• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

analise-de-riscos-seguranca-do-trabalho-escola-tecnica-geracao
Avatar direcaoensino

por

Atuando desde 2000, a Escola Técnica Geração é hoje referência no Ensino Técnico em Santa Catarina. Com unidades em Florianópolis e Itajaí, oferece completa estrutura - em instalações amplas e modernas - laboratórios completamente equipados, salas de aula refrigeradas com recursos áudio-visuais e bibliotecas informatizadas com vasto acervo. Tem interesse no Ensino Técnico? Então convido você para baixar alguns de nossos materiais gratuitos. ;)

Análise de riscos: por que a carreira de técnico em Segurança do Trabalho está em alta?

A segurança do trabalho é de extrema importância para a construção de um ambiente adequado para os funcionários de uma empresa. Visando esse ambiente saudável e seguro dos colaboradores, foram criadas diversas ferramentas que são utilizadas pelos técnicos em Segurança do Trabalho para que os profissionais de uma organização possam desenvolver bem as suas funções.

Entre as técnicas aplicadas para conseguir segurança no trabalho está a análise de riscos, cujo objetivo é evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Neste post, vamos falar um pouco mais sobre análise de riscos e as razões que fazem a profissão de técnico em Segurança de Trabalho ser tão importante nos dias atuais.

O que é análise de riscos e como ela é aplicada para evitar acidentes de trabalho?

A análise de riscos é um procedimento realizado por um profissional de Segurança do Trabalho que tem como objetivo identificar os riscos existentes em uma estrutura onde diversos funcionários atuam. Quando feita da forma correta, a análise de riscos consegue minimizar e controlar possíveis ameaças presentes no dia a dia dos colaboradores de uma organização.

Existem dois tipos de análise de riscos: a quantitativa e a qualitativa. A aplicação de cada uma delas vai depender do tipo da avaliação que a empresa deseja fazer. A quantitativa indica a quantidade de riscos que existem no ambiente de trabalho, enquanto a qualitativa determina a qualidade destes riscos identificando não apenas onde eles estão, mas também o potencial de gravidade de cada um deles.

Dessa forma, a análise de riscos feita por um técnico em Segurança do Trabalho contribui para a elaboração e a proteção mais eficientes dos trabalhadores de uma organização, auxiliando em diversos programas de segurança de trabalho.

Para realizar uma análise correta, que garanta a segurança de seus colaboradores, a empresa precisa do conhecimento de um especialista na área de Segurança do Trabalho. Esse profissional é quem vai determinar os riscos presentes em cada atividade, tarefa e local de trabalho.

Assim, a função do técnico em Segurança do Trabalho é promover a prática das medidas de segurança na empresa através do seu conhecimento, estimulando o treinamento e a capacitação para os colaboradores exercerem as suas funções com proteção. Além de identificar as ameaças presentes, a análise de riscos registra as correções realizadas nas atividades e locais de trabalho.

Como é feita a Análise Preliminar de Riscos – APR

Esse é o método mais utilizado pelo técnico em Segurança do Trabalho na tarefa de identificar os possíveis riscos à integridade física e à saúde dos colaboradores.

Essa avaliação prévia inicia com o preenchimento de um documento que conta com alguns dados importantes e que são considerados básicos para essa análise, como o nome da empresa, a sua área de atuação, local de atividade, riscos identificados, etapas de trabalho dos colaboradores, medidas de controle dos riscos e os responsáveis por essa gestão.

Em um curso técnico em Segurança do Trabalho, a APR (Análise Preliminar de Riscos) é um dos conhecimentos que serão adquiridos e utilizados, no futuro, pelo profissional da área.

Venha estudar sobre análise de riscos na Escola Técnica Geração!

A Escola Técnica Geração, referência em ensino técnico em Santa Catarina, está com matrículas abertas para o curso técnico em Segurança do Trabalho. Se você se interessa por essa área e quer aplicar na prática os conhecimentos de análise de riscos, venha aprender com quem entende do assunto!

A procura de profissionais de Segurança do Trabalho só cresce no País – assim como no mundo – e uma das razões para isso é o aperfeiçoamento da legislação brasileira sobre a Segurança do Trabalho. As leis dessa área estão mais rigorosas, também seguindo uma tendência mundial.

Um efeito prático disso é que as empresas estão cada vez mais preocupadas em manter a qualidade do ambiente de trabalho e a integridade da saúde dos seus funcionários. Por isso, o técnico em Segurança do Trabalho está cada vez mais em evidência, ao ponto de sua presença ser obrigatória nas empresas.

Um técnico em Segurança do Trabalho formado está qualificado para atuar em qualquer instituição pública ou privada. Apesar disso, as maiores oportunidades para esse profissional estão nos setores da construção civil, na agroindústria e nas indústrias. A indústria hospitalar, especificamente, também precisa muito desses profissionais.

Para que você se qualifique nessa área e aprenda sobre análise de riscos e outros conhecimentos específicos da Segurança do Trabalho, basta estudar com os professores experientes e qualificados da Escola Técnica Geração durante 22 meses. Essa é a duração do nosso curso, que prevê aulas teóricas e práticas. E o melhor de tudo: você aprende a profissão e nada mais, ou seja, não gasta tempo aprendendo algo que você não vai aplicar na sua profissão.

Ficou interessado? Então faça já a sua matrícula! As inscrições podem ser feitas na recepção da escola e você pode obter mais informações no nosso site. Se preferir, entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos cursos. Ensino técnico de qualidade é na Escola Técnica Geração!

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200