• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

diferença entre técnico em nutrição e gastrônomo
Avatar direcaoensino

por

Atuando desde 2000, a Escola Técnica Geração é hoje referência no Ensino Técnico em Santa Catarina. Com unidades em Florianópolis e Itajaí, oferece completa estrutura - em instalações amplas e modernas - laboratórios completamente equipados, salas de aula refrigeradas com recursos áudio-visuais e bibliotecas informatizadas com vasto acervo. Tem interesse no Ensino Técnico? Então convido você para baixar alguns de nossos materiais gratuitos. ;)

Diferença entre técnico em nutrição e gastrônomo

A nutrição é uma área de especialização que tem crescido de maneira significativa nos últimos anos. Cada vez mais pessoas procuram estudar o comportamento humano com relação à alimentação e também à ciência dos alimentos e da gastronomia. Exatamente porque abriu um grande leque para especialidades diferentes é que muitas pessoas confundem os diversos profissionais que atuam nesse campo. Para lhe ajudar a entender melhor a atividade de dois ramos específicos do universo da nutrição, preparamos esse texto. Entenda a diferença entre técnico em Nutrição e gastrônomo.

A diferença entre técnico em Nutrição e gastrônomo

Técnico de Nutrição: conhecimento em saúde e gestão alimentar

O técnico de Nutrição é um profissional que atua em diversos campos relacionados com alimentação e saúde. O profissional é graduado em um curso técnico, que dura em média dois anos.

Esse profissional, portanto, desenvolve conhecimentos especializados em saúde e alimentação, e pode trabalhar em hospitais, clínicas, SPAs e consultórios médicos. Ele também é capacitado para atuar em ambientes de gestão alimentar, como cozinhas industriais, restaurantes e até mesmo laboratórios.

Saber cozinhar pode ser característica favorável

Apesar de não ser uma característica obrigatória e esperada em todo técnico em Nutrição, aquele que desenvolve habilidades culinárias pode se destacar ainda mais no ramo – especialmente quando sua atuação está relacionada com a gestão alimentar. Um técnico em Nutrição com conhecimentos gastronômicos pode ter mais oportunidades no mercado de trabalho.

Gastrônomo: conhecimento em técnicas culinárias

O gastrônomo, ao contrário do técnico em Nutrição, atua em um ramo completamente diferente no universo da alimentação: a gastronomia. Esse profissional é o responsável por estudar a ciência das técnicas culinárias, as combinações de ingredientes e o desenvolvimento de receitas que agradem ao paladar das pessoas.

Esse profissional também apresenta habilidades de gestão alimentar, visto que muitas vezes pode ser o responsável por guiar o funcionamento da cozinha de um estabelecimento comercial.

Noção de nutrição e de técnicas de gestão da cozinha é diferencial

O gastrônomo que apresenta conhecimentos, mesmo que básicos, de nutrição e gestão de cozinha, se destaca no seu mercado de atuação, visto que poderá aplicá-los à sua rotina de técnicas culinárias e no desenvolvimento de receitas. Essas características, entretanto, não são obrigatórias.

Atuações complementares sempre que possível

Mesmo com a diferença entre técnico em Nutrição e gastrônomo, esses profissionais podem ter atuações complementares no mercado profissional. Unir os conhecimentos técnicos e práticos de cada um deles pode ser extremamente interessante para os clientes finais que serão atendidos por esses profissionais.

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200