• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

semana-do-design-de-interiores-escola-tecnica-geracao
Avatar direcaoensino

por

Atuando desde 2000, a Escola Técnica Geração é hoje referência no Ensino Técnico em Santa Catarina. Com unidades em Florianópolis e Itajaí, oferece completa estrutura - em instalações amplas e modernas - laboratórios completamente equipados, salas de aula refrigeradas com recursos áudio-visuais e bibliotecas informatizadas com vasto acervo. Tem interesse no Ensino Técnico? Então convido você para baixar alguns de nossos materiais gratuitos. ;)

2ª Semana do Design de Interiores aproxima alunos do mercado e de seus profissionais

semana-do-design-de-interiores-escola-tecnica-geracao

A 2ª edição da Semana do Design de Interiores da Escola Técnica Geração reafirmou o compromisso da nossa instituição de aproximar o design e seus profissionais dos nossos alunos. Com isso, reforçamos também a vocação da escola como impulsionadora do Design de Interiores na região da Grande Florianópolis.

De 6 a 10 de outubro de 2017, participaram cerca de 500 pessoas (alunos, ex-alunos, familiares e comunidade) na 2ª edição da Semana do Design de Interiores da Escola Técnica Geração.

Além das concorridas palestras com profissionais e cases de sucesso do mercado, o público pode participar de bate-papos com designers e arquitetos sobre temas atuais. Os participantes também puderam aprender na prática sobre Design de Interiores em workshops temáticos relacionados com diversas técnicas e processos atuais.

A abertura da Semana contou com os arquitetos Fábio Pereira Vitorino, Leandro Ribeiro Sumar e Tauan Zanetta. Eles são os responsáveis e os criadores do Espaço Ubuntu realizado na Casa Cor de Florianópolis de 2017. No nosso evento, eles apresentaram toda a ideia de concepção e criação do Espaço Ubuntu e falaram também sobre a importância da participação em concursos relacionados ao Design e a Arquitetura.

No mesmo dia, na parte da tarde, a atividade ficou a cargo dos designers Robson Kaufmann, Jéssica Vieira Araújo e Bruna Batista. Eles realizaram um workshop de criação de leitura visual para projetos, onde a criatividade, a estética e a composição de cores foram trabalhadas para a criação de painéis que visam encantar futuros clientes.

Finalizando o primeiro dia, no turno da noite, foi a vez da Decoradora e Admistradora de empresas Karla Silva. Na ocasião, ela apresentou a palestra “Como conseguir clientes e como administrar um escritório”, na qual ela abordou um pouco da sua trajetória no design e falou sobre suas experiências como administradora.

semana-do-design-de-interiores-escola-tecnica-geracao-imagem4a

Karla Silva com a ganhadora do sorteio do seu livro, Thaynara Moraes, aluna da turma D313

 

Terça-feira foi o dia dos participantes conhecerem um pouco mais sobre a profissão escolhida pelos nossos alunos através da palestra “ABD – SC – Apresentação da Entidade e atuação do Designer de Interiores”, com as diretoras da ABD SC e designers Marina Sá e Michele Pires.

No turno da tarde, outro workshop: “Mandalas”, com as designers Franciane Lisboa e Francine Lisboa, nossas ex-alunas, que retornaram à escola com essa atividade super contagiante e criativa para os nossos alunos.

O turno da noite ficou a cargo do Arquiteto Rico Mendonça, que apresentou o processo criativo da Garagem Renault, da Casa Cor SC 2017. Na ocasião, o arquiteto promoveu um bate-papo sobre a profissão do Designer de interiores na região.

A quarta-feira pela manhã foi um período corrido, porque tivemos duas palestras. A primeira, intitulada “Negociações Poderosas”, com o administrador Eduardo Sousa, apresentou vários cases de sucesso sobre negociações.

As atividades continuaram com o Arquiteto Marcelo Salum, que apresentou o processo criativo do Living Mar Sonoro, Mar Sem Fundo, Mar Sem Fim, apresentado na Casa Cor SC 2017.

No turno da tarde tivemos o Workshop de Renderizacão para Schetchup, no qual os alunos conheceram e aplicaram em seus projetos. Quem ministrou o Workshop foi o Arquiteto George Sousa.

À noite tivemos duas palestras: a primeira com a admistradora de empresa e Massoterapeuta Danúbia Mercedes, que conversou com os nossos alunos sobre marketing pessoal em diferentes esferas; e a segunda, com a nossa ex-aluna Jéssica Mates, Designer de Interiores, e Lucas dos Santos, Biólogo, que apresentaram o processo criativo da Bilica – um automóvel do modelo Kombi transformada em um Motorhome.

A quinta-feira, no turno da manhã, ficou a cargo da Designer Priscila Domingues Peres e a da artista plástica Daisy Américo. Elas apresentaram o processo criativo do Lounge Hotéis Plaza Casa Cor SC 2017 e realizaram um bate-papo sobre a profissão do Designer de Interiores e sobre parcerias com outros profissionais para a elaboração conjunta de projetos.

No turno da tarde foi realizado um bate-papo sobre Relações Jurídicas Tributárias e Contratos com as advogadas Marcia Luz e Luessa de Simas Santos.

À noite falamos sobre outro ramo que o Designer de Interiores pode estar inserido: o nicho de eventos sociais. Quem conversou com os alunos foi a coordenadora de eventos Pétia Blanza, que apresentou a sua forma de trabalho.

Na ocasião, a profissional falou do seu diferencial e deixou uma mensagem linda aos alunos, de que não importa onde eles vão se encaixar após a conclusão do curso, apenas que se encaixem neste nicho com amor e paixão porque, assim, todo o trabalho desenvolvido será transformado em prazer.

Para o último dia da Semana do Design de Interiores preparamos uma Oficina de Iluminação com a arquiteta Lucéli Almeida. Ela recebeu os nossos alunos na Loja Estação da Luz, onde apresentou a funcionalidade das diversas lâmpadas existentes no laboratório da loja e as novas tendências em luminárias.

O workshop da tarde ficou a cargo do Designer de Interiores Francisco Martins, que ministrou uma atividade super criativa e prática de representação gráfica.

Como despedida da 2ª edição da Semana do Design de Interiores da Escola Técnica Geração, fomos agraciados com a presença de vários alunos, ex-alunos, familiares e comunidade, que prestigiaram a noite que ficou a cargo das apresentações do concurso apresentado na segunda-feira (06/10/2017) – Hall de entrada.

O ambiente possuía 4 m², onde os alunos, divididos por equipes, cada uma representando uma turma, tiveram a semana para criar, especificar e montar um projeto em tamanho real utilizando materiais sustentáveis e mobiliários criados pelos próprios alunos. Esses materiais e mobiliários foram apresentados e avaliados por convidados dos professores responsáveis pela semana.

O evento inovador da Semana do Design de Interiores vem ao encontro da principal missão da Escola Técnica Geração, que é formar seres mais humanos.

Ao abordar temáticas tão importantes como cultura, inovação, arte e perfil profissional, os alunos participantes puderam perceber a relevância de estar inserindo em um meio, onde haja pesquisa, troca mútua de conhecimentos e profissionais engajados para o seu crescimento profissional.

Confira o resultado do nosso concurso:

1º Lugar: a turma D 110 – Hall Dasssanasch, inspirados em tribos africanas. Os representantes da turma que apresentou o projeto foram Weslley Falchetti e Carolina Mendes.

2º Lugar: a turma D 313 – Hall Iron Ladies, inspirado na força e na luta em conjunto das mulheres na revolução industrial. As representantes da turma que apresentou o projeto foram Jéssica Halmenschlager e Edite Abreu.

3º Lugar a turma D 111 – Hall Naturalle, inspirado no significado, nas texturas e nas cores encontradas na Amazônia. As representantes da turma que apresentou o projeto foram Renata Rader e Morgani Brida.

4º Lugar a turma D 312 – Hall Start Select, inspirado no jogo Super Mario, hall criado para uma jovem youtuber. Os representantes da turma que apresentou o projeto foram Diana Toigo e Filipe Viera.

A premiação foi oferecida pela escola em parceria com as empresas que patrocinaram a 2ª edição da Semana do Design de Interiores: Profatto, Safira, Mosarte, Pódium Formaturas e Verde e Cia. Essas empresas ofereceram para os alunos workshops, palestras e visitas em suas fábricas.

O resultado final foi um saldo positivo e edificante quanto ao amadurecimento e à gestão de carreira dentro da área profissional de Designer de Interiores. Também estamos sempre pensando no próximo evento!

Na inscrição dos alunos era solicitado a quem pudesse a doação de 1kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados foram entregues para uma instituição de caridade escolhida pelos alunos.

Arrecadamos 160 kg de alimentos não perecíveis que foram doados pelos nossos alunos para a instituição escolhida Orianópolis, de São José.

A Escola Técnica Geração, a sua Direção, o Coordenador, Professores e alunos do curso técnico de Design de Interiores mantém o convite a todos para conhecerem a escola e os trabalhos realizados pelos nossos alunos.

E logo estaremos divulgando a programação da 3º edição da Semana do Design de Interiores da Escola Técnica Geração. Aguardem!

 

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200