Escola Técnica Geração

Qual a diferença entre massagem e Massoterapia

Publicado em 4 de outubro de 2016. Categoria(s) Curso Técnico em Massoterapia, Destaques

diferença entre massagem e massoterapia

Massagista ou massoterapeuta – a semelhança entre estas duas palavras ainda causa confusão para algumas pessoas. Afinal, qual é a diferença entre estes dois profissionais? Qual a diferença entre massagem e Massoterapia? Sabemos que a massagem já existe e é usada para fins medicinais há milhares de anos. Os seus principais benefícios também são bastante conhecidos: melhora a circulação sanguínea, ajuda a aliviar tensões e a promover o bem-estar. Mas exatamente quando o massagista se torna massoterapeuta? A diferença está na formação destes profissionais e no conhecimento apresentado por eles. Confira, abaixo, a diferença entre massagem e massoterapia:

A massagem e suas diferentes técnicas

Para entender a diferença entre massagem e Massoterapia é preciso saber um pouco mais sobre a massagem e suas técnicas. A palavra massagem vem do francês (massage) e já é utilizada no alívio de dores e tensões há milhares de anos. De forma geral, as práticas podem ser divididas entre técnicas orientais e ocidentais. A principal diferença é que a massagem do ocidente segue as regras da ciência ocidental, suas técnicas buscam trazer benefícios para o aparelho locomotor, muscular e esquelético. Já as técnicas orientais têm como foco o equilíbrio das energias do corpo.

Tanto as massagens orientais quanto as ocidentais refletem em diversos benefícios, como a liberação de hormônios que promovem o relaxamento, o estímulo da circulação sanguínea e o alívio de músculos tensionados. Além de muito populares entre pessoas que buscam o relaxamento muscular e o alívio do estresse, as técnicas de massagem também são indicadas como terapias complementares para acelerar a recuperação de pacientes em diversas situações.

Qual é a diferença entre massagem e Massoterapia

A principal diferença entre a massagem e a massoterapia está na formação dos profissionais. O massoterapeuta é um profissional com formação técnica para executar diferentes tipos de massagem orientais e ocidentais. O curso técnico em Massoterapia tem, em média, dois anos de duração. Este é o período necessário para que o aluno se especialize em técnicas como quiropraxia, tui-ná, massagem laboral e massagem modeladora. No curso de Massoterapia também são adquiridos conhecimentos avançados em anatomia, biossegurança e fisiologia.

O massagista é um profissional que buscou fazer um curso livre para se especializar em uma técnica específica de massagem. Ele pode dominar técnicas de massagem relaxante, drenagem linfática ou sueca, que é massagem clássica, por exemplo. No curso, o candidato a massoterapeuta recebe orientações sobre anatomia básica – necessárias para que o profissional formado saiba exatamente onde deve apertar e o efeito que cada toque proporciona.

Como se tornar um massoterapeuta

Agora que você já sabe a diferença entre massagem e Massoterapia pode avaliar melhor qual é a opção ideal para você. Por ser um profissional completo, apto a praticar diferentes técnicas de massagem, o mercado de trabalho é muito maior para o massoterapeuta. Depois da formação, é possível encontrar vagas em locais como academias, clubes esportivos, SPAs, clínicas de estética, empresas e hotéis. Esta é uma profissão que oferece excelentes oportunidades de trabalho com carteira assinada, mas que também possibilita que o profissional abra o seu próprio negócio.

Para isso, o candidato a massoterapeuta deve buscar um curso técnico na área. O curso pode ser feito por pessoas com segundo grau completo ou em andamento. Massoterapia é um dos cursos disponíveis na Escola Técnica Geração. Acesse o site para saber mais!

 

cta-curso-tecnico-em-massoterapia-desconto-50

ASSINE PARA RECEBER AS NOVIDADES! não lhe enviaremos nenhum tipo de spam.