Escola Técnica Geração

Opções de cursos para melhorar sua qualificação profissional

Publicado em 25 de julho de 2017. Categoria(s) Cuidador de Idosos, Destaques, Enfermagem do Trabalho, Feridas e Curativos, Instrumentação Cirúrgica, Mamografia, Obstetrícia, Radiologia Odontológica e Imaginologia, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética

 

qualificacao-profissional

Conquistar um diploma ou um certificado nunca é o ponto final da trajetória do conhecimento. Na maioria dos casos, é apena um de vários degraus necessários para uma carreira de sucesso profissional – especialmente em um mundo cada vez mais dinâmico e que exige qualificação profissional constante.

Sempre é possível dar continuidade aos estudos mesmo após a conclusão de uma graduação ou curso técnico e, assim, ampliar horizontes de atuação, especializar-se e refinar habilidades.

Prosseguir em cursos de especialização ou extensão é um meio de enriquecer o seu currículo e aumentar suas chances de contratação ou de conquistar promoções, cargos superiores e aumento salarial no mercado de trabalho.

Muitos desses cursos dão conta de preparar profissionais para novos desafios, exigências e demandas num cenário em constante mutação. Por isso a contínua qualificação profissional é um diferencial: ela impede a estagnação e permite o aprimoramento de competências e a expansão de oportunidades, uma vez que acompanha inovações técnicas, alterações no comportamento da clientela e novas tendências de negócios.

Além disso, também confere maior autonomia e segurança ao profissional interessado em desenvolver seu próprio empreendimento. A importância de investir em qualificação profissional ficou comprovada em um estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas) citado por diversas reportagens e que aponta que cada ano de estudo completo representa um ganho salarial médio de 15%. Ou seja, quem se prepara mais e melhor é reconhecido pelo mercado.

A educação também significa maior empregabilidade, conforme o Índice-Você. Os maiores aumentos tanto na taxa de ocupação, quanto no ganho salarial são vistos a partir do décimo ano de estudo. Um profissional com 15 anos de estudos, por exemplo, o que contemplaria a educação básica, média e um ou dois cursos de extensão ou especialização, faz parte de um grupo que tem uma taxa de ocupação de 83,58%, um salário médio em 2007 de R$ 2,2 mil (com salário-hora de R$ 13,37). Este nível salarial é 363,45% superior ao da base da pirâmide, ou seja, de trabalhadores que não tiveram nenhum ano de estudo completo.

Qualificação profissional: especialização e novas áreas

Com algum esforço e investimento, é sempre possível melhorar sua qualificação profissional, não importa se você está empregado ou se está buscando uma colocação. A maioria dos cursos de extensão ou especialização duram menos do que uma formação técnica ou superior e seus horários são geralmente compatíveis com a rotina do aluno.

Em geral, tais cursos só exigem uma formação prévia em nível superior ou técnico. Por exemplo: um técnico em Enfermagem pode se aperfeiçoar em aulas de Enfermagem do Trabalho, Cuidador de Idosos, Instrumentação Cirúrgica, Feridas e Curativos ou Obstetrícia.

Por sua vez, um técnico em Radiologia tem à disposição também um amplo leque de cursos: Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, Mamografia, Radiologia Odontológica e Imaginologia.

O fato é que o mercado de trabalho encontra-se mais e mais segmentado, e por isso nascem sempre novas necessidades e exigências por competências especializadas. Cada área de atuação alarga suas possibilidades e também seus desafios. Cursos como os mencionados apresentam a vantagem de capacitar rapidamente profissionais para atender novas e crescentes demandas em cada setor.

Mas alguns cursos também permitem um redirecionamento da carreira rumo aos seus objetivos profissionais. Ninguém precisa ficar preso à formação de origem. Cursos de extensão são recomendados para o profissional que quer explorar novos conteúdos e aprender habilidades diferentes daquelas transmitidas na graduação ou no ensino técnico e profissionalizante.

ASSINE PARA RECEBER AS NOVIDADES! não lhe enviaremos nenhum tipo de spam.