Escola Técnica Geração

Como um curso técnico pode ajudar você a achar um emprego durante a crise

Publicado em 19 de setembro de 2017. Categoria(s) Curso Cuidador de Idosos, Curso Técnico em Design de Interiores, Curso Técnico em Massoterapia, Curso Técnico em Nutrição, Destaques, Ensino técnico, Mercado de trabalho para técnicos

empregos-durante-a-crise

A crise política e econômica que afetou o país nos últimos anos provocou um aumento expressivo do desemprego no Brasil. Possivelmente você ou alguém da sua família sentiu isso na pele. Em 2015 o país perdeu 1,55 milhão de empregos durante a crise, e em 2016 o saldo negativo ficou em 1,3 milhão de vagas segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Ou seja, em dois anos o mercado de trabalho brasileiro encolheu em 2,8 milhões de vagas.

Os números do Caged de 2017 mostram que o país chegou ao fundo do poço e começou a se recuperar da perda de vagas de emprego durante a crise. Mas essa tendência positiva ainda está longe de recuperar o que foi perdido nos dois anos anteriores. De janeiro a julho de 2017, segundo o Caged, foram gerados 112.580 empregos no país. Neste cenário, em que as vagas começam a aparecer novamente, fazer um curso técnico pode fazer toda a diferença para você ou para pessoas da sua família conseguirem um novo emprego.

Porque um curso técnico aumenta as chances de conseguir emprego durante a crise

Diversos fatores fazem com que os cursos técnicos tenham um alto índice de empregabilidade. Para começar, uma das principais demandas do mercado de trabalho para profissionais qualificados é de técnicos, como demonstrou uma pesquisa da consultoria ManpowerGroup em 2015.

Essa realidade, que já era válida no primeiro ano da perda de vagas de emprego durante a crise econômica do país, segue valendo agora – e continuará por muitos anos ainda. Isso porque, diferentes de outros mercados mais desenvolvidos e maduros, onde o ensino técnico é a opção da maioria dos jovens que pensam em uma carreira, no Brasil essa cultura está ainda em crescimento.

Então a maior empregabilidade de quem faz um cursos técnico começa pela carência do mercado por este perfil profissional. Além disso, os cursos técnicos têm uma duração mais curta que os oferecidos pelas universidades e são mais direcionados para as necessidades práticas do mercado de trabalho.

Outro diferencial dos cursos técnicos é que eles abrem um leque de opções de atuação para os seus estudantes. Quem faz um curso técnico, seja ele de duração mais longa ou mais curta, sai preparado tanto para buscar um emprego no setor público quanto no privado, além de aumentar as suas possibilidades de empreender – se este for o seu desejo.

Quem se prepara para concursos públicos, por exemplo, podem encontrar em um curso técnico o conhecimento que lhes faltava para atingirem o seu objetivo. As pessoas que querem ser o seu próprio patrão podem investir em cursos de especialização como o de Cuidador de Idosos, e em cursos técnicos como o de Massoterapia, o de Nutrição ou o de Design de Interiores, todos oferecidos pela Escola Técnica Geração.

Todos estes cursos vão capacitar você para trabalhar nestas diferentes áreas de forma autônoma. Importante lembrar que em uma época de crise econômica – e estas crises se mostraram cíclicas no decorrer do tempo -, quando uma parcela considerável da população está desempregada, quem possui currículos mais robustos, com diversos cursos, aumenta as chances de ingressar e/ou retornar no mercado de trabalho.

Existem muitas opções no mercado de cursos técnicos que podem preparar um profissional para iniciar a sua trajetória no mercado de trabalho ou ajudar você a se qualificar para conseguir um salário melhor ou para lhe permitir dar uma virada em sua carreira.

O importante é que você aproveite este momento de início de retomada econômica do país para investir em qualificação profissional e voltar para o mercado de trabalho mais rápido. Na hora de avaliar as melhores opções de cursos do mercado, vale a pena conferir as opções da Escola Técnica Geração, instituição de ensino que tem os cursos mais procurados do mercado, com alto índice de empregabilidade de seus alunos e egressos, histórico de excelência no ensino e respeito do mercado.

ASSINE PARA RECEBER AS NOVIDADES! não lhe enviaremos nenhum tipo de spam.