Escola Técnica Geração

Concurso público: 14 dicas para você se sair bem na prova

Publicado em 16 de agosto de 2016. Categoria(s) Destaques, Mercado de trabalho para técnicos

concurso público

Uma carreira pública é o sonho de muitas pessoas pela estabilidade e bons salários que ela proporciona. Mas para alcançar a tão sonhada vaga é necessário passar por um processo seletivo  que está cada vez mais concorrido: o concurso público.

O que normalmente não é considerado, no entanto, é que passar em uma prova de concurso público é algo trabalhoso e que exige muita organização e preparo. Em alguns casos, os candidatos tentam por dois, três anos até conseguirem a colocação necessária para a aprovação. Outro erro é parar de estudar assim que se é aprovado em um concurso. Os editais determinam um prazo de até quatro anos para a posse da vaga.

Por isso, especialistas e concurseiros profissionais afirmam que uma das principais técnicas para ter sucesso é se manter motivado ao longo do processo de estudos. Ou seja, lembre-se frequentemente por que você está nesta rotina e o que almeja conquistar no fim dela.

14  dicas para você se sair bem no concurso público

Sabemos que a preparação para o concurso público não é uma tarefa fácil. Por isso, separamos abaixo algumas dicas para ajudar a se sair bem na sua prova. Confira:

1 – Escolha apenas uma área de concursos

Muitas profissões permitem diversas áreas em concurso público. Por exemplo: Administração. Você pode focar em concursos financeiros, de gestão de pessoas, de logística. Escolha a área que mais lhe agrada e foque nela. Lembre-se de que essa será sua profissão pelos próximos 30 anos da sua vida.

2 – Invista no material de estudo

Esse não é o momento de buscar o material mais barato no mercado! Invista em um material completo e atualizado de estudos. Além de livros, você pode fazer assinatura de sites especializados e bibliotecas.

Uma alternativa para baratear este custo é comprar o material em parceria com alguém e coordenar seus estudos para que quando seja necessária a utilização do livro por uma das pessoas, não seja para a outra.

3 – Crie uma rotina de estudos

Monte o tradicional quadro de horários e divida seus dias para o estudo das disciplinas. Inclua também os momentos de lazer e exercício – eles são importantes para reduzir o nível de estresse e melhorar sua capacidade de aprendizado.

No seu quadro, trabalhe para que você estude vários conteúdos na mesma semana. Por exemplo: segunda e terça de manhã você irá estudar Português. Quarta e quinta, Computação. À tarde, nas quartas e quintas, será Direito Constitucional etc.

É importante que seu cronograma priorize, em um primeiro momento, as matérias básicas da sua área de estudo. Após o edital ser divulgado, refaça o cronograma e acrescente os conteúdos exigidos para aquela prova específica.

4 – Faça fichas-resumo e as revise a cada duas semanas

Você terá muitas disciplinas para estudar e não conseguirá ver todas na mesma semana. Organize-se de um jeito que você possa revisar os conteúdos a cada duas semanas para garantir que você não irá esquecer o que já estudou.

5 – Reserve as duas semanas antes do concurso para revisão

É importante ter o conteúdo fresco na cabeça logo antes de uma prova de concurso público. Para isso, reserve as duas semanas que antecedem a prova para fazer a revisão de todo o material que você estudou. Use as fichas-resumo para isso.

6 – Não se sobrecarregue

É claro que estudar é essencial para ser aprovado em um concurso público, mas não sobrecarregue sua rotina. Você vai precisar de ao menos seis horas de sono para assimilar o conteúdo e melhorar seu rendimento ao longo do dia.

Saiba que não há um número certo de horas para estudar. Ele pode ser de oito, 10, ou duas horas, varia conforme o tempo que você tem disponível. A grande diferença está na dedicação e na organização que você colocar neste projeto.

7 – Defina pequenas metas para os seus estudos

Definir pequenas metas ao longo do processo é uma arma efetiva para se manter motivado. Comece com algumas simples como: estudar quatro horas diariamente (depois cinco, depois seis), fazer um simulado a cada duas semanas, escrever XX fichas-resumo por dia. Não se esqueça de que essas metas devem ter período claro e ser sempre revistas quando ficarem muito fáceis.

8 – Escolha um local de estudo

Pode ser na biblioteca, em casa, no parque. Escolha um local onde você consegue se concentrar e não é exposto a muitas distrações. Você pode ir alternando esses lugares. Mas é interessante que sejam ambientes em que você vá apenas para isso. Assim é mais fácil de desligar dos acontecimentos externos.

9 – Se possível, faça um curso preparatório

Os cursos preparatórios têm modalidades tanto presenciais quanto via internet – que costumam ter valores mais em conta e maior flexibilidade de horário. Eles são um bom acelerador nos seus estudos porque fornecem inúmeros macetes e apontam o que realmente é essencial de cada disciplina. Mas é imprescindível que você estude além do curso preparatório para fixar o conhecimento e inserir as matérias específicas de cada edital.

10 – Teste seus conhecimentos em provas de concursos passados

Fazer provas de concursos públicos similares ao que você deseja fazer é uma boa maneira de testar os seus conhecimentos e o quanto os seus estudos estão avançando. Com isso, você também consegue ver quais pontos ainda necessitam de mais atenção.

Outro ponto importante desta dica é o fato de que cada banca tem um estilo de prova diferente: mais de assinalar, de verdadeiro ou falso etc. É bom conhecer todos os tipos.

11 – Leia o edital com atenção

É no edital que os concursos citam os conteúdos específicos que serão cobrados, fornecem as datas, horários e locais de prova, especificam os pré-requisitos para se candidatar e descrevem a vaga para a qual se está concorrendo. Leia o edital com atenção e anote os pontos principais (como datas, conteúdos etc.) para usar mais tarde.

12 – Na hora da prova, foque nas questões que você sabe

O tempo da prova muitas vezes é curto, por isso é importante que você garanta as questões que sabe responder primeiro. Não perca tempo com as que você não sabe ou as muito difíceis antes de responder todas as que tem certeza da resposta.

13 – Veja o noticiário com frequência

Vários concursos cobram atualidades como uma matéria ou tema de redação. Por isso, você deve se manter informado sobre o que acontece no Brasil e no mundo em diversas áreas (economia, política, saúde etc). Tente diversificar os jornais para ter mais pontos de vista e argumentos.

14 – Descanse

Descansar é essencial para que você tenha um bom desempenho nas provas de concurso público. Reserve pelo menos um dia por semana para não estudar e não pensar em provas de concurso. Insira atividades físicas e outros momentos de lazer na sua rotina.

Apesar de dicas serem importantes, é essencial que se mantenha o foco durante todo o processo de estudo para ser aprovado em um concurso público. Lembre-se de que isso pode demorar para se concretizar e, por isso, é necessário uma preparação equilibrada que mais se assemelha a uma maratona do que com uma corrida de velocidade.

 

cta-infografico-5-razoes-para-fazer-um-curso-tecnico

 

ASSINE PARA RECEBER AS NOVIDADES! não lhe enviaremos nenhum tipo de spam.