• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

urgencia-emergencia-psiquiatrica-curso-de-extensao-escola-tecnica-geracao
Avatar direcaoensino

por

Atuando desde 2000, a Escola Técnica Geração é hoje referência no Ensino Técnico em Santa Catarina. Com unidades em Florianópolis e Itajaí, oferece completa estrutura - em instalações amplas e modernas - laboratórios completamente equipados, salas de aula refrigeradas com recursos áudio-visuais e bibliotecas informatizadas com vasto acervo. Tem interesse no Ensino Técnico? Então convido você para baixar alguns de nossos materiais gratuitos. ;)

Conheça o curso de extensão Manejo e Abordagem em Urgência e Emergência Psiquiátrica

O profissional que trabalha com atendimento de urgência e emergência necessita de uma preparação especial, que o capacita a resolver todos os tipos de chamados. E quando estes chamados são de pacientes que passam por tratamento psiquiátrico, o cuidado deve ser ainda maior.

Mas como identificar uma urgência e emergência psiquiátrica? Você deve considerar toda a alteração que obriga uma intervenção terapêutica imprescindível e imediata. A ideia é tratar o mais rápido possível para que o caso não se torne um problema para o paciente e nem para a sociedade.

Características do trabalho na urgência e emergência psiquiátrica

Para qualquer alteração de comportamento, sentimento e pensamento, é necessário um atendimento rápido, pois o paciente corre risco e as outras pessoas próximas também. Os motivos para uma situação de urgência e emergência psiquiátrica podem ser variados. O paciente pode estar com algum problema físico, como uma hemorragia cerebral, e entrar em crise. Estas alterações podem ser resultado do consumo de drogas ou até mesmo fruto de um problema mental como a esquizofrenia.

Não importa o sexo e nem se a pessoa é casada ou solteira, o tratamento é o mesmo. Segundo informações do site ABC da Saúde, 20% dos pacientes que procuram o hospital com problemas psiquiátricos emergenciais são suicidas e 10% são violentos. Os casos mais comuns de urgência e emergência psiquiátrica, segundo o site, são por motivos de depressão, dependência de álcool e crack. A maioria dos casos precisa de internação.

O profissional da área que quer estar preparado para estas situações precisa conhecer todos os fatores de risco, aspectos psicossociais, fatores de comportamento, abordagens eficientes e conhecer muito sobre as estratégias de atendimento. Ele também precisa saber identificar casos de fobias e características de um perfil que usa drogas. É sempre bom lembrar que o atendimento faz toda a diferença nestes casos, então é importante saber auxiliar o paciente da melhor maneira possível.

O profissional da área especializado em urgência e emergência psiquiátrica pode trabalhar em unidades móveis assim como em emergências de hospitais e clínicas especializadas. Clínicas de reabilitação e instituições de tratamento para deficientes mentais também precisam do trabalho deste profissional.

Faça a sua qualificação na Escola Técnica Geração

Ambiente favorável e com infraestrutura de qualidade, professores qualificados e com experiência em cursos de extensão. A Escola Técnica Geração, referência neste tipo de cursos, tem grande sintonia com as demandas do mercado e, por isso, oferece o curso de extensão Manejo e Abordagem em Urgência e Emergência Psiquiátrica.

Esta formação, que foi planejada para ser feita em apenas um dia, qualifica o profissional para este tipo de atendimento específico. O objetivo do curso de extensão é capacitar e qualificar os profissionais da área. O aluno vai receber conhecimento teórico e prático sobre sinais e sintomas psicopatológicos com o objetivo de saber identificar se o caso atendido pode ser classificado como um caso de urgência ou de emergência psiquiátrica.

No curso, o aluno vai conhecer mais sobre os principais transtornos, o procedimento correto em casos de urgência e emergência psiquiátrica e terá, ainda, um breve histórico sobre os transtornos mentais. Entre outros conhecimentos, o profissional que fizer o curso aprenderá todos os passos que precisam ser tomados para enfrentar uma situação de crise.

Por ser voltado para profissionais da área, o curso de extensão Manejo e Abordagem em Urgência e Emergência Psiquiátrica pode ser feito apenas por estudantes do curso técnico de Enfermagem e Radiologia.

As aulas do curso serão ministradas no dia 28 de outubro

As inscrições para o curso de extensão estão abertas e podem ser feitas na secretaria da Escola Técnica Geração. Os candidatos precisam trazer comprovante de residência, RG e CPF no momento da inscrição.

O curso está programado para o dia 28 de outubro e será ministrado na sede da instituição em Florianópolis. Vale lembrar que é uma turma única e as vagas são limitadas. Então não perca mais tempo! Faça a sua inscrição e garanta mais esta qualificação para o seu currículo.

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200