Escola Técnica Geração

Professora Repórter: avaliação prática de primeiros socorros do curso de Segurança do Trabalho

Publicado em 27 de abril de 2017. Categoria(s) Curso Técnico em Segurança do Trabalho, Professor Repórter

Cladir Alves,
Enfermeira do Trabalho e Professora do Eixo Temático de Noções de Primeiros Socorros

Na noite de 24 de abril de 2017, o instrutor/socorrista e Técnico em Segurança do Trabalho Carlos Magno e eu, Cladir Alves – Enfermeira do Trabalho e Professora do Eixo Temático de Noções de Primeiros Socorros –, realizamos uma avaliação prática de primeiros socorros com os alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho das turmas ST303 e ST304.

Aula prática de primeiros socorros

No início da aula, realizou-se uma revisão e um reforço nas práticas de imobilização e transporte de acidentados. Depois disso, procedeu-se uma atividade de caça ao tesouro, na qual ao fim das pistas os alunos se deparavam com simulações de vítimas de acidente – devendo, desta forma prestar, os primeiros atendimentos.

GALERIA DE FOTOS: como foi a avaliação prática de primeiros socorros

Em grupos, após encontrar o tesouro, os alunos prestavam o atendimento necessário – incluído nestes procedimentos a imobilização e o transporte das vítimas acidentadas. Para isso, precisou-se andar muito pela escola e foi possível literalmente suar a camisa.

Ao todo foram três vítimas de acidente de trabalho, sendo que cada acidentado apresentava mais de um ferimento: amputação de mão, fraturas de membros superiores e inferiores, torsão de tornozelo, queimaduras e hemorragia.

Check list para avaliação do atendimento

Para acompanhar os grupos na execução dos procedimentos, nas três vítimas, foram estabelecidos também três auditores que ficaram encarregados de auxiliar a professora na avaliação dos passos do atendimento, possuindo passa isso um check-list, no qual observavam se todos os passos haviam sido respeitados. O aluno Cláudio Müller atuou como assessor da professora, desempenhando um ótimo papel.

Ao final da aula, todos puderam executar os atendimentos básicos de primeiros socorros e com isso demonstraram a compreensão e o entendimento com relação ao assunto.

Como professora, posso dizer que foi uma aula bem bacana e acredito que os alunos tenham gostado.

ASSINE PARA RECEBER AS NOVIDADES! não lhe enviaremos nenhum tipo de spam.