Escola Técnica Geração

Como um curso técnico pode trazer ganhos em curto prazo e uma rápida inserção no mercado

Publicado em 19 de dezembro de 2017. Categoria(s) Ensino técnico, Mercado de trabalho para técnicos

curso-tecnico-conseguir-emprego

A economia brasileira começou a reagir e voltar a crescer em 2017. Segundo dados do IBGE divulgados no final do mês de novembro, o número de desempregados baixou para 12,2%, 0,2% a menos que no trimestre anterior. Apesar de a geração de empregos ainda estar na fase inicial, esses novos tempos já são vistos com outros olhos pelas pessoas – e a esperança volta a crescer entre a população.

Mas nós sabemos que quem está procurando um novo emprego tem pressa. Afinal, não dá para ficar apenas esperando a economia melhorar para começar a ir atrás de uma nova oportunidade de colocação profissional. As contas precisam ser pagas, e é pensando nisso que muita gente está buscando nos cursos técnicos como solução para seguir carreira e entrar no mercado de trabalho em pouco tempo.

As vantagens de fazer um curso técnico qualificado

Um dos grandes benefícios em fazer um curso técnico é que você aprende com ele uma profissão -, já que o conteúdo dos cursos técnicos será sempre voltado para a área profissional que você escolher e para as principais funções dessa área.

Com uma qualificação técnica, você ganha experiência prática, consegue fazer análises e resolver problemas típicos da área do conhecimento escolhida e, dessa maneira, tem muito mais facilidade para entrar no mercado de trabalho.

Isso porque cada vez mais empresas procuram esse perfil de profissional qualificado que sabe resolver problemas práticos, diferente de uma graduação, que, muitas vezes, é em grande parte teórica e prepara poucos os alunos para resolver os problemas do dia a dia da profissão.

O tempo de duração dos cursos técnicos também é apontado como uma grande vantagem, já que essas formações geralmente variam entre 12 e 24 meses.

E as vantagens de fazer um curso técnico não param por aí! Com uma duração menor do que um curso de graduação e com um estágio obrigatório, que garante ao aluno a primeira experiência na profissão sem deixar a sala de aula, o curso técnico aumenta as chances de conseguir um emprego, pois já fornece conhecimento e prática para exercer a função.

Geralmente, o profissional técnico é lançado ao mercado em um período de seis meses a dois anos. O salário também chama a atenção: a remuneração de um técnico profissionalizante pode ser até 30% maior que a de uma pessoa sem essa formação.

Assim, ao analisar todos os fatores positivos de um curso técnico, nota-se que essa formação apresenta o melhor custo-benefício entre as opções de aperfeiçoamento oferecidas pelo mercado, já que com esses cursos você consegue adquirir um conhecimento que será aplicado no mercado e obtém uma colocação mais rápida em comparação com quem faz uma graduação.

Outro dado interessante é que enquanto sobram candidatos com curso superior no mercado, falta mão de obra qualificada de profissionais que se formaram em cursos técnicos e que estão aptos para exercer uma função.

Em resumo, um curso técnico permite ao aluno experimentar na prática sua profissão e seu mercado antes de optar – se for do interesse da pessoa – por uma faculdade no futuro. Ou seja, uma coisa não impede a outra. O aluno pode fazer um curso técnico, trabalhar na área e só depois ingressar na faculdade, já tendo uma boa experiência do mercado e enxergando a profissão de outra maneira.

Curso técnico de qualidade é na Escola Técnica Geração

Se você está em busca de um curso técnico de qualidade, o seu lugar é conosco na Escola Técnica Geração. Referência no ensino técnico em Santa Catarina, apresentamos 11 cursos técnicos profissionalizantes, sem contar os cursos rápidos, como especializações e cursos de extensão.

As nossas matrículas já estão abertas para todos os nossos cursos técnicos com aulas começando em março de 2018. Além dos cursos oferecidos em outros anos, inovamos para 2018 com três cursos novos: técnico em Produção de Moda, técnico em Secretariado e técnico em Recursos Humanos. Entre no nosso site e confira nossa grade de cursos, ou se preferir, entre em contato conosco!

 

ASSINE PARA RECEBER AS NOVIDADES! não lhe enviaremos nenhum tipo de spam.