• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

imagem profissional e comunicação com expressão
Avatar direcaoensino

por

Atuando desde 2000, a Escola Técnica Geração é hoje referência no Ensino Técnico em Santa Catarina. Com unidades em Florianópolis e Itajaí, oferece completa estrutura - em instalações amplas e modernas - laboratórios completamente equipados, salas de aula refrigeradas com recursos áudio-visuais e bibliotecas informatizadas com vasto acervo. Tem interesse no Ensino Técnico? Então convido você para baixar alguns de nossos materiais gratuitos. ;)

Professor Repórter: imagem profissional e comunicação com expressão

juliano-zimmermannJuliano Zimmermann
Professor nos cursos técnicos de Administração e Segurança do Trabalho

O terceiro encontro de formação de professores da Escola Técnica Geração, realizado no dia 17 de setembro, contou com a ilustre presença de  Jorge Ivan Sada de Almeida, professor e teatrólogo que mediou o tema “Imagem profissional: desenvolvimento da comunicação com expressão”.

O ministrante apresentou ferramentas básicas porém bastante necessárias e eficazes para um melhor desempenho em sala de aula, envolvendo temáticas como técnica teatral para a comunicação, o uso da linguagem verbal e não verbal, a importância da conscientização corporal e vocal, o gesto e a voz na comunicação, morfologia e profilaxia vocal, marketing pessoal e o comunicador e seu público.

O autoconhecimento é sem dúvida, a primeira regra para se obter sucesso em qualquer ramo de atividade profissional. No entanto, isso fica mais evidenciado na pessoa do “comunicador” em sala de aula, o professor. Explorar gestos, voz e o próprio corpo, pode melhorar bastante o processo de comunicação com os alunos. Afinal, estar no palco – leia-se: na sala de aula – exige do professor autocontrole e aplicação de técnicas de comunicação para que a troca de informações possa fluir da melhor forma, facilitando a construção do conhecimento em grupo.

Imagem profissional e comunicação com expressão

Para Jorge Sada, “o fluxo da comunicação pela construção corporal, para ampliar o poder de se comunicar, não verbalmente, se dá por meio de: 1) movimento, 2) gesto, 3) ação, 4) comportamento e 5) atitude”.

Com relação às técnicas empregadas, podemos citar a prática de dinâmicas de grupo, o uso das técnicas teatrais (jogos teatrais) para permitir o maior envolvimento possível dos alunos com a aula. A importância do professor nesse processo ficou bastante evidenciada como sendo o “animador” do grande grupo. Aquele agente que leva informação das mais variadas formas, buscando fugir do convencional a ponto de vencer o desinteresse que permeia a massa nos dias de hoje.

Aposta no marketing pessoal

Como fechamento, o professor Jorge apontou a necessidade de os professores adotarem ferramentas voltadas ao marketing pessoal, levando sempre em conta a postura, a comunicação verbal, o modo de se vestir e a ética. Apontamentos relativos à saúde da voz também foram defendidos, visto que o professor se utiliza dela como principal canal de comunicação.

O encontro foi marcado por muita descontração e pelo envolvimento de todos. Os professores foram convidados várias vezes a participar de dinâmicas e ficaram encantados pela sua simplicidade das ações, que mostraram excelentes resultados na prática. Isso nos surpreendeu, pois, particularmente, tenho como hobby a prática das artes cênicas, da vivência com o teatro. No entanto, como nem sempre o óbvio é visível, percebi naquele momento, que o uso dessas técnicas possibilitaria a melhoria substancial das aulas. Vamos praticar?!

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200