Escola Técnica Geração

Entenda por que o técnico em Radiologia se aposenta mais cedo

Publicado em 4 de setembro de 2018. Categoria(s) Curso Técnico em Radiologia, Destaques

tecnico-em-radiologia-porque-aposenta-mais-cedo-escola-tecnica-geracao

O técnico em Radiologia é uma peça fundamental para o funcionamento de uma clínica médica ou de um hospital. Ele é o profissional responsável por operar os equipamentos de raio-X e por realizar exames radiológicos. A área de atuação desse profissional é ampla: ele pode atuar com tomografia computadorizada, medicina nuclear e nos diagnósticos por imagem.

Segundo dados da pesquisa Demografia Médica 2018, feita pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e divulgada pela Agência Brasil em março de 2018, o número de profissionais da Radiologia no Brasil cresceu 3,2% no início de 2018 em relação ao mesmo período do ano anterior. Embalada por esse crescimento, a procura por cursos da área também aumentou. Apesar disso, muita gente não conhece algumas particularidades dessa profissão. Neste post, vamos falar da aposentadoria especial, um direito dos profissionais da área de Radiologia. Boa leitura!

Por que o técnico em Radiologia tem direito a uma aposentadoria especial?

A aposentadoria especial foi criada no Brasil para contemplar a realidade dos trabalhadores que exercem uma função insalubre ou perigosa. Profissionais que trabalham sob essas circunstâncias têm direito a um período mais curto de contabilização de trabalho para acessar a aposentadoria. Resumindo, esses trabalhadores podem se aposentar mais cedo. Essa é a realidade do técnico em Radiologia e de outros profissionais em atividade no País.

A exposição a agentes nocivos, como é o caso do raio-X, garante um tempo especial de trabalho antes da aposentadoria para os profissionais dessa área. O tempo necessário para a concessão da aposentadoria para um técnico em Radiologia é de 25 anos de atuação profissional.

Para conseguir antecipar a aposentadoria, além de comprovar o tempo de serviço, o técnico em Radiologia terá que apresentar laudos técnicos que comprovem a real ameaça à saúde e à integridade física decorrentes de seu trabalho. Isso tudo feito por um profissional habilitado ou através de um Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), que deve ser preenchido pela empresa com base no Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) solicitado por um médico do trabalho.

O PPP tem o objetivo de fornecer informações para o trabalhador quanto às suas condições ambientais de trabalho e, por isso, é um documento necessário para o requerimento de aposentadoria especial de um técnico em Radiologia. Em última análise, a finalidade do PPP é a definição do direito ao benefício do trabalhador por parte da Previdência Social.

Outros benefícios para um técnico em Radiologia além da aposentadoria especial

O técnico em Radiologia possui alguns outros benefícios em relação a outros cargos da área médica. Por trabalhar em contato com agentes nocivos à saúde, o profissional especializado em Radiologia garante diferenciais no seu dia a dia de trabalho como carga horária reduzida e férias duplas.

De acordo com a Lei 7.394/85, o técnico em Radiologia poderá trabalhar 24 horas por semana. Ou seja, esse profissional poderá fazer quatro horas diárias ou optar por fazer um plantão de 24h por semana – nada que ultrapasse esse período.

Além disso, como comentamos antes, o técnico em Radiologia também tem direito a férias duplas, uma em cada semestre. A Lei 1234/50 prevê que o técnico em Radiologia tire 20 dias consecutivos de férias a cada seis meses.

Quer aprender sobre essa profissão? Faça o curso de Radiologia na Escola Técnica Geração!

A capacitação é um ponto essencial para que um profissional consiga desempenhar o seu papel com excelência. No caso de um técnico em Radiologia, isso não é diferente. O primeiro passo para o interessado nessa área é buscar por uma escola qualificada e que o prepare para a profissão.

Uma instituição que esteja pronta para oferecer o melhor conteúdo, os melhores professores e a melhor infraestrutura: você vai encontrar tudo isso na Escola Técnica Geração.

Referência no ensino técnico de qualidade em Santa Catarina, a Escola Técnica Geração está com matrículas abertas para uma nova turma do curso técnico em Radiologia. Em dois anos de curso, o aluno aprende tudo sobre essa profissão em aulas teóricas e práticas que vão prepará-lo para o cargo pretendido.

Um dos diferenciais do curso da Escola Técnica Geração é que todas as aulas são ministradas por professores com vivência no mercado de trabalho. Além de conhecer na teoria e na prática de sala de aula a profissão de técnico em Radiologia, os nossos alunos passam pelo estágio obrigatório, que garante para o estudante o primeiro contato com a realidade da profissão. Lembrando que os cursos técnicos são a melhor escolha para quem quer capacitar-se com mais rapidez, eficiência e qualidade.

Gostou dessa profissão e das características do curso que oferecemos na Escola Técnica Geração? Então não perca mais tempo! Entre em contato conosco e saiba mais sobre o curso técnico em Radiologia. Ensino técnico de qualidade é na Escola Técnica Geração!

 

ASSINE PARA RECEBER AS NOVIDADES! não lhe enviaremos nenhum tipo de spam.



WhatsApp Entre em contato