Escola Técnica Geração

Conheça o curso de especialização em Instrumentação Cirúrgica

Publicado em 10 de outubro de 2017. Categoria(s) Especialização em Instrumentação Cirúrgica

instrumentacao-cirurgica-curso-de-especializacao

O crescimento do número de cirurgias plásticas no Brasil vem colocando em evidência uma profissão fundamental no procedimento cirúrgico: a do instrumentador cirúrgico. É função deste profissional fornecer o instrumento adequado para o médico durante todo o processo cirúrgico. Seu objetivo, através da instrumentação cirúrgica, é a qualidade do procedimento, atendendo o médico e o paciente com segurança e eficácia.

Algumas funções são importantes para o bom funcionamento da sala de cirurgia. Por isso a necessidade do especialista em instrumentação cirúrgica.

O que se aprende no curso de instrumentação cirúrgica

O profissional que vai atuar como instrumentador cirúrgico precisa conhecer todos os instrumentos pelo nome e pela sua função. É importante também que ele tenha um bom relacionamento com a equipe médica, o que facilita na hora do trabalho ser desenvolvido.

Lembre-se que o instrumentador cirúrgico é o braço direito do cirurgião. O profissional precisa estar atento a todo processo cirúrgico, acompanhando cada movimentação do médico. Ele também precisa saber com antecedência cada passo da cirurgia, já preparando o equipamento certo para aquele novo momento.

A função de instrumentador cirúrgico surgiu durante o século XX, período de crescimento no número de cirurgias no mundo. Com a necessidade de um profissional qualificado para auxiliar o cirurgião, a profissão surgiu, assim como os cursos de instrumentação cirúrgica.

A primeira formação nesta área foi feita em Nice, na França, no ano de 1954. No Brasil, o primeiro curso de instrumentação cirúrgica aconteceu em 1972, no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Depois disso, vários cursos profissionalizantes surgiram para atender aos interessados. Apesar da procura, a profissão só foi regulamentada pelo Senado Federal em 2016.

O aumento de hospitais e de clínicas e o crescente número de cirurgias fizeram o mercado de trabalho desta área também crescer. Estes locais necessitam de profissionais qualificados para suas atividades, e por isso também surgiram novos cursos de instrumentação cirúrgica.

O instrumentador cirúrgico pode trabalhar em hospitais públicos e privados ou em clínicas especializadas. A média salarial fica entre R$ 1 mil a R$ 3 mil, segundo o site Guia da Carreira, mas este valor varia muito de acordo com a região do país. A carga horária de quem trabalha com instrumentação cirúrgica geralmente é de 6 horas, mas também pode variar, dependendo se for dia normal ou em regime de plantão.

Mas quem pode se tornar um instrumentador cirúrgico? Todo o profissional de enfermagem pode fazer uma especialização e conseguir esta qualificação. Estudantes do curso de Técnico em Enfermagem que já terminaram o primeiro módulo também podem fazer especialização em instrumentação cirúrgica.

Venha fazer Instrumentação Cirúrgica na Escola Técnica Geração!

A Escola Técnica Geração é referência em Santa Catarina quando se trata de ensino técnico. E seu curso de especialização em Instrumentação Cirúrgica é um dos destaques da instituição. Com o propósito de preparar os técnicos em Enfermagem para o mercado de trabalho, o curso mescla teoria e prática para capacitar o candidato a enfrentar situações esperadas e inesperadas que ocorrem em uma cirurgia.

Além de muito conhecimento, o técnico precisará de habilidade para enfrentar algumas situações. O curso oferece isso aos seus candidatos. Faz parte dos conteúdos desta especialização uma introdução das atividades de um centro cirúrgico e também noções de como funciona uma organização hospitalar.

Os candidatos terão também noções de anestesia, de infecções cirúrgicas e de cada procedimento do ato cirúrgico. Estes temas e outros relacionados com a área estão incluídos nas 200 horas de curso oferecidas. A formação, que abrange aulas teóricas e práticas, também prevê mais 120 horas de estágio.

As aulas de Instrumentação Cirúrgica começam no dia 10 de novembro

A Escola Técnica Geração está com inscrições abertas para uma nova turma do curso de especialização em Instrumentação Cirúrgica. O início das aulas está previsto para o dia 10 de novembro de 2017. As aulas presenciais serão ministradas sempre nas sextas-feiras, das 18h30 às 22h15, na unidade da escola em Florianópolis. A duração da especialização é de 24 meses. As inscrições podem ser feitas na secretaria da escola.

O curso de especialização em Instrumentação Cirúrgica da Escola Técnica Geração é aprovado pelo Conselho Estadual de Educação e reconhecido pelo Coren/SC (Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina). A Escola Técnica Geração forma 40 alunos de Instrumentação Cirúrgica por ano. Então, aproveite esta oportunidade e fique ainda mais preparado para o mercado de trabalho.

 

ASSINE PARA RECEBER AS NOVIDADES! não lhe enviaremos nenhum tipo de spam.