• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

Avatar direcaoensino

por

Atuando desde 2000, a Escola Técnica Geração é hoje referência no Ensino Técnico em Santa Catarina. Com unidades em Florianópolis e Itajaí, oferece completa estrutura - em instalações amplas e modernas - laboratórios completamente equipados, salas de aula refrigeradas com recursos áudio-visuais e bibliotecas informatizadas com vasto acervo. Tem interesse no Ensino Técnico? Então convido você para baixar alguns de nossos materiais gratuitos. ;)

Professor Repórter: turma de Segurança de Trabalho tem aula de Educação para o Trabalho

Pedro CarlottoPor Pedro Carlotto,
Professor do curso Técnico em Segurança do Trabalho e Administração

O eixo Educação para o Trabalho foi ministrado para parte dos estudantes da ST302, em nivelamento. Dentre os objetivos da disciplina estão as competências de interagir com diversos tipos de personalidades e temperamentos de forma profissional, bem como contribuir para a criação de um ambiente organizacional mais saudável para o ser humano. O eixo foi ministrado conjuntamente pelos professores Eduardo Leandro Souza e Pedro Carlotto.

Enquanto o professor Pedro trabalhou conceitos de Psicologia e Personalidade – dentre eles, testes de personalidade como o IBC e o Myers-Briggs – o professor Eduardo tratou de questões como empreendedorismo e marketing pessoal. Aulas expositivas estimularam também o diálogo e a interação. Outras estratégias foram utilizadas para dinamizar as aulas, como palestras e visitas técnicas.

Educação para o trabalho: visitas técnicas e palestras

Uma das visitas foi ao Shopping Beiramar, de modo a praticar a observação de comportamentos não verbais e a inferência de atitudes. Nas palavras de Robbins, atitudes “refletem uma predisposição individual com relação a alguma situação ou fenômeno” (2010, p. 66). Os componentes de uma atitude são: cognitivo (crença ou opinião), afetivo (afeto e emoções) e comportamental (comportamentos ou ações). O comportamento não verbal é um componente comportamental da atitude e permite a inferência dos outros dois componentes de modo a estimar um diagnóstico de uma atitude. Além desta questão, também foram feitas observações de artefatos visíveis de lojas (decorações, uniformes, rituais), de modo a estimar qual a cultura organizacional da empresa por detrás dela. Por cultura organizacional entende-se um “sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização” (ROBBINS, 2010, p.501).

Os estudantes do eixo de Educação para o Trabalho também puderam assistir a duas palestras com profissionais do mercado de trabalho trazendo temáticas afins ao eixo. Uma delas foi com a empresária Marina Bonatti, que discorreu sobre autoconfiança, empreendedorismo e carreira. A outra foi com a psicóloga Monique Martinelli, da Orsegups S.A., que abordou a temática de perfil profissional e trouxe diversos exemplos de sua realidade cotidiana com o trabalho de recrutamento e seleção.

Fevereiro começou produtivo e operante, e os alunos puderam emergir do eixo mais capacitados e conscientes de suas atitudes e do seu diferencial competitivo no mercado de trabalho.

REFERÊNCIAS:

ROBBINS, Stephen P.. Comportamento Organizacional, 14ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200