Escola Técnica Geração

Promoção da saúde: veja como um técnico em Massoterapia trabalha na prática

Publicado em 5 de fevereiro de 2019. Categoria(s) Curso Técnico em Massoterapia, Destaques

promocao-da-saude-veja-tecnico-massoterapia-trabalha-pratica-escola-tecnica-geracao

A promoção da saúde é um assunto que está em voga ultimamente. Para dar conta do dia a dia agitado, é cada vez maior o número de pessoas que investem em técnicas de relaxamento e na busca por um equilíbrio maior. Portanto, se você está à procura de um curso que ofereça excelentes oportunidades na área da promoção da saúde, saiba que uma ótima opção de formação é o curso técnico em Massoterapia.

O técnico formado em Massoterapia é o profissional especializado nos cuidados com o corpo e pode atuar em diversas áreas que envolvem a promoção da saúde. Algumas delas são a estética e o relaxamento, o apoio à prática esportiva e até mesmo cuidados pré e pós-cirúrgicos. Seu papel é identificar as necessidades específicas de cada paciente e selecionar as técnicas mais indicadas para cada caso.

De que forma o técnico em Massoterapia atua na promoção da saúde?

Estima-se que hoje 20% dos brasileiros façam tratamentos considerados não alopáticos, ou seja, que não estão ligados à medicina tradicional. Esse é exatamente o ramo de atuação de quem faz um curso técnico em Massoterapia. O profissional formado nessa área age na promoção da saúde através da aplicação de terapias orientais, como o shiatsu, e de terapias ocidentais, como a massagem relaxante.

Alguns procedimentos realizados por esse profissional são a reflexologia, a tuiná, a quick massage e as massagens ayurvédica, laboral e desportiva. O técnico em Massoterapia também é capaz de aplicar drenagem linfática, quando esse procedimento é indicado por um médico ou fisioterapeuta. Os conhecimentos adquiridos em disciplinas como Anatomia e Fisiologia contribuem para que ele saiba exatamente qual ponto deve ser priorizado em cada sessão.

E qual o efeito prático dessas terapias? Isso vai depender de cada situação. Pode ser, por exemplo, reduzir e controlar dores, aumentar a flexibilidade do corpo, melhorar a circulação sanguínea ou reforçar o sistema imunológico.

Aliás, o atendimento personalizado é o que diferencia um massoterapeuta de um massagista comum, que geralmente aplica uma mesma técnica para vários casos. O técnico em Massoterapia, por outro lado, é capaz de escolher o melhor tratamento e realizar a promoção da saúde para cada cliente. Além disso, o massagista não tem a qualificação oferecida por um curso técnico. O massoterapeuta, além de ter essa qualificação, apresenta o diferencial de ter um diploma na área após concluir a sua formação.

O que estuda um técnico em Massoterapia e como é o mercado de trabalho para esse profissional

A profissão de massoterapeuta foi regulamentada pela Lei Federal n.º 3.968, de 5 de outubro de 1961. O curso deve ter 1.200 horas, que normalmente são concluídas em um ano e meio. A grade curricular do curso oferecido pela Escola Técnica Geração conta com aulas de Fisiologia e Fisiopatologia, Massoterapia Ocidental e Oriental e Noções de Primeiros Socorros, assim como aulas de Empreendedorismo e Gerenciamento de Negócios – conhecimentos muito importantes para quem deseja montar o seu próprio consultório de atendimento.

Depois de formado, o profissional técnico em Massoterapia tem um campo de atuação bastante vasto. Ele está apto a trabalhar em espaços próprios ou terceirizados, como clínicas de reabilitação e clínicas estéticas, associações desportivas e hospitais. Outras possibilidades para o técnico em Massoterapia são as unidades básicas de saúde, os centros de atendimento a idosos, os institutos de estética e beleza, os SPAs e as academias.

A presença de técnicos em Massoterapia também está sendo cada vez maior no ambiente corporativo. São várias as empresas que têm implementado programas de promoção da saúde para seus funcionários, o que aumenta a procura por pessoas especializadas nessa área. Em resumo, essa é uma área altamente promissora e que oferece inúmeras possibilidades para os interessados.

A Escola Técnica Geração disponibiliza aos estudantes um dos cursos de Massoterapia mais completos do mercado. Se você tem interesse em saber mais sobre essa formação, entre em contato conosco.

 

ASSINE PARA RECEBER AS NOVIDADES! não lhe enviaremos nenhum tipo de spam.



WhatsApp Entre em contato