• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

mercado_imobiliario_design_interiores
Avatar direcaoensino

por

Atuando desde 2000, a Escola Técnica Geração é hoje referência no Ensino Técnico em Santa Catarina. Com unidades em Florianópolis e Itajaí, oferece completa estrutura - em instalações amplas e modernas - laboratórios completamente equipados, salas de aula refrigeradas com recursos áudio-visuais e bibliotecas informatizadas com vasto acervo. Tem interesse no Ensino Técnico? Então convido você para baixar alguns de nossos materiais gratuitos. ;)

Aproveite o mercado imobiliário em alta para fazer o curso técnico em Design de Interiores

 

Quem nunca experimentou a sensação de entrar pela porta de uma casa, escritório ou loja e notar que tudo ali dentro, desde a cor das paredes até às plantas e móveis escolhidos, parece estar em seu devido lugar? Não se trata somente de decorar um ambiente, mas de saber como aproveitá-lo da melhor maneira possível para que qualquer pessoa se sinta à vontade e confortável naquele local. Essa é uma das atribuições de um designer de interiores, profissional que tem muito a ganhar com o bom momento vivido pelo mercado imobiliário no País.

Consultores e empresários do setor garantem que 2019 deve ser o ano da retomada do mercado de imóveis no Brasil, com aumento expressivo no número de vendas e de lançamentos de novos empreendimentos. O número de imóveis residenciais vendidos no País no terceiro trimestre de 2018, por exemplo, aumentou 23% em comparação com o mesmo período de 2017, e a quantidade de lançamentos subiu 30%, segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

 

Mercado imobiliário de Santa Catarina cresce acima da média do País

 

A expectativa da CBIC é que essa tendência de crescimento se mantenha não só em 2019, mas também nos próximos cinco a dez anos. Caso essa projeção se confirme, a retomada do mercado imobiliário deixará para trás de vez a crise que atingiu esse setor no começo da década. Mais imóveis vendidos e lançados pelas construtoras e incorporadoras significam, na prática, mais oportunidades de trabalho para o técnico em Design de Interiores.

Assim, a demanda por esse tipo de profissional, responsável por planejar e organizar os espaços dentro dos imóveis, tende a aumentar em todo o País, especialmente em Santa Catarina. Uma reportagem publicada recentemente pelo Diário Catarinense mostrou que os níveis de confiança e de atividade da construção civil no estado estão acima da média brasileira – a intenção dos empresários de investir em Santa Catarina alcançou em outubro de 2018 o maior índice desde julho de 2014.

Não à toa, Florianópolis aparece no levantamento da CBIC como  uma das cidades brasileiras com os maiores aumentos nos números de unidades lançadas e vendidas no Brasil. E, também no litoral catarinense, Balneário Camboriú é outra referência no País, como um polo de imóveis de luxo que prioriza a sofisticação e o uso de materiais de primeira linha.

Uma matéria publicada pelo site da revista Exame apontou que, nos últimos 12 meses, os imóveis em Balneário Camboriú tiveram uma valorização de 8,5%. Atualmente, a cidade só perde para o Rio de Janeiro entre os metros quadrados mais caros do Brasil.

 

Imóveis usados ainda são a maioria no mercado imobiliário

 

A retomada do mercado imobiliário em Santa Catarina e no País como um todo favorece o trabalho do técnico em Design de Interiores. Isso porque boa parte dos proprietários desses imóveis estão dispostos a investir mais para deixar as residências a seu gosto.

Além disso, muitos compradores têm investido em imóveis como uma fonte de renda extra. Nesses casos, contratar um designer de interiores para repaginar a casa ou apartamento e torná-lo mais atraente será um passo fundamental.

Dados do último levantamento FipeZAP mostram que a maior parte dos compradores ainda está adquirindo imóveis usados. Esse perfil é responsável por 62% das vendas nos últimos dois trimestres de 2018. Ou seja, são imóveis que possivelmente precisarão de uma boa “repaginada”, seja para locação ou para servirem como moradia – o que significa ainda mais possibilidades de atuação para o profissional formado em um curso técnico de Design de Interiores.

 

Bom momento do mercado imobiliário multiplica oportunidades

 

O bom momento do mercado imobiliário afeta, de forma positiva, toda uma cadeia de negócios, o que multiplica as oportunidades para quem busca uma qualificação na área de Design de Interiores. Afinal, o designer de interiores pode trabalhar nos mais variados locais e segmentos, em escritórios de design, de arquitetura e de engenharia, assim como em marcenarias, serralherias, marmorarias, lojas de móveis, de produtos de decoração e de materiais de acabamento, showrooms de fornecedores do setor e locais de venda e preparação de produtos artesanais e de gesso, por exemplo.

Vale lembrar que o profissional formado no curso técnico de Design de Interiores não trabalha apenas na elaboração e execução de projetos de espaços residenciais, mas, também, de ambientes comerciais, vitrines e exposições. No curso técnico em Design de Interiores da Escola Técnica Geração, o aluno irá estudar disciplinas como História da Arte e Mobiliário, Desenho e Plástica, Composição e Aplicação das Cores, Noções de Paisagismo e Luminotécnica.

Com esses conhecimentos e diversos outros de interesse da área, o estudante do curso sai mais do que preparado para criar projetos capazes de melhorar a estética de qualquer ambiente, tornando-o mais funcional e confortável.

As designers de interiores Adriana Tiezzi e Marisa Lebarbenchon, que iniciam as suas carreiras em cursos técnicos, são exemplo de profissionais que obtiveram sucesso e que, com ele, ganham muito dinheiro com sua profissão. Ambas são reconhecidas em Santa Catarina e no Brasil por suas trajetórias de excelência. Saiba mais sobre a história e trajetória delas em outro post aqui no blog.

 

O curso técnico em Design de Interiores da Escola Técnica Geração dura de 20 a 24 meses, com aulas teóricas e práticas. As inscrições para as turmas de 2019 já estão abertas e, para se inscrever, basta ter o ensino médio completo ou em andamento.

 

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200