• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

Empreendedorismo: passo a passo para abrir um negócio de nutrição
Avatar direcaoensino

por

Atuando desde 2000, a Escola Técnica Geração é hoje referência no Ensino Técnico em Santa Catarina. Com unidades em Florianópolis e Itajaí, oferece completa estrutura - em instalações amplas e modernas - laboratórios completamente equipados, salas de aula refrigeradas com recursos áudio-visuais e bibliotecas informatizadas com vasto acervo. Tem interesse no Ensino Técnico? Então convido você para baixar alguns de nossos materiais gratuitos. ;)

Empreendedorismo: passo a passo para abrir um negócio de nutrição

O termo empreendedorismo sempre vem associado a profissionais do ramo das finanças, administração, de gestão de negócios ou profissionais autônomos como advogados e dentistas, por exemplo. Apesar de demandar conhecimentos específicos para poder obter sucesso nessa tarefa, o empreendedor pode, muito bem, ter sua formação iniciada na área da saúde.

Técnicos em Nutrição também podem ter seu próprio negócio de nutrição e até mesmo lojas de produtos nutricionais. E se você deseja ampliar essa lista de profissionais que empreendem e abrem seu próprio negócio de nutrição, que tal conferir esse texto que traz várias dicas para se dar bem nesse desafio?

Passo a passo para abrir um negócio de nutrição

1 – Conheça bem a área que você tem afinidade para trabalhar

O primeiro passo para qualquer empreendedor começar a esboçar qual será o seu projeto de negócio é conhecer bem a área que acredita ter afinidade para trabalhar. Isso significa que você deve pensar bem se pretende abrir um negócio relacionado com a nutrição clínica, nutrição esportiva ou até mesmo com a alimentação e culinária. Nunca se esqueça de que afinidade com o empreendimento é o primeiro passo para o sucesso.

2 – Estude o que está em alta no mercado

O mercado sempre tem uma demanda diferente por serviços que você pode oferecer em determinado momento. Isso significa que, mesmo que você tenha uma grande afinidade com o negócio que pretende abrir, nem sempre as pessoas estão procurando aquilo que você pretende vender. Ter essa noção de necessidade do mercado é o primeiro passo para garantir que você abrirá um empreendimento de sucesso.

Por isso sugerimos que você faça um completo estudo do mercado, para entender quais áreas estão em alta, o que os seus possíveis clientes estão procurando e ver se você tem afinidade com essas oportunidades.

3 – Avalie a sua possibilidade de investimento

Saber exatamente quanto você pode investir no seu empreendimento também é uma atitude importante. As respostas para esses questionamentos são importantes para que você saiba qual tipo de empreendimento vai poder abrir: se vai ser algo que você vai gerenciar sozinho (como um consultório ou uma clínica), se vai precisar de um sócio ou se vai até mesmo oferecer um serviço terceirizado em um outro empreendimento (como atender em uma clínica médica ou em uma academia, por exemplo).

4 – Desenvolva noções básicas de gestão de negócios

Nenhum empreendedor vai longe sem ter noções básicas – mesmo que mínimas – de gestão de negócios. Por isso, se você não tem nenhuma afinidade com campos como finanças, contabilidade, gerenciamento de tempo e até recursos humanos, tire alguns momentos do seu dia para estudar esses assuntos. Se necessário, conte sempre com o suporte de um profissional ou uma instituição especializada em orientar novos empreendedores (como o Sebrae, por exemplo).

5 – Crie um plano de negócio

O seu negócio de nutrição não vai sair do lugar se você não colocar todas as suas ideias, informações, prazos e metas em um papel. Esse papel se chama plano de negócio. Esse importante documento para abrir um empreendimento vai ajudar a descrever todas as etapas da abertura do processo, lhe permitindo avaliar se a sua empreitada é viável para a realidade do mercado ou não.

P.S.: Vale a pena, nessa etapa, contar com a ajuda de um especialista para escrever seu plano de negócio.

6 – Nunca deixe de se especializar

Depois de todo o planejamento pronto, é hora de colocar a mão na massa e fazer seu sonho virar realidade. Mesmo depois de algum tempo à frente da sua própria clínica, restaurante ou loja de produtos nutricionais, lembre-se de que você jamais deve deixar de se atualizar e estudar temas relacionados com a sua área da nutrição, para poder sempre trazer novidades e qualidade para seu empreendimento.

cta-curso-tecnico-em-nutricao-desconto-50

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200