Escola Técnica Geração

Diferença entre técnico em nutrição e gastrônomo

Publicado em 7 de março de 2017. Categoria(s) Curso Técnico em Nutrição, Destaques

A nutrição é uma área de especialização que tem crescido de maneira significativa nos últimos anos. Cada vez mais pessoas procuram estudar o comportamento humano com relação à alimentação e também à ciência dos alimentos e da gastronomia. Exatamente porque abriu um grande leque para especialidades diferentes é que muitas pessoas confundem os diversos profissionais que atuam nesse campo. Para lhe ajudar a entender melhor a atividade de dois ramos específicos do universo da nutrição, preparamos esse texto. Entenda a diferença entre técnico em Nutrição e gastrônomo.

A diferença entre técnico em Nutrição e gastrônomo

Técnico de Nutrição: conhecimento em saúde e gestão alimentar

O técnico de Nutrição é um profissional que atua em diversos campos relacionados com alimentação e saúde. O profissional é graduado em um curso técnico, que dura em média dois anos.

Esse profissional, portanto, desenvolve conhecimentos especializados em saúde e alimentação, e pode trabalhar em hospitais, clínicas, SPAs e consultórios médicos. Ele também é capacitado para atuar em ambientes de gestão alimentar, como cozinhas industriais, restaurantes e até mesmo laboratórios.

Saber cozinhar pode ser característica favorável

Apesar de não ser uma característica obrigatória e esperada em todo técnico em Nutrição, aquele que desenvolve habilidades culinárias pode se destacar ainda mais no ramo – especialmente quando sua atuação está relacionada com a gestão alimentar. Um técnico em Nutrição com conhecimentos gastronômicos pode ter mais oportunidades no mercado de trabalho.

Gastrônomo: conhecimento em técnicas culinárias

O gastrônomo, ao contrário do técnico em Nutrição, atua em um ramo completamente diferente no universo da alimentação: a gastronomia. Esse profissional é o responsável por estudar a ciência das técnicas culinárias, as combinações de ingredientes e o desenvolvimento de receitas que agradem ao paladar das pessoas.

Esse profissional também apresenta habilidades de gestão alimentar, visto que muitas vezes pode ser o responsável por guiar o funcionamento da cozinha de um estabelecimento comercial.

Noção de nutrição e de técnicas de gestão da cozinha é diferencial

O gastrônomo que apresenta conhecimentos, mesmo que básicos, de nutrição e gestão de cozinha, se destaca no seu mercado de atuação, visto que poderá aplicá-los à sua rotina de técnicas culinárias e no desenvolvimento de receitas. Essas características, entretanto, não são obrigatórias.

Atuações complementares sempre que possível

Mesmo com a diferença entre técnico em Nutrição e gastrônomo, esses profissionais podem ter atuações complementares no mercado profissional. Unir os conhecimentos técnicos e práticos de cada um deles pode ser extremamente interessante para os clientes finais que serão atendidos por esses profissionais.

ASSINE PARA RECEBER AS NOVIDADES! não lhe enviaremos nenhum tipo de spam.