Escola Técnica Geração

Ensino técnico ou graduação? Veja as vantagens de fazer um curso técnico

Publicado em 20 de novembro de 2018. Categoria(s) Destaques, Mercado de trabalho

ensino-tecnico-graduacao-vantagens-curso-tecnico-escola-tecnica-geracao

A escolha da profissão é um momento importante para qualquer pessoa. Seja você um estudante com ensino médio completo ou em andamento ou mesmo uma pessoa em busca de um novo trabalho, essa é uma etapa desafiadora e cheia de dúvidas. Para fazer a escolha correta, portanto, é preciso saber todas as opções existentes e qual a melhor forma de ingressar no mercado de trabalho – fazendo um curso no ensino técnico ou uma graduação?

Nessa hora de decidir, é importante você saber que o ensino técnico tem se apresentado como a melhor solução para quem deseja conquistar um novo emprego ou trabalhar em uma nova área. As vantagens são muitos atrativas, principalmente em comparação com a graduação. Neste post, vamos apresentar algumas vantagens de se fazer um curso técnico.

Por que escolher o ensino técnico?

Uma dúvida normal para muitas pessoas é a escolha entre um curso de graduação ou um curso do ensino técnico. Uma pesquisa realizada pela PUC do Rio de Janeiro e divulgada pelo site Clube Notícia em agosto de 2018 revelou que, entre dois indivíduos com a mesma escolaridade, quem escolheu o ensino técnico conquistou uma renda 18% superior.

Um curso técnico eleva de forma significativa o rendimento do trabalhador que foi qualificado por essa forma de ensino. O aumento médio na renda é de 17,7%, segundo a pesquisa da PUC. Além disso, muitos profissionais formados no ensino técnico concorrem por salários semelhantes ou maiores do que alguém formado em uma graduação.

Uma das vantagens do ensino técnico é justamente a perspectiva de empregabilidade maior e a valorização salarial desse profissional qualificado. Fazer um curso profissionalizante possibilita ao estudante ingressar mais rápido no mercado de trabalho, já que, enquanto a graduação demora de 4 a 5 anos, os cursos técnicos duram, no máximo, até 25 meses – ou seja, pouco mais de dois anos.

Um menor tempo de capacitação resulta também em economia de gastos com o seu ensino. Como o estudante estudará em um período mais curto, irá gastar menos com a sua profissionalização. As mensalidades são mais acessíveis e a possibilidade de entrar mais rápido no mercado garante uma renda para que você possa se especializar na sua área posteriormente.

Ensino técnico focado no conhecimento prático e relevante para o mercado

Mas, afinal, esse tempo menor do aluno em sala de aula, comparado a uma graduação, é suficiente para capacitar um profissional? Com certeza! A outra vantagem do ensino técnico é que o aluno estuda a profissão de forma muito mais objetiva.

Assim, quem opta pelo ensino técnico é preparado para entrar no mercado de trabalho desde o primeiro dia de aula. O conteúdo que o estudante recebe é sempre voltado para a área profissional que ele escolheu e para as suas principais funções. Com essas qualificações, o aluno adquire experiência e tem maior facilidade de entrar no mercado de trabalho. Além de capacitar o profissional, os cursos do ensino técnico também podem proporcionar um trabalho durante o curso através dos estágios obrigatórios.

A falta de mão de obra qualificada no mercado de trabalho transforma o ensino técnico em uma modalidade de aprendizado mais atrativa. Na hora de contratar um profissional, o recrutador fará testes para avaliar o conhecimento do candidato. Com uma melhor qualificação e um conhecimento vasto da vaga pleiteada, o técnico tem mais chance de conseguir o emprego.

É importante ressaltar que a escolha do ensino técnico não impede o ingresso do estudante no ensino superior no futuro, se assim ele desejar. Como já mencionado, caso o aluno escolha um curso técnico, ele ingressará mais rápido no mercado de trabalho e já estará trabalhando quando entrar na graduação, o que será uma vantagem competitiva para esse profissional interessado em ter um diploma no ensino superior.

Conheça o melhor ensino técnico de Santa Catarina

O estudante que escolhe o ensino técnico busca a melhor capacitação com o objetivo de chegar preparado para o mercado de trabalho. A melhor capacitação exige um ensino qualificado, lecionado por pessoas que entendem a profissão e o mercado. Por isso, a melhor escolha para aprender a sua profissão é a Escola Técnica Geração!

Referência no ensino técnico em Santa Catarina, a instituição atua desde o ano 2000 para formar profissionais qualificados e prontos para atuar em empresas de qualquer porte e segmento. A Escola Técnica Geração oferece 10 cursos técnicos, sem contar as especializações e os cursos de extensão – todos aprovados pelo MEC.

Os melhores cursos ensinados por um time de professores qualificados e com vivência do mercado em uma estrutura perfeita para o aprendizado. Quer saber mais? Então entre em contato conosco e descubra mais detalhes sobre as vantagens do ensino técnico!

 

ASSINE PARA RECEBER AS NOVIDADES! não lhe enviaremos nenhum tipo de spam.



WhatsApp Entre em contato