• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

projetos humanitários
Avatar direcaoensino

por

Atuando desde 2000, a Escola Técnica Geração é hoje referência no Ensino Técnico em Santa Catarina. Com unidades em Florianópolis e Itajaí, oferece completa estrutura - em instalações amplas e modernas - laboratórios completamente equipados, salas de aula refrigeradas com recursos áudio-visuais e bibliotecas informatizadas com vasto acervo. Tem interesse no Ensino Técnico? Então convido você para baixar alguns de nossos materiais gratuitos. ;)

Professor Repórter: empreendimentos sustentáveis e projetos humanitários

Pedro CarlottoPor Pedro Carlotto,
Professor do curso Técnico em Segurança do Trabalho e Administração

As turmas E337 e ST302 tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre empreendimentos sustentáveis e projetos sociais humanitários. A empresária Marina Bonatti, proprietária do Magma Studio de Mega Hair, proferiu palestra no dia 15 de fevereiro para as duas turmas. O objetivo foi o de incentivar como ajudar pessoas em vulnerabilidade e conduzir tais ações com retorno financeiro positivo.

No dia 31 de dezembro de 2016, uma reportagem especial foi ao ar no Jornal do Almoço. Nela, eram contadas as histórias de seis pessoas diferentes e de como havia sido o ano para elas. Uma delas era a empresária Marina Bonatti. O que não se sabia era que estas seis pessoas, de alguma forma, tinham suas histórias interligadas, por meio de boas ações e presentes desconhecidos. O objetivo da reportagem foi o de mostrar que nunca se sabe a quem, de fato, nossas ações beneficiam e que devemos “fazer o bem sem olhar a quem”. O objetivo maior foi o de evidenciar a importância da benfeitoria e da gratidão.

Projetos humanitários e autoestima

Marina Bonatti foi contatada pelo professor Pedro Carlotto para que viesse à Escola Técnica Geração contar um pouco de sua vivência e história. Ao longo dos anos em que sua empresa está atuante, Marina já teve contato com diversos pacientes que sofrem com câncer – e os tem ajudado, de alguma forma. Salienta-se que, de acordo com a empresária, a grande maioria de seu público é do gênero feminino – embora esteja aberta para todos os públicos.

O Magma Studio de Mega Hair beneficia não só pessoas que buscam por mudanças no cabelo (estéticas), com toda a moderna tecnologia que hoje existe no setor. Também restaura a autoestima e muda vidas. Hoje a empresa consegue beneficiar pessoas de baixa renda que, por exemplo, sofrem com os efeitos adversos da quimioterapia. A queda de cabelos, antes tão dramática e sofrida por mulheres que passam pelo tratamento contra o câncer (como bem evidenciado pela personagem de Carolina Dieckmann em uma novela da Globo), agora tem solução e permite mais qualidade de vida para quem passa por este processo.

O grande ponto diferencial é a inserção da Magma Studio de Mega Hair nas redes de saúde. Marina afirma que, hoje, mais de 500 confecções de cabelo já foram doadas voluntariamente para mulheres de baixa renda, que sofrem com os efeitos adversos do tratamento contra o câncer. Isso mesmo: estas mulheres receberam as perucas como presentes, sem custo nenhum. É o que evidenciou a reportagem do Jornal do Almoço. Marina relatou bastante a respeito do cotidiano de lidar com pessoas com autoestima baixíssima e sem nenhuma perspectiva de vida e de como estas pessoas conseguiram – aos poucos – se reerguer emocionalmente e voltar a ter apetite pela vida.

A palestra foi mediada pelo professor Pedro Carlotto, que associou as falas da vivência de Marina com conceitos em Psicologia; e pelo professor Eduardo Leandro Souza, que reforçou a importância do empreendedorismo, do diferencial competitivo e do marketing pessoal nos tempos modernos. O saldo da palestra foi positivo, com a divulgação dos belos serviços e do lindo trabalho social feito pela empresária Marina Bonatti, e com a promessa de futuras outras palestras na Escola para alimentar os sonhos das mentes estudantis e mostrar que é, sim, possível viver em mundo nem sempre justo – com autoestima e autoconfiança.

Vale lembrar que a imagem corporal, a autoimagem e a autoestima como fatores facilitadores em processos de tratamento contra o câncer é amplamente investigado pela literatura científica (ROCHA ET AL, 2013; ALVES; BERLEZI; KOLANKIEWICZ, 2014)

Referências

ALVES, Valentina Bernardi; BERLEZI, Evelise Moraes; KOLANKIEWICZ, Adriane Cristina Bernat. ESTUDO DA PERECEPÇÃO DA AUTOIMAGEM DE MULHERES COM CÂNCER DE MAMA. Salão do Conhecimento, v. 2, n. 01, 2014.Disponível em: < https://www.publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/3910>. Acesso em 28 fev. 2017.

JORNAL DO ALMOÇO. Cartas de seis pessoas a desconhecidos são entregues e trazem surpresa no fim do ano. G1. Globo. Santa Catarina. Florianópolis, 31/12/16. Disponível em:
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/cartas-de-seis-pessoas-a-desconhecidos-sao-entregues-e-trazem-surpresa-no-fim-do-ano/5548001/ . Acesso em 5 fev. 2017.

MAGMA STUDIO DE MEGA HAIR. Magma Studio de Mega Hair. Disponível em: http://www.magmahair.com/. Acesso em 28 fev. 2017.

ROCHA, Sabrina Santos et al. Sentimentos e dificuldades vivenciados por familiares cuidadores de pacientes oncológicos em tratamento. Journal of Nursing and Health, v. 3, n. 1, p. 40-50, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/article/view/3523. Acesso em 28 fev. 2017.

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200