Escola Técnica Geração

Como atua o profissional de Enfermagem do Trabalho

Publicado em 20 de março de 2018. Categoria(s) Curso Técnico em Enfermagem

enfermagem-do-trabalho-escola-tecnica-geracao

O profissional de Enfermagem do Trabalho está ganhando cada vez mais espaço nas organizações ao integrar equipes multidisciplinares dentro das empresas. O papel desse profissional é o de contribuir na orientação e prevenção de acidentes de trabalho, além de doenças ocupacionais e do trabalho, assim como no acompanhamento de trabalhadores que se encontrem no processo de restabelecimento de saúde.

A legislação em relação à saúde no ambiente laboral está tornando-se mais rígida, o que favorece a atuação do profissional especializado em Enfermagem do Trabalho. Profissionais especializados são muito bem-vindos e recebem salários atrativos. O contracheque inicial médio de um profissional com experiência em Enfermagem do Trabalho em Santa Catarina, em 2017, era de R$ 2.934,41, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Enfermagem do Trabalho: especialização que não sofre com as crises econômicas

Mesmo com a crise econômica pela qual o Brasil passou nos últimos anos, a remuneração do profissional de Enfermagem do Trabalho aumentou mais que a inflação no período. O salário médio de contratação, por exemplo, cresceu 6,07% em 2017, na comparação com 2016. No mesmo período, a variação de preços medida pelo INPC – que serve de referência para o reajuste dos salários – foi de 2,07%.

O número de enfermeiros do trabalho nas empresas depende do risco das atividades exercidas e do porte de cada organização. Empresas com mais de 3.500 funcionários, devem ter obrigatoriamente um enfermeiro do trabalho, conforme a NR (Norma Regulamentadora) n. 4 do Ministério do Trabalho.

As companhias enquadradas no nível 1 (risco menor) podem ter um profissional de enfermagem em tempo parcial, ou seja, com pelo menos três horas de dedicação na empresa. As organizações que integram um dos níveis de risco maior – 2, 3 ou 4 – obrigatoriamente precisam ter um profissional de Enfermagem do Trabalho em tempo integral.

Os campos de atuação para quem faz Enfermagem do Trabalho

O campo de atuação para o profissional que se especializa em Enfermagem do Trabalho não se restringe à atuação nas empresas. Ele também pode trabalhar em consultórios e em entidades especializadas em medicina do trabalho.

É importante observar que o papel do profissional de Enfermagem do Trabalho é muito mais amplo do que apenas prestar o atendimento ambulatorial. Esse profissional não atende só a ocorrências emergenciais. Ele também é o responsável pelo planejamento, pela execução e pela análise de ações que visam à rotina saudável de toda a organização.

Venha fazer Enfermagem do Trabalho na Escola Técnica Geração!

O curso de Enfermagem do Trabalho da Escola Técnica Geração, com unidades em Florianópolis e Itajaí, tem duração de 18 meses. O pré-requisito para essa especialização é a apresentação do certificado de habilitação profissional de nível técnico em Enfermagem ou de Auxiliar de Enfermagem.

Caso você ainda esteja cursando o Curso Técnico em Enfermagem, para fazer essa especialização será necessário que tenha concluído as disciplinas de Primeiros Socorros, Educação para o Autocuidado em Saúde e Biossegurança nas Ações de Saúde.

Depois de saber que a Enfermagem do Trabalho é uma das modalidades da área da Saúde que mais vem crescendo na atualidade, quem sabe esta não é a hora de você se aperfeiçoar nesses conhecimentos? Então venha estudar com a gente! Faça aqui mesmo a sua inscrição para a especialização de Enfermagem do Trabalho.

 

ASSINE PARA RECEBER AS NOVIDADES! não lhe enviaremos nenhum tipo de spam.



WhatsApp Entre em contato