Escola Técnica Geração

Conheça o perfil do profissional que deseja atuar em Secretariado

Publicado em 26 de dezembro de 2017. Categoria(s) Curso Técnico em Secretariado, Ensino técnico

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Os docentes e demais profissionais que fazem parte da Escola Técnica Geração trabalham continuamente para que sejamos referência no ensino técnico em Santa Catarina. Oferecemos vários cursos profissionalizantes que capacitam o aluno a atuar no mercado de trabalho. Faz parte do nosso trabalho procurar sempre por novos cursos que formem os profissionais mais demandados pelo mercado. Dessa forma, nós lançamos, no final de 2017, o Curso Técnico em Secretariado, que terá a sua primeira turma em 2018.

O profissional formado em técnico em Secretariado poderá atuar em empresas, instituições e escolas. Ele será capacitado para entender todo o funcionamento de uma empresa, conhecendo seus processos básicos e interpretando a distribuição de trabalho feita na instituição e/ou organização. Ele também aprenderá a avaliar a gestão empresarial de acordo com a necessidade da empresa/instituição.

Saiba mais sobre o perfil do profissional de Secretariado

É função do técnico em Secretariado dar todo o suporte para a diretoria de uma organização ou instituição de ensino. Quem faz o curso técnico nessa área terá conhecimento para planejar, executar, organizar e acompanhar as atividades administrativas da empresa/instituição, sempre buscando alcançar o objetivo da organização.

Mas, afinal, qual o perfil de alguém que faz esse curso? Como saber se essa profissão combina com você? Além do interesse na área, é importante avaliar se o seu perfil combina com o da vaga pretendida. Selecionamos alguns pontos que podem auxiliar na sua escolha.

Primeiramente, o técnico em Secretariado precisa conhecer a sua profissão, sabendo qual sua importância no funcionamento da empresa/instituição e suas principais funções dentro dela. O profissional que busca esse curso precisa estar ciente que será um multitarefas, sempre contribuindo para o crescimento da empresa – um “braço direito” dos diretores.

Para atender a todas as necessidades de uma empresa, o profissional precisa ser organizado e muito eficiente. Haverá momentos que será necessário um esforço maior para resolver algumas demandas, daí a necessidade de estar preparado. É preciso também ter sempre iniciativa e propor soluções para os problemas que surgirem na organização.

O técnico em Secretariado será a ponte entre o cliente e a diretoria da empresa. Ele será o responsável por recepcionar visitantes e manter contatos de interesse, e também organizará a agenda e a rotina do seu superior, sendo de extrema importância, por tudo isso, que seja organizado, tenha capacidade de elaborar planejamentos, fazer o controle, dirigir os serviços administrativos e as informações importantes da organização.

Uma outra exigência é ter um bom conhecimento da língua portuguesa e saber se comunicar. Como em qualquer outra profissão, a comunicação é essencial para o funcionamento adequado da empresa e para uma relação profissional saudável. Além da capacidade de comunicar-se, o profissional que atua na área de Secretariado deve ter clareza em suas atitudes e uma boa capacidade nas relações interpessoais.

A importância do português correto também se faz evidente porque o técnico em Secretariado precisará redigir cartas, e-mails e documentos para a empresa, fazendo parte da função desse profissional receber, selecionar, ordenar, encaminhar e arquivar documentos da instituição. Para isso, ele precisa ser eficiente, bem organizado, muito pontual, responsável e ter visão completa da empresa.

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