Escola Técnica Geração

A importância de investir na sua carreira

Publicado em 3 de março de 2016. Categoria(s) Destaques, Mercado de trabalho para técnicos

importância de investir na sua carreira

Investir na sua carreira profissional e se tornar um profissional diferente e mais qualificado do que todos os outros pode ser o diferencial que você precisa para se destacar em plena crise econômica. Em períodos de instabilidade, todos os setores da economia do país sofrem, e, como consequência, o mercado de trabalho também encolhe e fica mais tímido do que em épocas de estabilidade.

Isso quer dizer que há menos vagas geradas pelas empresas e redução do quadro de funcionários por conta do corte de gastos. Mas nem tudo é negativo em período de crise, principalmente para quem quer ter diferenciais no currículo e se preparar para enfrentar a concorrência.

Para ajudar você a se destacar mesmo em tempos difíceis, listamos algumas dicas que vão mostrar por que você deve investir na sua carreira profissional. Confira.

Por que investir na sua carreira profissional?

O trabalho dignifica, e por isso ele é um fator tão importante para o bem-estar e satisfação. Por isso, quando você decide investir na sua carreira, no seu potencial, consegue almejar novos patamares da sua vida profissional, seja uma mudança de área, um emprego melhor ou até mesmo uma promoção.

Além disso, em tempos de crise as empresas precisam enxugar os gastos, e por isso acontecem tantos cortes de pessoal nos mais variados departamentos. Nesse contexto, quanto mais qualificações o profissional tiver, menos risco corre de sofrer com uma demissão em massa.  

Trace um planejamento

Seja qual for a área na qual você quer se especializar, é preciso planejar a curto, médio e longo prazo. Isso significa saber em que estágio você está e o que quer conquistar.

No planejamento você deve incluir todos os passos e ações necessárias para que o seu objetivo seja alcançado, incluindo os custos de cada investimento, que podem ser com livros, viagens, cursos entre outros.

Faça cursos técnicos

Não há um momento certo par investir na sua carreira, ou seja, a decisão é bem-vinda em qualquer estágio da vida profissional e até mesmo antes de ela começar.

Para quem deseja aumentar as chances de entrar no mercado de trabalho, os cursos técnicos são uma boa alternativa para se preparar. Além de oferecerem aos alunos uma gama variada de áreas e de oportunidades de atuação depois da formação, os cursos técnicos apresentam vantagens aos seus alunos.

Além de serem mais curtos do que cursos de graduação, por exemplo, os cursos técnicos têm um custo menor e são focados no desenvolvimento das habilidades exigidas no dia a dia das profissões. Isso prepara melhor o profissional para concorrer às vagas oferecidas no mercado de trabalho, já que as empresas estão, mais do que nunca, em busca de perfis específicos e qualificados para fazer contratações assertivas.

Atualize o seu currículo

Além de investir na sua carreira com cursos técnicos que vão lhe dar um diferencial para enfrentar o mercado de trabalho, é preciso saber como apresentar as suas qualificações de forma a chamar a atenção dos recrutadores.

Além de ser essencial ter o que colocar no currículo, saber como organizar essas informações é outro fator crucial. Comece com as suas informações pessoais e liste as suas experiências profissionais com um breve resumo das suas atribuições. Logo após, reserve um espaço para elencar os cursos técnicos que fez e as participações em encontros e palestras que sejam relevantes para alcançar o seu objetivo.

Com o devido planejamento e dedicação nos cursos para investir na sua carreira, o profissional ganha mais autonomia e melhores condições de concorrer a vagas no mercado de trabalho.

Leia outros posts sobre os cursos técnicos no nosso blog!

 

info-razoes

ASSINE PARA RECEBER AS NOVIDADES! não lhe enviaremos nenhum tipo de spam.