para a empresa e falará de sua carreira. Por isso, é importante manter a calma e falar bem. Se você demonstrar que está bem preparado e informado sobre a vaga e a empresa – inclusive propondo algumas ideias para a organização –, certamente esta sua postura contará pontos positivos na entrevista.

8. Combata a ansiedade

Como falamos anteriormente, é preciso manter a calma e não parecer aflito ou ansioso – principalmente para o recrutador. Uma das formas de evitar isso é não exigir demais do recrutador, fazendo muitas perguntas, por exemplo. Isso poderá passar a ideia de aflição, que é o que você, sem dúvida, não deseja nesse primeiro contato com a empresa na qual está interessado. Isso sem contar que transferir a responsabilidade de uma recolocação profissional não é bem vista pelo mercado.

9. Busque o seu lugar

Mesmo que você receba um “não” em 10 processos seletivos, não se desanime e prepare-se para a 11ª entrevista e demais etapas de um novo processo. O mercado de trabalho ainda está se recuperando e, por isso, existe muita gente procurando emprego. Não há motivo para se envergonhar por estar desempregado. Lute pelo seu espaço com confiança e demonstrando, com exemplos práticos, os seus conhecimentos.

10. Busque capacitação

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Em alguns momentos, é preciso investir em uma capacitação profissional para conseguir uma recolocação profissional. Nesse sentido, o curso técnico é uma ótima solução para quem está buscando uma nova oportunidade. Além de serem rápidos, os cursos do ensino técnico preparam você para a profissão que você deseja seguir, deixando você pronto para voltar ao mercado.

Gostou das nossas dicas? Temos mais uma para ter dar! A Escola Técnica Geração, referência no ensino técnico em Santa Catarina, está com matrículas abertas para vários cursos em 2019. Essa é a grande oportunidade para você que busca uma recolocação profissional. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos cursos!

 

ASSINE PARA RECEBER AS NOVIDADES! não lhe enviaremos nenhum tipo de spam.



WhatsApp Entre em contato