• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

profissionais em falta no Brasil
Avatar direcaoensino

por

Atuando desde 2000, a Escola Técnica Geração é hoje referência no Ensino Técnico em Santa Catarina. Com unidades em Florianópolis e Itajaí, oferece completa estrutura - em instalações amplas e modernas - laboratórios completamente equipados, salas de aula refrigeradas com recursos áudio-visuais e bibliotecas informatizadas com vasto acervo. Tem interesse no Ensino Técnico? Então convido você para baixar alguns de nossos materiais gratuitos. ;)

Entre os 10 profissionais em falta no Brasil, 5 têm cargos técnicos

Não faltam vagas no mercado de trabalho, faltam profissionais talentosos para preenchê-las. Essa foi a constatação de uma pesquisa conduzida pelo Manpower Group, uma agência de empregos sediada nos Estados Unidos, com empresas de diversos países.

De acordo com a consulta, 43% das empresas brasileiras encontram dificuldades de contratar profissionais capacitados para seus postos de trabalho – mesmo enquanto o nível de desemprego no país beira a 12 milhões de pessoas.

Apesar de a notícia não parecer tão boa, ela é ótima para quem faz ou tem um diploma de curso técnico. Isso porque dos 10 profissionais em falta no Brasil, metade deles são técnicos. E as áreas de atuação não poderiam ser mais abrangentes.

Conheça os 10 profissionais em falta no Brasil

1 – Técnicos em geral

Enfermagem, nutrição, edificações, eletrônica, logística, administração: os profissionais técnicos em geral estão muito requisitados no mercado. A justificativa para isso é a grande escassez de novos profissionais nestas áreas nos últimos anos no mercado de trabalho.

2 – Secretários e assistentes administrativos

Os assistentes administrativos não precisam necessariamente de um diploma de graduação ou curso técnico, dependendo da empresa que os está buscando. No entanto, quando se tem uma formação a mais é incontestável que você se sobressai no processo seletivo.

3 – Operadores de máquina

Pessoas capacitadas para operar máquinas são um dos profissionais em falta no Brasil, de acordo com a pesquisa da ManpowerGroup. E as vagas estão disponíveis tanto no campo quanto em vários setores da indústria.

4 – Profissionais de ofício

Profissionais qualificados para exercer os cargos de padeiro, açougueiro, mecânico, eletricista e chefs de cozinha estão em alta no mercado.

5 – Representante de vendas

Em meio à crise, o que os negócios querem fazer é vender mais para garantir a sustentabilidade da empresa. No entanto, os profissionais têm fugido dessa área por não verem boas perspectivas. Isso gera um déficit grande e faz com que os representantes de vendas sejam muito requisitados e bem remunerados hoje.

6 – Executivos de médio escalão

Profissionais de áreas gerenciais de médio porte também fazem parte dos profissionais em falta no Brasil.

7 – Profissionais de finanças

As áreas de contabilidade e finanças são uma das que mais buscam por profissionais qualificados no mercado trabalho em empresas como autônomos. E os níveis de educação vão desde os técnicos aos analistas.

8 – Motoristas de caminhão

O setor agropecuário brasileiro segue produzindo em larga escala, mas se depara com a falta de profissionais que permitem o escoamento da produção de forma rápida pelas rodovias. Por isso, os motoristas de caminhão são apontados pela pesquisa como bastante requisitados.

9 – Engenheiros

O Brasil tem grandes projetos nas áreas de infraestrutura é para conduzí-los não necessários engenheiros capacitados em diversas áreas do saber.

10 – Profissionais de TI

Desenvolvedores, administradores de bancos de dados, programadores, profissionais de segurança da informação e gerente de TI são alguns dos profissionais da área de Tecnologia da Informação mais buscados pelas empresas.

cta-confira-os-cursos-tecnicos-com-50-de-desconto-matriculas-abertas

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200